ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
litfin
Mensagens: 13
Registado: 21 fev 2024 12:37
Been thanked: 2 times

Re: ETFs

Mensagem por litfin »

Gajo Escreveu: 22 fev 2024 11:53
litfin Escreveu: 22 fev 2024 11:04
(...)

Agradeço a observação porque de facto entendo que mesmo dando alguns dados (as minhas sugestões de carteira), não fica fácil para que me possam ajudar sem mais contexto e informação. O contexto também é simples, casa paga, 2 carros pagos, 1 criança de 4 anos. Temos de estar sempre preparados para imprevistos, por isso não invisto tudo, e por esse motivo o objetivo é mesmo o longo prazo.

(...)
Um dos "erros" (aspas aspas) que vejo muita gente cometer é considerar de forma separada o seu networth líquido (desconsiderando o imóvel onde vives) entre diversas componentes.

Vou levar a um exemplo extremo.

Imagina que tens 1 milhão em certificados de aforro (é um exemplo, não me chateiem com a impossibilidade legal disso :lol: ). E depois resgatas "apenas" 100k e investes tudo num ETF que segue o SP500.

Ora, essa carteira não é 100% SP500. Na realidade é 90% cash (equivalente aos CAs) e 10% acções.

Outra questão:

Notem que cash e equivalentes mais não são que o equivalente a bonds de curto prazo (0-1Y). Se tiverem 100k em CAs e depois 100k em obrigações do tesouro com uma maturidade média de 20Y, então isso é +/- o equivalente a terem obrigações do tesouro com uma maturidade média de 10Y.

Posto isso, sem saber o resto do networth líquido (percentualmente, não em termos de valores absolutos sobre os quais ninguém tem nada a ver com isso), se calhar aqueles 10% ou 20% de ouro e obrigações que falas antes são de tal forma pequenos sobre o total do networth líquido que se calhar nem vale a pena pensar muito nisso.
Tens toda a razão. Mais uma vez faltou contexto e assim explicar-me melhor.

Já tenho CAs, Trade Republic 4%, PPRs para benefício fiscal (meu e esposa). Os PPRs são do Invest, o AR e o Smart Dinâmico e gosto deles, servem para o efeito.

Esta parte está toda assegurada, por isso apenas o ano passado me iniciei nos ETFs. É por esse motivo que apenas referi a carteira com base nos ETFs, porque o restante para mim está noutra "secção", apesar de entender perfeitamente o que dizes e de concordar com o mesmo.

Neste momento não tenho as percentagens para estes items, mas a maior ainda são CAs e TR. É natural pois é onde estava a maior fatia do bolo, até porque há que contar sempre que sendo casal, temos os 2 de dormir descansados e para a minha esposa é preciso outro conforto no nível de risco.

Por esse motivo gostava de investir maior percentagem mensalmente na secção ETFs e será essa a única a ser reforçada, daí ter pedido a vossa opinião sobre a minha ideia de obter maior retorno. Acções diretamente está fora de questão, por isso as ferramentas serão sempre ETFs e talvez um fundo de imobiliário, mas essa é outra análise.

Isto agora pode ter parecido que quero tudo e não quero nada, mas é para deixar claro que o objetivo são ETFs com maior risco e retorno, e que outros produtos existem e vou tentando perceber se se adequam a mim ou não.

Muito obrigado pela perspetiva.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1980
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 700 times
Been thanked: 825 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Então, o que tens a fazer é ir aumentando a exposição a posição accionista. Mais nada.

E faz as contas de onde tens $ num excel
litfin Escreveu: 22 fev 2024 12:53 Neste momento não tenho as percentagens para estes items, mas a maior ainda são CAs e TR.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
litfin
Mensagens: 13
Registado: 21 fev 2024 12:37
Been thanked: 2 times

Re: ETFs

Mensagem por litfin »

Joseba Escreveu: 22 fev 2024 11:56 Tens algum fundo de pensão atraves da empresa? Isso tambem pode ser a componente bonds do teu portfolio...
Depois é tudo muito pessoal.
Pra mim é index SP500, o resto é perda de tempo. Para outros pode ser interessante neste ano estar na Turquia, no próximo Índia, e assim por diante.... o problema é se tens uma aposta má, para recuperar leva tempo.
Alguém pôs nos ultimos dias um link a falar sobre isso, creio que foi no topico dos fundos de investimentos.

Em relacao ao ouro.... mais uma vez muito pessoal. Eu pessoalmente creio que o novo ouro é a Bitcoin....

O mais importante é ler várias opiniões mas no final do dia dormires descansado com as tuas opcoes...
Não tenho nenhum fundo de pensão, apenas os PPRs que enunciei. O AR tem uma boa componente de obrigações, será o mais próximo que tenho de exposição "direta" a esse ativo. Por outro lado, com a perspetiva que vocês já me deram, e se considerar os outros produtos onde tenho dinheiro (CAs e TR), a componente "bonds" aumenta. Por isso, com base nesta forma de ver as coisas, essa parte está assegurada. Não vou mais pensar em ETFs para isso.

Bitcoin de facto não é para mim, mas reconheço-lhe valor.

Também ponderei SP500 mas acabei por não avançar e fiquei-me pelo IWDA, daí que até tente juntar 1 sector ou outro para dar mais peso, porque de resto não queria sobreposições excessivas.

Obrigado pela resposta
litfin
Mensagens: 13
Registado: 21 fev 2024 12:37
Been thanked: 2 times

Re: ETFs

Mensagem por litfin »

Virtua Escreveu: 22 fev 2024 12:36
litfin Escreveu: 22 fev 2024 00:27
Em linha com o que o gajo está a dizer estás a considerar o fundo de emergência/reserva na tua carteira? Os 20% de bonds se calhar são aí ;)
Sim, o fundo de emergência está estabelecido e é mais de 20%. O que falta agora é aumentar o bolo de investimento real, por isso só quero mesmo definir corretamente a carteira de ETFs e vos vim lançar as dúvidas.
Já foi muito proveitoso pois mudei a forma de encarar alguns conceitos.

Obrigado
litfin
Mensagens: 13
Registado: 21 fev 2024 12:37
Been thanked: 2 times

Re: ETFs

Mensagem por litfin »

Virtua Escreveu: 22 fev 2024 13:33 Então, o que tens a fazer é ir aumentando a exposição a posição accionista. Mais nada.

E faz as contas de onde tens $ num excel
litfin Escreveu: 22 fev 2024 12:53 Neste momento não tenho as percentagens para estes items, mas a maior ainda são CAs e TR.
Os valores estão registados num excel, mas como não estou com acesso a eles não quis dar valores aleatórios.

O que faz mais falta é mesmo isso, a exposição accionista e por isso vim esclarecer as dúvidas que tinha com a "proposta" que vos falei. O DCA mensal será todo para esta componente.

Já me ajudaram bastante a organizar as ideias e, no fundo, não deixa de ser curioso que a ideia principal com que vim IWDA+VVSM+GOLD, sem bonds, será a que deverá ir em frente. Não porque vocês me apresentaram o inferno, mas porque deram visão e informação.
Às vezes só falta um pouco de perspetiva.

Muito obrigado
Lvsitano
Mensagens: 439
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 132 times
Been thanked: 119 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

litfin Escreveu: 22 fev 2024 12:53 Já tenho CAs, Trade Republic 4%, PPRs para benefício fiscal (meu e esposa). Os PPRs são do Invest, o AR e o Smart Dinâmico e gosto deles, servem para o efeito.
Fazer PPRs por causa do benefício fiscal é uma asneira. Esses PPRs do Invest ao fim de 10 anos (ou menos) deixam de compensar, face às comissões de gestão. Acaba por ser uma rentabilidade mixuruca, nalguns casos parecidos a depósitos a prazo.

Falaste também em tentar atingir uma maior rentabilidade, mas não queres arriscar nas ações. Não há almoços grátis. O S&P500 por norma oferece maiores retornos, mais também uma maior volatilidade relativamente ao MSCI Core World. No entanto, uma boa parte das holdings dos ETFs S&P 500 coincide com MSCI Core World. Acabas por sobrepor a exposição.

Pois, em relação ao Bitcoin, não sou apologista do mesmo, mas poderia ser uma opção a muito curto prazo. Comprar e vender rapidamente, assim que valorizasse alguma coisa que se visse. Para mim acaba por ser mais uma coisa que não tarda nada dá o estouro, e ficam com uma mão cheia de nada.
Nunca pensaria num investimento nisso a longo prazo.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2558
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 564 times
Been thanked: 638 times

Re: ETFs

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 22 fev 2024 15:47 Para mim acaba por ser mais uma coisa que não tarda nada dá o estouro, e ficam com uma mão cheia de nada.
Nunca pensaria num investimento nisso a longo prazo.
Desculpa mas parti-me aqui a rir com essa :lol: :lol: :lol: :lol: isso é uma profunda crença que vai acontecer?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1980
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 700 times
Been thanked: 825 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 22 fev 2024 15:57 isso é uma profunda crença que vai acontecer?
Semelhante à tua em força, mas no sentido oposto diria eu :lol:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
litfin
Mensagens: 13
Registado: 21 fev 2024 12:37
Been thanked: 2 times

Re: ETFs

Mensagem por litfin »

Lvsitano Escreveu: 22 fev 2024 15:47
Fazer PPRs por causa do benefício fiscal é uma asneira. Esses PPRs do Invest ao fim de 10 anos (ou menos) deixam de compensar, face às comissões de gestão. Acaba por ser uma rentabilidade mixuruca, nalguns casos parecidos a depósitos a prazo.
Compreendo, mas a perspetiva também não é reforçar até à idade da reforma. São produtos que para nós têm sentido porque conseguimos ir buscar o benefício fiscal completo e, claro, representavam uma abordagem também fora dos produtos de capital garantido. Tem sido um processo, daí que agora o objetivo é aumentar a exposição a ETFs.
Falaste também em tentar atingir uma maior rentabilidade, mas não queres arriscar nas ações. Não há almoços grátis. O S&P500 por norma oferece maiores retornos, mais também uma maior volatilidade relativamente ao MSCI Core World. No entanto, uma boa parte das holdings dos ETFs S&P 500 coincide com MSCI Core World. Acabas por sobrepor a exposição.
A tentação de entrar no SP500 existe, mas não quero sobrepor com o IWDA. Como referiste, e bem, é demasiada sobreposição. Estou a falar de sobreposição mas depois tenho um ETF sector saúde e pretendo outro de semicondutores...parece contrassenso mas é a tal tendência para querer aumentar o risco e o retorno, juntamente com a volatilidade, mas em porções. Acredito muito nos USA mas talvez não o suficiente para ter optado pelo SP500 em vez do IWDA.
Infelizmente não acordei cedo para isto, por isso os passos vão sendo graduais.
Pois, em relação ao Bitcoin, não sou apologista do mesmo, mas poderia ser uma opção a muito curto prazo. Comprar e vender rapidamente, assim que valorizasse alguma coisa que se visse. Para mim acaba por ser mais uma coisa que não tarda nada dá o estouro, e ficam com uma mão cheia de nada.
Nunca pensaria num investimento nisso a longo prazo.
Quanto à Bitcoin, é demasiado volátil para mim. Tal como investir ativamente em acções não é compatível com o meu perfil.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2558
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 564 times
Been thanked: 638 times

Re: ETFs

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 22 fev 2024 17:00
D@emoon Escreveu: 22 fev 2024 15:57 isso é uma profunda crença que vai acontecer?
Semelhante à tua em força, mas no sentido oposto diria eu :lol:
Gosto de aprender, só isso 😁
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1980
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 700 times
Been thanked: 825 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

As 3 classes de activos que estão nas carteiras de ETFs do fórum!

P.S. - CORRIGIDO
Anexos
Captura de ecrã 2024-02-24 144109.png
Captura de ecrã 2024-02-24 144109.png (66.03 KiB) Visto 876 vezes
Última edição por Virtua em 24 fev 2024 14:42, editado 1 vez no total.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Assim a olhómetro, o ouro e as obrigações estão trocadas.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1980
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 700 times
Been thanked: 825 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 24 fev 2024 14:25 Assim a olhómetro, o ouro e as obrigações estão trocadas.
Que chato. :lol: bou corrigir.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Joseba
Mensagens: 145
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 25 times
Been thanked: 47 times

Re: ETFs

Mensagem por Joseba »

O Gold é mesmo o black?? O com maior volatilidade e rentabilidade????
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

Joseba Escreveu: 24 fev 2024 15:13 O Gold é mesmo o black?? O com maior volatilidade e rentabilidade????
Tiveste 2 décadas de bear secular no ouro (1980-2000). Depois ocorreu uma inversão.

Por isso que se deve diversificar de activos, para apanhar os bons momentos (difícil é não apanhar os maus momentos).
Responder