=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Mota-Engil 2027

Fórum de discussão sobre obrigações
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Mota-Engil 2027

Mensagem por Virtua »

"A taxa de juro das Obrigações Mota-Engil 2027 será fixa e igual a 5,75% ao ano (taxa anual nominal bruta [sujeita a impostos]", acrescenta o prospeto. Os cupões serão pagos a 20 de abril e a 20 de outubro de cada ano até ao reembolso final."

:arrow: Arranca esta segunda-feira o empréstimo obrigacionista da Mota-Engil. Eis o que deve saber

:arrow: Mota-Engil emite 50 milhões a cinco anos. Paga juro de 5,75%

:arrow: Simulador BEST
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
jcab
Mensagens: 209
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 13 times
Been thanked: 14 times

Re: Mota-Engil 2027

Mensagem por jcab »

Com tanta coisa em mercado secundário ao par, ou mesmo abaixo do par, confesso que não vejo muito interesse de entrar nesta…
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2144
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Mota-Engil 2027

Mensagem por D@emoon »

jcab Escreveu: 04 out 2022 12:05 Com tanta coisa em mercado secundário ao par, ou mesmo abaixo do par, confesso que não vejo muito interesse de entrar nesta…
Por acaso outro dia andei a ver e confesso que não encontrei assim nada com boas taxas ao par ou abaixo... podes dizer algumas?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
jcab
Mensagens: 209
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 13 times
Been thanked: 14 times

Re: Mota-Engil 2027

Mensagem por jcab »

D@vid Escreveu: 04 out 2022 13:04
jcab Escreveu: 04 out 2022 12:05 Com tanta coisa em mercado secundário ao par, ou mesmo abaixo do par, confesso que não vejo muito interesse de entrar nesta…
Por acaso outro dia andei a ver e confesso que não encontrei assim nada com boas taxas ao par ou abaixo... podes dizer algumas?
Rolls Roys, Marks & Spencer, Loxam SAS, por ex.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2144
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Mota-Engil 2027

Mensagem por D@emoon »

jcab Escreveu: 04 out 2022 19:15
D@vid Escreveu: 04 out 2022 13:04
jcab Escreveu: 04 out 2022 12:05 Com tanta coisa em mercado secundário ao par, ou mesmo abaixo do par, confesso que não vejo muito interesse de entrar nesta…
Por acaso outro dia andei a ver e confesso que não encontrei assim nada com boas taxas ao par ou abaixo... podes dizer algumas?
Rolls Roys, Marks & Spencer, Loxam SAS, por ex.
Ah estrangeiras...ok.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
fp75
Mensagens: 25
Registado: 04 out 2022 14:40
Has thanked: 4 times
Been thanked: 5 times

Re: Mota-Engil 2027

Mensagem por fp75 »

Eu também tenho andado a ver...
Os exemplos das obrigações estrangeiras referidos acima têm mínimos de investimento elevados (100 k) e estão em £...
No caso de obrigações Gov. nacionais, há umas com maturidade em 2030 e 2031 que estão a cotar a 79 e 83, mas oferecem cupões baixos. Mas tenho andado a acompanhá-las e outras Gov. similares nacionais e estrangeiras. Obrigações com bons cupões abaixo do par existem mas envolvem mais risco. Há por exemplo umas do Egipto a cotar a 59% com cupão de 6,375%!...
Ao comprar no mercado secundário tem que se pagar os juros corridos, coisa que não acontece no mercado primário...enfim como em tudo tem que se ponderar os prós e os contras (custos, risco, maturidade, etc.).
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2144
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Mota-Engil 2027

Mensagem por D@emoon »

Quando andei a ver as que me saltaram mais à vista Portuguesas foram Benfica, Mota Engil, Galp, REN, Repsol, SIC, Sporting e TAP, e algumas GOV, mas já foi em Junho não sei a cotação de agora, não tenho acompanhado.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Quant
Mensagens: 5
Registado: 04 out 2022 22:50
Has thanked: 1 time

Re: Mota-Engil 2027

Mensagem por Quant »

Quando se compra a obrigação abaixo do par, o ganho com o reembolso na maturidade é considerado como rendimento da categoria E (havendo desse modo lugar a englobamento) ou mais-valia?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2144
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Mota-Engil 2027

Mensagem por D@emoon »

Quant Escreveu: 05 out 2022 19:52 Quando se compra a obrigação abaixo do par, o ganho com o reembolso na maturidade é considerado como rendimento da categoria E (havendo desse modo lugar a englobamento) ou mais-valia?
Categoria E são rendimentos de capitais, dividendos, juros...

O que falas são mais valias, no tópico de fundos tenho um guia fiscal que reporto aqui na parte das obrigações, repara no que diz a nota 5.

Imagem
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Quant
Mensagens: 5
Registado: 04 out 2022 22:50
Has thanked: 1 time

Re: Mota-Engil 2027

Mensagem por Quant »

Neste parecer da AT de 2011, consideravam como rendimento da categoria E.
Deixou-me na dúvida, mas pode ser que entretanto tenha sido alterado.

http://www.taxfile.pt/file_bank/news4812_1_1.pdf

Assunto: Regime de tributação em sede de IRS, do ganho inerente à diferença entre o
custo de aquisição e o valor de reembolso de obrigações adquiridas no
mercado bolsista a uma cotação “abaixo do par”
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Mota-Engil 2027

Mensagem por Virtua »

Eu acho que para estas coisas o melhor é mesmo contactar o banco/gestor
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2144
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Mota-Engil 2027

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 05 out 2022 21:23 Eu acho que para estas coisas o melhor é mesmo contactar o banco/gestor
Não concordo lol, é mesmo contactar um contabilista 😁
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Quant
Mensagens: 5
Registado: 04 out 2022 22:50
Has thanked: 1 time

Re: Mota-Engil 2027

Mensagem por Quant »

Pergunta difícil para abrir as hostilidades :D
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Mota-Engil 2027

Mensagem por Virtua »

Quant Escreveu: 05 out 2022 22:34 Pergunta difícil para abrir as hostilidades :D
Quando se me a AT acho que nem eles sabem (sim , discutimos há anos respostas diferentes da AT sobre onde colocar lucros de fundos internacionais detidos em bancos nacionais :lol: )
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2144
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Mota-Engil 2027

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 05 out 2022 22:36
Quant Escreveu: 05 out 2022 22:34 Pergunta difícil para abrir as hostilidades :D
Quando se me a AT acho que nem eles sabem (sim , discutimos há anos respostas diferentes da AT sobre onde colocar lucros de fundos internacionais detidos em bancos nacionais :lol: )
Que em guias fiscais aparece para colocar no anexo G e noutros no anexo J :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder