=> Estou a desenvolver profissionalmente apps de investimento aqui: portfolyou.io. Podem ler mais sobre isso no tópico da portfolyou.io aqui do fórum.

ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
3rdWorldBuffett
Mensagens: 142
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 65 times

Re: ETFs

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Isso sem dúvida acontece sempre quando se tira o dinheiro da empresa, não há como escapar aos 28%, a não ser que se ande com esquemas.

De qualquer forma sendo para simplificar distribui os lucros anualmente e o sócio investe a título particular e não se preocupa mais com isso.
Pedro rosa
Mensagens: 62
Registado: 05 out 2022 01:31
Has thanked: 54 times
Been thanked: 10 times

Re: ETFs

Mensagem por Pedro rosa »

A ideia seria essa, aplicar o dinheiro em nome individual.
Não sei se dá para fazer por exemplo um empréstimo da empresa ao sócio 😂 sem pagar impostos e pagar somente quando tiver mais valias 🤔
3rdWorldBuffett
Mensagens: 142
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 65 times

Re: ETFs

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Pedro rosa Escreveu: 31 dez 2023 21:57 A ideia seria essa, aplicar o dinheiro em nome individual.
Não sei se dá para fazer por exemplo um empréstimo da empresa ao sócio 😂 sem pagar impostos e pagar somente quando tiver mais valias 🤔
Claro que dá, quando as finanças quiserem fiscalizar é só dizer isso ao técnico, amigo isto não é distribuição de lucros, só estou a usar o dinheiro da empresa para investir particularmente :mrgreen:

Naturalmente isso não é possível agora se arriscar e tiver a sorte de em 4 anos ninguém aparecer para ver…
Pedro rosa
Mensagens: 62
Registado: 05 out 2022 01:31
Has thanked: 54 times
Been thanked: 10 times

Re: ETFs

Mensagem por Pedro rosa »

3rdWorldBuffett Escreveu: 31 dez 2023 22:40
Pedro rosa Escreveu: 31 dez 2023 21:57 A ideia seria essa, aplicar o dinheiro em nome individual.
Não sei se dá para fazer por exemplo um empréstimo da empresa ao sócio 😂 sem pagar impostos e pagar somente quando tiver mais valias 🤔
Claro que dá, quando as finanças quiserem fiscalizar é só dizer isso ao técnico, amigo isto não é distribuição de lucros, só estou a usar o dinheiro da empresa para investir particularmente :mrgreen:

Naturalmente isso não é possível agora se arriscar e tiver a sorte de em 4 anos ninguém aparecer para ver…
:D da maneira que a minha gestora de conta me adora e eu a ela... Acho que ia fazer denúncia :shock:

Porque fala em 4 anos? Depois desse tempo já não podem fazer nada?
Então a única maneira seria destruir lucros e pagar impostos sobre esse valor
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Guernica »

Pedro rosa Escreveu: 01 jan 2024 10:41
3rdWorldBuffett Escreveu: 31 dez 2023 22:40
Pedro rosa Escreveu: 31 dez 2023 21:57
Porque fala em 4 anos? Depois desse tempo já não podem fazer nada?
Então a única maneira seria destruir lucros e pagar impostos sobre esse valor
4 anos é a prescrição do procedimento contraordenacional mas a prescrição pode ser superior, entre 5 a 10 anos, se estiver em causa a prática de crime (p. ex. fraude fiscal).
Mas não vamos conversar mais sobre esses aspeto pois ETF's é o nosso foco.
Guernica
PedroCampelo
Mensagens: 20
Registado: 06 out 2023 14:25
Has thanked: 21 times
Been thanked: 4 times

Re: ETFs

Mensagem por PedroCampelo »

Pergunta,

Exemplo de 400€ para investir por mês em Etf's
Punham num só ou distribuíam por 2/3.
3rdWorldBuffett
Mensagens: 142
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 65 times

Re: ETFs

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

PedroCampelo Escreveu: 02 jan 2024 22:59 Pergunta,

Exemplo de 400€ para investir por mês em Etf's
Punham num só ou distribuíam por 2/3.
Assumindo que tens custos de compra, que podem ser duplicados ou triplicados se fores comprar mensalmente 2/3 ETFs comprava apenas um.

Se quiseres mesmo fazer uma carteira de, p ex 2, ETFs também podes comprar alternadamente mês sim mês não um ETF e o outro, ou trimestralmente, é uma forma de contornar os encargos.
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

PedroCampelo Escreveu: 02 jan 2024 22:59 Pergunta,

Exemplo de 400€ para investir por mês em Etf's
Punham num só ou distribuíam por 2/3.
Tu não investes em ETFs. Investes através de ETFs.

A pergunta que devias fazer é: "Exemplo de 400€ para investir por mês em activos diferentes. Punham num só ou distribuíam por 2/3?"

E a resposta deve ser: "já escolheste esses 2/3 activos?"

Resposta1: Se só escolheste 1 activo, para quê repartir o mesmo em ETFs diferentes?

Resposta2: Se escolheste 2/3 activos diferentes, terás de ver se faz sentido repartir esse valor mensal por 2/3 ETFs diferentes. Pode fazer só sentido investir de 3 em 3 meses. Ou, em determinado mês, consoante os desvios nas percentagens na carteira, pode fazer só sentido comprar um ETF para balancear a carteira de volta à percentagem original.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1897
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 664 times
Been thanked: 769 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

PedroCampelo Escreveu: 02 jan 2024 22:59 Pergunta,

Exemplo de 400€ para investir por mês em Etf's
Punham num só ou distribuíam por 2/3.
Carteiras na segunda página deste tópico e aqui: https://analises.sitedoinvestidor.pt/fo ... portfolios
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
whero
Mensagens: 2
Registado: 02 jan 2024 00:04
Has thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por whero »

Virtua Escreveu: 03 dez 2023 23:44 Para hoje fazer uma análise a mais PPRs, mas para celebrar na Sexta quer o IWDA como o Ouro (em euros) terem batido máximos em fecho tive de actualizar as carteiras de ETF :-)

Pouco depois de ter co-fundado o fórum em Outubro de 2022 criei carteiras simples (estilo boogleheads) para acompanharmos e as pessoas perceberem que não precisam de 10/15/20 ETFs ou fundos para terem uma boa perfomance e diversificação.

São 6 carteiras que se dividem em dois grupos, com ou sem ouro. Depois cada grupo tem 3 níveis de risco. As carteiras são para fins educativos e para um ponto de partida, não uma recomendação (As "finanças pessoais" têm pessoais na expressão por alguma razão não é?).

As alocações são “Equity/Bonds/Gold”. Desta forma a carteira 70-10-20 tem 70% acções, 10% Obrigações e 20% Ouro.

Os ETFs usados são:

Equity: IWDA

Bonds: EUNA

Ouro: SGLD

Lembrem-se Acções/Obrigações/Ouro

Imagem

Imagem

Imagem

Uma vez que são ETFs cujos benchmarks existem há cerca de 25 anos podemos ver como se teriam passado em períodos chave, incluindo 2008

Imagem

https://repository-all-things.s3.us-eas ... _world.png

Para verem mais detalhes e os gráficos interactivos podem ver aqui: https://analises.sitedoinvestidor.pt/fo ... portfolios

Bons investimentos!!
Boas! Provavelmente vou ser meio irritante, porque vou fazer uma pergunta que deve ser o prato do dia, mas vou fazê-lo na mesma. Estou a investir o dinheiro da minha filha de um ano (2000 à cabeça e pelo menos mais 1000 por ano) para um horizonte temporal de 18-20 anos, ou mais se ela depois quiser. Tinha tudo em SP500 mas decidi vender e comprar VWEC para evitar a exposição exclusiva aos EUA a partir deste ano. Mas no processo vi este post e atraiu-me muito estratégia tripartida mais agressiva. Entre os 70-10-20 e o VWCE, pesando risk/reward, que é que faziam com o dinheiro dos vossos filhos?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1897
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 664 times
Been thanked: 769 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

whero Escreveu: 03 jan 2024 08:54 Provavelmente vou ser meio irritante, porque vou fazer uma pergunta que deve ser o prato do dia, mas vou fazê-lo na mesma
Isso do "outra vez arroz" é coisa do reddit e outra redes sociais onde a informação passada é pratiamente perdida. Aqui no máximo eras reencaminhado para um post onde haveria pessoal ao longo de meses e/ou anos a discutir exactamente isso que perguntas e poderias ler montes de info porque estaria centralizada nesse post. É a vantagem deste fóruns "antigos".
whero Escreveu: 03 jan 2024 08:54 que é que faziam com o dinheiro dos vossos filhos?
Honestamente? 95% equity e 5% bitcoin.

Porquê acções?

Porque acho que vai ser o activo que vai render mais no futuro num horizonte temporal de 20 anos. Para esse período e montantes não precisas de grandes invenções e/ou optimizações. Concordo como estás a fazer. S&P 500 ou MSCI World/All Countries (que é como quem diz CSPX, IWDA ou VWCE).

Porquê 5% em bitcoin?

Não porque sou o maior fã de bitcoin. Quase que nem me considero um fã. Simplesmente a realidade está aí. Aquilo não pára de subir. Estamos num ponto que os danos a uma carteira por deixar dinheiro na mesa são maiores do que o potêncial de perda de 5%.

Por um lado o downside é perder 5%, por outro o upside é gigantesco. Quem sabe daqui a 20 anos estamos a olhar para o tempo em que a bitcoin estava abaixo de 1 milhão como agora olhamos para o tempo que ela estava abaixo de 1000 euros?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
whero
Mensagens: 2
Registado: 02 jan 2024 00:04
Has thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por whero »

Obrigado pelos insights!
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Guernica »

whero Escreveu: 03 jan 2024 12:04 Obrigado pelos insights!
Apenas um acrescento: o ideal é um ETF que selecione empresas que distribuam dividendos.
Guernica
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1897
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 664 times
Been thanked: 769 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Guernica Escreveu: 04 jan 2024 00:20
whero Escreveu: 03 jan 2024 12:04 Obrigado pelos insights!
Apenas um acrescento: o ideal é um ETF que selecione empresas que distribuam dividendos.
Tens aí algum ETF que selecione empresas que distribuam dividendos que tenha batido os indíces dos respectivos países? ou o IWDA no caso de ser mundial?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Guernica
Mensagens: 69
Registado: 19 ago 2023 21:05
Has thanked: 5 times
Been thanked: 21 times

Re: ETFs

Mensagem por Guernica »

Virtua Escreveu: 04 jan 2024 00:30
Guernica Escreveu: 04 jan 2024 00:20
whero Escreveu: 03 jan 2024 12:04
Tens aí algum ETF que selecione empresas que distribuam dividendos que tenha batido os indíces dos respectivos países? ou o IWDA no caso de ser mundial?
Boa pergunta, pois a resposta é não.
Guernica
Responder