Depositam... Achas que alguém verifica a origem do dinheiro? Desde que não deposites muitos milhares por mês, a AT não verifica nada. Quem vive da economia paralela está relativamente à vontade, pois a fiscalização é nenhuma.Alex Escreveu: ↑01 ago 2025 18:19E como o dinheiro vai parar à conta das pessoas?....Lvsitano Escreveu: ↑01 ago 2025 13:40
E quem falou comprar imóveis com dinheiro vivo? As pessoas que vivem da economia paralela têm dinheiro no banco. Quando referi economia paralela são as pessoas que vivem exclusivamente da mesma, não falo de alguém tem um emprego e recebe parte do salário por baixo da mesa.
Certificados Aforro
-
- Registado: 18 jan 2023 15:07
- Has thanked: 383 times
- Been thanked: 462 times
Re: Certificados Aforro
Eu trabalho num banco e sei quais são as obrigações de reporte que temos que fazer, com a capacidade actual dos computadores é facil chegar a casos suspeitos. E a depositar 3k€ por mês, para comprar um apartamento são muitos anos...Lvsitano Escreveu: ↑01 ago 2025 21:11Depositam... Achas que alguém verifica a origem do dinheiro? Desde que não deposites muitos milhares por mês, a AT não verifica nada. Quem vive da economia paralela está relativamente à vontade, pois a fiscalização é nenhuma.Alex Escreveu: ↑01 ago 2025 18:19E como o dinheiro vai parar à conta das pessoas?....Lvsitano Escreveu: ↑01 ago 2025 13:40
E quem falou comprar imóveis com dinheiro vivo? As pessoas que vivem da economia paralela têm dinheiro no banco. Quando referi economia paralela são as pessoas que vivem exclusivamente da mesma, não falo de alguém tem um emprego e recebe parte do salário por baixo da mesa.
Tipicamente a economia paralela (não a que resulta de atividades ilícitas) é na componente de serviços (por exemplo a pintura de uma moradia) em que a empresa (tipicamente uma unipessoal) que pinta recebe em dinheiro e utiliza esse dinheiro para pagar em €€ aos empregados sem declarar esse pagamento.
-
- Registado: 18 jan 2023 15:07
- Has thanked: 383 times
- Been thanked: 462 times
Eu sei que os bancos "reportam", mas a AT não atua. E são muitos anos mesmo, ou acha que na economia paralela a pessoa junta 500k e depois vai depositar ao banco?

E economia paralela pode ser de tudo um pouco, desde um mariscador, um pintor, um mecânico de vão de escada, alguém que vende frutas...
O dinheiro da economia paralela serve para fazer pagamento/gastos em economia paralela, até pode depositar no banco aos 100€ todos os dias mas isto acende uma luz amarela nos bancos, depois é feito o reporte, se demora 1 ano ou 10 anos à AT fazer alguma coisa não sei, mas é um risco que as pessoas correm e além disso, como referi, o que perdem a não declararem os rendimentos de trabalho numa reforma é muito mais do que recebem de apoios, isto não tenho duvidas. É aritmética simples. Mas o povo português pensa normalmente pequeno, por isso é que somos um pais de comerciantes e não de empresários.Lvsitano Escreveu: ↑02 ago 2025 08:47Eu sei que os bancos "reportam", mas a AT não atua. E são muitos anos mesmo, ou acha que na economia paralela a pessoa junta 500k e depois vai depositar ao banco?A pessoa na economia paralela recebe um salário que é limpo de impostos e vai usando parte para os seus gastos, outra parte coloca no banco. Pensando que não, não havendo tributação de IRS e Segurança Social, é muito dinheiro a mais todos os meses.
E economia paralela pode ser de tudo um pouco, desde um mariscador, um pintor, um mecânico de vão de escada, alguém que vende frutas...