ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Guernica »

Virtua Escreveu: 20 dez 2023 00:36
Guernica Escreveu: 19 dez 2023 22:33 Então não será mais adequado um PPR com 80 ou 100% de ações?
PPR para uma criança? :o
A longo prazo vai ser muita sorte se conseguir compensar o 1.5 a 2% de custos anuais do PPR!!
De pequenino se torce o pepino.
Yes, sem dúvida a melhor opção para poupança no longo prazo, com DCA e benefícios fiscais.
Guernica
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Guernica Escreveu: 20 dez 2023 10:04
Virtua Escreveu: 20 dez 2023 00:36
Guernica Escreveu: 19 dez 2023 22:33 Então não será mais adequado um PPR com 80 ou 100% de ações?
PPR para uma criança? :o
A longo prazo vai ser muita sorte se conseguir compensar o 1.5 a 2% de custos anuais do PPR!!
De pequenino se torce o pepino.
Yes, sem dúvida a melhor opção para poupança no longo prazo, com DCA e benefícios fiscais.
E depois como é que pode levantar? Vai esperar pelos 60 anos?

oooooooff
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Guernica »

Gajo Escreveu: 20 dez 2023 11:31
Guernica Escreveu: 20 dez 2023 10:04
Virtua Escreveu: 20 dez 2023 00:36 PPR para uma criança? :o
A longo prazo vai ser muita sorte se conseguir compensar o 1.5 a 2% de custos anuais do PPR!!
De pequenino se torce o pepino.
Yes, sem dúvida a melhor opção para poupança no longo prazo, com DCA e benefícios fiscais.
E depois como é que pode levantar? Vai esperar pelos 60 anos?
oooooooff
Então o objectivo do PPR não é complementar a reforma?
Se começar jovem vai atingir o milhão.
Não é o que todos desejamos?
Mas para isso é preciso começar cedo.
Guernica
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1928
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 781 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Já algumas pessoas fizeram as contas, incluindo eu. PPR compensa +/- até ao ano 12 ou 13. Mais que isso as vantagens fiscais deixam de compensar os custos. (e honestamente não vais a lado nenhum com 2k ao ano, por isso nem contabilizo esse "poupança" fiscal, que uma criança nem tem).
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Guernica »

Virtua Escreveu: 20 dez 2023 12:23 Já algumas pessoas fizeram as contas, incluindo eu. PPR compensa +/- até ao ano 12 ou 13. Mais que isso as vantagens fiscais deixam de compensar os custos. (e honestamente não vais a lado nenhum com 2k ao ano, por isso nem contabilizo esse "poupança" fiscal, que uma criança nem tem).
Se tiveres a massa ali à mão vais mexer nela e estragas a poupança.
No PPR o dinheiro está ali quietinho a crescer.
Se queres reduzir custos tens o Alves Ribeiro.
Da minha experiência pessoal trata-se de um instrumento de poupança de fácil compreensão, educa para esse fim e é aquela almofada que ali está e mais, o filho não tem que se preocupar com gestão da UP o que até convém porque senão vai estragá-la com trading e etc. asneira atrás de asneira.
Guernica
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1928
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 781 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Guernica Escreveu: 20 dez 2023 15:48 Se tiveres a massa ali à mão vais mexer nela e estragas a poupança.
No PPR o dinheiro está ali quietinho a crescer.
Isso é comportamental. Não tenho como discutir isso. É mesmo de cada pessoa.
Guernica Escreveu: 20 dez 2023 15:48 Se queres reduzir custos tens o Alves Ribeiro.
PPR obrigacionista para longo prazo? Pelo menos o accionista deles até tem vindo a bater o IWDA. E os custos andam pelos 1.5%.
Guernica Escreveu: 20 dez 2023 15:48 Da minha experiência pessoal trata-se de um instrumento de poupança de fácil compreensão
Lá está. Comportamental. Se é o caminho para ti óptimo. Pode não ser o caminho para outros. O facto de te conheceres já é um bom caminho percorrido.
Guernica Escreveu: 20 dez 2023 15:48 o filho não tem que se preocupar com gestão da UP o que até convém porque senão vai estragá-la com trading e etc. asneira atrás de asneira.
Concordo plenamente. Por isso há conta que não estão abertas a menores (mesmo que em nomes deles eles não podem mexer sem o consentimento dos pais). Eu sou um exemplo disso. Só aos 25 vi o $. Até lá não tinha acesso (e estavam em meu nome. Infelizmente eram seguros, em vez de ETFs do mercado accionista senão aos 25 já quase que me poderia ter reformado porque tinha apanhado o mega bull market '83 a 2000 ). Não sejas como os meus pais :D
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1928
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 781 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

E o High yield continua a bombar LOL. Ainda não desceu um dia desde a minha compra (Já quase que pareço o D@emoon com a Solana :lol: )
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2503
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 552 times
Been thanked: 612 times

Re: ETFs

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 20 dez 2023 16:10 E o High yield continua a bombar LOL. Ainda não desceu um dia desde a minha compra (Já quase que pareço o D@emoon com a Solana :lol: )
:lol: :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano
Mensagens: 428
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 119 times
Been thanked: 114 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

Guernica Escreveu: 20 dez 2023 11:42
Gajo Escreveu: 20 dez 2023 11:31
Guernica Escreveu: 20 dez 2023 10:04
De pequenino se torce o pepino.
Yes, sem dúvida a melhor opção para poupança no longo prazo, com DCA e benefícios fiscais.
E depois como é que pode levantar? Vai esperar pelos 60 anos?
oooooooff
Então o objectivo do PPR não é complementar a reforma?
Se começar jovem vai atingir o milhão.
Não é o que todos desejamos?
Mas para isso é preciso começar cedo.
E porque não ir colocando num ETF como o IWDA e SXR8 em vez do PPR? Uma criança não vai ter benefícios fiscais nenhuns, e no PPR AR leva ali com um custo de gestão de 1.58%, num PPR que teve uma rentabilidade de 5.1% nos últimos 10 anos. A única vantagem que eu vejo assim mais gritante é mesmo a fiscalidade no resgate, mas não sei se neste PPR em concreto vai de facto compensar face à rentabilidade expectável, dado que é um PPR constituído em mais de 50% por obrigações.
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Guernica »

Virtua Escreveu: 20 dez 2023 16:04
Guernica Escreveu: 20 dez 2023 15:48 Se tiveres a massa ali à mão vais mexer nela e estragas a poupança.
No PPR o dinheiro está ali quietinho a crescer.
Isso é comportamental. Não tenho como discutir isso. É mesmo de cada pessoa.
Guernica Escreveu: 20 dez 2023 15:48 Se queres reduzir custos tens o Alves Ribeiro.
PPR obrigacionista para longo prazo? Pelo menos o accionista deles até tem vindo a bater o IWDA. E os custos andam pelos 1.5%.
Guernica Escreveu: 20 dez 2023 15:48 Da minha experiência pessoal trata-se de um instrumento de poupança de fácil compreensão
Lá está. Comportamental. Se é o caminho para ti óptimo. Pode não ser o caminho para outros. O facto de te conheceres já é um bom caminho percorrido.
Guernica Escreveu: 20 dez 2023 15:48 o filho não tem que se preocupar com gestão da UP o que até convém porque senão vai estragá-la com trading e etc. asneira atrás de asneira.
Concordo plenamente. Por isso há conta que não estão abertas a menores (mesmo que em nomes deles eles não podem mexer sem o consentimento dos pais). Eu sou um exemplo disso. Só aos 25 vi o $. Até lá não tinha acesso (e estavam em meu nome. Infelizmente eram seguros, em vez de ETFs do mercado accionista senão aos 25 já quase que me poderia ter reformado porque tinha apanhado o mega bull market '83 a 2000 ). Não sejas como os meus pais :D
Pois é comportamental.
Um pai deve fazer para um filho uma gestão prudente. Bem haja o teu pai.
Dou-te um exemplo, existindo diversos do género pelo mundo fora: os Espírito Santo (do BES e etc.) deixaram para os filhos e netos um império. Vieram os filhos e netos, com as técnicas imprudentes, e deitaram tudo a perder à custa do risco e da ideia de que tudo eram capazes que, depois, se transformou na prática de crimes.
Guernica
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Guernica »

Lvsitano Escreveu: 20 dez 2023 20:17
Guernica Escreveu: 20 dez 2023 11:42
Gajo Escreveu: 20 dez 2023 11:31 E depois como é que pode levantar? Vai esperar pelos 60 anos?
oooooooff
Então o objectivo do PPR não é complementar a reforma?
Se começar jovem vai atingir o milhão.
Não é o que todos desejamos?
Mas para isso é preciso começar cedo.
E porque não ir colocando num ETF como o IWDA e SXR8 em vez do PPR? Uma criança não vai ter benefícios fiscais nenhuns, e no PPR AR leva ali com um custo de gestão de 1.58%, num PPR que teve uma rentabilidade de 5.1% nos últimos 10 anos. A única vantagem que eu vejo assim mais gritante é mesmo a fiscalidade no resgate, mas não sei se neste PPR em concreto vai de facto compensar face à rentabilidade expectável, dado que é um PPR constituído em mais de 50% por obrigações.
Investir num PPR é uma disciplina para poupança e aquela almofada para o futuro da criança que,sabe-se lá, até pode precisar daquele dinheiro amealhado pelo pai para a formação e educação.
Quanto à rentabilidade existem outras alternativas com mais risco p. ex. o smart, o tendências globais etc.
Quanto ao resto que venha o diabo e que escolha.
Guernica
Kosta
Mensagens: 148
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 18 dez 2023 13:08 Os mercados já estão a descontar baixas +/- significativas. Acho que já passamos mesmo a primeira estação (estava na dúvida até ao discurso do Powell). Até a Euribor já está a corrigir.
Não resisti e carreguei no MTH, é uma oportunidade que pode não voltar a surgir na próxima década. Sei que já vou tarde, os indicadores estavam todos lá mas na realidade não pensei que fosse haver uma escalada tão rápida mesmo sem haver sequer uma data para o inicio da descida nas taxas de juro, no entanto e no meu entender ainda existe um longo caminho na recuperação das long duration.

Imagem
Virtua Escreveu: 18 dez 2023 13:08 Vamos a ver, se houver um novo apertar ainda lá vou.
Os dados da inflação são positivos e a ameaça de recessão deverá pressionar os bancos centrais para a descida das taxas, não acredito que se volte a falar em subidas mas fico sempre com o pé atras, se volta a pairar o fantasma da subida pode correr mal esta minha entrada especulativa.
Na tua opinião achas que poderá haver um recuo nas intenções de descer as taxas?
3rdWorldBuffett
Mensagens: 145
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 65 times

Re: ETFs

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Kosta Escreveu: 21 dez 2023 12:42
Na tua opinião achas que poderá haver um recuo nas intenções de descer as taxas?
Penso que o maior receio será começarem a descer as taxas e termos a inflação a subir novamente, se assim for acredito que a resposta seja rápida e dura no sentido de não querer deixar a coisa escalar, e aí sim as obrigações iriam novamente levar forte e feio.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1928
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 671 times
Been thanked: 781 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 21 dez 2023 12:42 Na tua opinião achas que poderá haver um recuo nas intenções de descer as taxas?
Não no curto prazo. MAS pode haver um ajuste do mercado que parece que está a descontar mais descidas de taxa de juro do que a FED disse.

"In those updated projections, officials also now see 0.75 percentage point worth of cuts in 2024 "

Mercado: 1.50 p.p. a 1.75 p.p.

Ou seja o mercado já está a descontar o dobro das potênciais baixas de taxas de juro segundo a FED
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 148
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 65 times
Been thanked: 25 times

Re: ETFs

Mensagem por Kosta »

3rdWorldBuffett Escreveu: 21 dez 2023 16:27 Penso que o maior receio será começarem a descer as taxas e termos a inflação a subir novamente, se assim for acredito que a resposta seja rápida e dura no sentido de não querer deixar a coisa escalar, e aí sim as obrigações iriam novamente levar forte e feio.
Se for esse o caso acho que nessa altura já terei margem de manobra para saltar fora quando o barco começar a afundar.
Virtua Escreveu: 21 dez 2023 16:38 Ou seja o mercado já está a descontar o dobro das potênciais baixas de taxas de juro segundo a FED
Este etf tem uma duration de quase 22.34%, basicamente foi essa a subida desde o fundo em Outubro, portanto o mercado já está a assumir uma descida nos juros de 1p.p. mais coisa menos coisa, não foge muito às projeções. Eu agora agradeço que o mercado antecipe mais 1 p.p o mais rápido possível :twisted:
Se tivesse entrado a um mês atras agora estaria com um boa almofada e despreocupado, assim qualquer correção me vai colocar com o dedo no gatilho para fechar esta posição mas estou confiante que o caminho será a subir.
Responder