Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 748 times
Been thanked: 933 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Não houve alguém que pediu isto há uns dias?
Anexos
Captura de ecrã 2023-01-24 011702.png
Captura de ecrã 2023-01-24 011702.png (106.64 KiB) Visto 840 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
CountMeIn
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 66 times
Been thanked: 22 times

Mensagem por CountMeIn »

Como dá disse anteriormente, o Ouro para mim nunca será um ativo com uma perspetiva de "investimento", somente uma opção de preservação de riqueza. Sou bastante Jovem pelo que não olho para aí sequer, mas se estivesse a aconselhar familiares mais velhos provavelmente só lhes diria para comprar Ouro físico, pela facilidade que existe em ter um bem precioso fácil de vender e de "carregar" num caso quase apocalíptico (internet no Mundo em baixo por ex.).

Falando em carteiras, é difícil de medir porque a maioria da minha riqueza está em imobiliário físico (~70%), do restante atualmente tenho, sensivelmente:

- 42% em IWDA;
- 18% VWCE;
- 7.5% EMIM;
- 3% S7XE;
- 5% XDEV;
- 14% Ações Portuguesas;
- 12% NB PPR;
LongTerm
Registado: 04 out 2022 11:46
Has thanked: 8 times
Been thanked: 28 times

Mensagem por LongTerm »

Virtua Escreveu: 24 jan 2023 01:17 Não houve alguém que pediu isto há uns dias?
Com as informacões disponiveis neste momento, o cenário 4100 - 4300 parece plausivel para o fim de 2023.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 596 times
Been thanked: 674 times

Mensagem por D@emoon »

CountMeIn Escreveu: 24 jan 2023 01:22 Como dá disse anteriormente, o Ouro para mim nunca será um ativo com uma perspetiva de "investimento", somente uma opção de preservação de riqueza. Sou bastante Jovem pelo que não olho para aí sequer, mas se estivesse a aconselhar familiares mais velhos provavelmente só lhes diria para comprar Ouro físico, pela facilidade que existe em ter um bem precioso fácil de vender e de "carregar" num caso quase apocalíptico (internet no Mundo em baixo por ex.).
Para mim ouro fisico ainda tem mais risco, assaltos, custos de cofres, terá liquidez? não sei, preferia mesmo assim tê-lo num instrumento que replique o seu valor.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 129 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 23 jan 2023 15:06 A minha carteira ainda não está alterada/completa porque as finanças pessoais o ano passado foram... complicadas e o reforço de final do ano para minha tristeza foi adiado. Com este excelente inicio de ano. Até me dói. Quando faço os planos perfeitos e depois não os consigo executar :-( (para quem não sabe só faço um reforço por ano em Dezembro, depois de vários estudos cheguei à conclusão ser o ideal para mim porque Janeiro o mercado costuma bombar).

Por isso neste momento no banco só está mesmo 2 ETFs: IWDA e EUNA. Mas já digo que são 3 porque para mim a minha carteira são 3 ETFs, ainda não tive foi a oportunidade de reforçar. Por enquando ouro está com 0 UPs :D Mas penso que vai ser este trimestre já, quem sabe numa correctora nova (mais sobre isso muito em breve).
D@vid Escreveu:Isso está a ser feito com o Virtua para o nosso site, carteira ETFs dele VS Fundos meus
Tanta coisa a fazer que tinha de fazer isto a tempo inteiro :lol: Já quase acabei a página de comparações, que para já está alocada a Europa. Equity mundial e USA fica logo feito tb em 30 minutos porque é só replicar. Ainda tenho de ver as das obrigações e o que faz sentido juntar ou não. Mas provavelmente vou juntar por investment grade e as outras não investment grade. Ainda não sei bem.

Mas estas "carteiras" da comunidade vou deixar aqui para o fórum. (Até já convidei mais uma pessoa com carteira com small caps e assim. Bora...)
Quando falas em reforço, referes-te a um reforço extraordinário à parte de DCA?
Louie

Mensagem por Louie »

D@vid Escreveu: 24 jan 2023 08:46
CountMeIn Escreveu: 24 jan 2023 01:22 Como dá disse anteriormente, o Ouro para mim nunca será um ativo com uma perspetiva de "investimento", somente uma opção de preservação de riqueza. Sou bastante Jovem pelo que não olho para aí sequer, mas se estivesse a aconselhar familiares mais velhos provavelmente só lhes diria para comprar Ouro físico, pela facilidade que existe em ter um bem precioso fácil de vender e de "carregar" num caso quase apocalíptico (internet no Mundo em baixo por ex.).
Para mim ouro fisico ainda tem mais risco, assaltos, custos de cofres, terá liquidez? não sei, preferia mesmo assim tê-lo num instrumento que replique o seu valor.
Eu sei que o ouro aparentemente reduz a volatilidade da carteira, mas desde o fim do padrão ouro em 71, para que serve o ouro?
Não gera rendimento e não tem uso industrial (se tiver é residual) e portanto o seu valor varia consoante a percepção geral das valorizações dos outros ativos, ou seja, acaba por ser especulativo.
Se a internet se apagar ou se formos invadidos por marcianos que nos remetam para as cavernas, será aí que fará sentido?
E de que vale tê-lo num FI ou ETF se depois já não dá para aceder?

PS: apesar de estar a citar o comentário do D@vid, o meu comentário vai na linha da conversa sobre o ouro, para debate geral.
Gajo
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Mensagem por Gajo »

Louie Escreveu: 24 jan 2023 09:27 Eu sei que o ouro aparentemente reduz a volatilidade da carteira, mas desde o fim do padrão ouro em 71, para que serve o ouro?
Tens aí a explicação. :)

Edit: Explicação mais longa: o ouro correspondesse a "cash" numa moeda que não está correlacionada com os restantes activos (é como um Angolano ter um depósito à ordem em USD ou Euros ao invés de o deixar à ordem em Kwanzas) e cujo "valor" não depende dos humores de polít....banqueiros centrais.
Louie

Mensagem por Louie »

Gajo Escreveu: 24 jan 2023 09:56
Louie Escreveu: 24 jan 2023 09:27 Eu sei que o ouro aparentemente reduz a volatilidade da carteira, mas desde o fim do padrão ouro em 71, para que serve o ouro?
Tens aí a explicação. :)

Edit: Explicação mais longa: o ouro correspondesse a "cash" numa moeda que não está correlacionada com os restantes activos (é como um Angolano ter um depósito à ordem em USD ou Euros ao invés de o deixar à ordem em Kwanzas) e cujo "valor" não depende dos humores de polít....banqueiros centrais.
Eu sei que é a explicação, mas deve-se ainda à percepção de que o ouro é reserva de valor e equivalente a uma moeda.
Mas se analisarmos de forma objetiva, considerando que já não é convertível em moeda e que está fora do sistema monetário, que não tem utilidade industrial e não gera rendimento, serve para quê? A meu ver só para especular.
Admito que possa estar a escapar-me alguma coisa mas parece-me que quando o mundo "acordar" para isto que o ouro vem por aí abaixo.
Gajo

Mensagem por Gajo »

Louie Escreveu: 24 jan 2023 10:07 Eu sei que é a explicação, mas deve-se ainda à percepção de que o ouro é reserva de valor e equivalente a uma moeda.
Mas se analisarmos de forma objetiva, considerando que já não é convertível em moeda e que está fora do sistema monetário, que não tem utilidade industrial e não gera rendimento, serve para quê? A meu ver só para especular.
Admito que possa estar a escapar-me alguma coisa mas parece-me que quando o mundo "acordar" para isto que o ouro vem por aí abaixo.
Tens aí a explicação ;)

Se formos pelo "não gerar rendimento", um seguro também não te gera rendimento. No entanto toda a gente usa seguros, swaps e o diabo-a-4. Quer dizer que somos todos burros a usar esse tipo de instrumentos? 8-)
Louie

Mensagem por Louie »

Gajo Escreveu: 24 jan 2023 10:19
Louie Escreveu: 24 jan 2023 10:07 Eu sei que é a explicação, mas deve-se ainda à percepção de que o ouro é reserva de valor e equivalente a uma moeda.
Tens aí a explicação ;)

Se formos pelo "não gerar rendimento", um seguro também não te gera rendimento. No entanto toda a gente usa seguros, swaps e o diabo-a-4. Quer dizer que somos todos burros a usar esse tipo de instrumentos? 8-)
Depende do tipo de seguro de que estivermos a falar. Mas se a ideia que queres passar é que o ouro serve de seguro por estar fora do sistema monetário, então creio que em caso de colapso do sistema, ter ouro ou não ter será o menor dos problemas.

Por isso saliento que se trata só de percepção geral. Esta ideia que se tem do ouro é ainda uma visão do mercantilismo e esse já lá vai quase há 200 anos.
Gajo

Mensagem por Gajo »

Louie Escreveu: 24 jan 2023 10:48 Depende do tipo de seguro de que estivermos a falar. Mas se a ideia que queres passar é que o ouro serve de seguro por estar fora do sistema monetário, então creio que em caso de colapso do sistema, ter ouro ou não ter será o menor dos problemas.
Quem falou no colapso do sistema? 8-)
Louie Escreveu: 24 jan 2023 10:48 Por isso saliento que se trata só de percepção geral. Esta ideia que se tem do ouro é ainda uma visão do mercantilismo e esse já lá vai quase há 200 anos.
Esse argumento está a ser usado desde os anos 90. Deixo-te aqui umas comparações entre carteiras com e sem ouro nos últimos 20 anos.

Imagem

Naturalmente que noutros prazos a performance relativa vai variando, mas isso é assim para o ouro como para outros activos também incluindo as acções... e se esse backtest é refutável, então todos os backtests são refutáveis e não servem para nada.
Stormer
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Mensagem por Stormer »

Louie

Mensagem por Louie »

Gajo Escreveu: 24 jan 2023 11:07
Louie Escreveu: 24 jan 2023 10:48 Depende do tipo de seguro de que estivermos a falar. Mas se a ideia que queres passar é que o ouro serve de seguro por estar fora do sistema monetário, então creio que em caso de colapso do sistema, ter ouro ou não ter será o menor dos problemas.
Quem falou no colapso do sistema? 8-)
Louie Escreveu: 24 jan 2023 10:48 Por isso saliento que se trata só de percepção geral. Esta ideia que se tem do ouro é ainda uma visão do mercantilismo e esse já lá vai quase há 200 anos.
Esse argumento está a ser usado desde os anos 90. Deixo-te aqui umas comparações entre carteiras com e sem ouro nos últimos 20 anos.

Imagem

Naturalmente que noutros prazos a performance relativa vai variando, mas isso é assim para o ouro como para outros activos também incluindo as acções... e se esse backtest é refutável, então todos os backtests são refutáveis e não servem para nada.
Eu creio que ainda não entendeste aonde eu quero chegar. Talvez não me tenha explicado da melhor forma...

Eu não estou a colocar em causa a eficácia do ouro numa carteira.
O que eu coloco em causa é a própria percepção geral sobre o ouro pelas razões que já apresentei.
E se essa percepção mudar o ouro servirá apenas para te colocar peso na carteira, mas naquela que levas no bolso :D
Gajo

Mensagem por Gajo »

Louie Escreveu: 24 jan 2023 11:33 Eu creio que ainda não entendeste aonde eu quero chegar. Talvez não me tenha explicado da melhor forma...

Eu não estou a colocar em causa a eficácia do ouro numa carteira.
O que eu coloco em causa é a própria percepção geral sobre o ouro pelas razões que já apresentei.
E se essa percepção mudar o ouro servirá apenas para te colocar peso na carteira, mas naquela que levas no bolso :D
Claro que percebi. ;)

Mas tens noção que o argumento que usas também pode ser usado para o mercado de capitais? (certezas na vida só a morte e impostos, e mesmo a primeira é discutível)
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 596 times
Been thanked: 674 times

Mensagem por D@emoon »

Stormer Escreveu: 24 jan 2023 11:27 Ouçam isto :
https://omny.fm/shows/expresso-leste-oe ... explos-o-d

Obrigado
Isso é mais para o tópico do Imobiliário ;)
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder