=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Crédito Habitação - Condições

Discussão de quais as melhores correctoras, bancos e fintechs para investirmos
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Crédito Habitação - Condições

Mensagem por CountMeIn »

Boa noite a todos,

Criei este tópico para debate geral sobre as condições do crédito habitação.
A banca portuguesa é muito tradicional e não costuma comercializar créditos habitação fora do que estamos habituados mas por vezes surgem oportunidades interessantes que é bom partilharmos aqui.

Importante diferenciar crédito para Habitação Própria Permanente (HPP) e outros créditos (Hipotecário, Comercial, 2ª Habitação etc).


P.S: Mods, se acharem melhor podem arrastar para outra secção do fórum.
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Crédito Habitação - Condições

Mensagem por CountMeIn »

Estou à procura de melhores condições de crédito habitação, entre elas a mudança da Euribor de 12M para outra menor.

Alguém tem conhecimento de bancos a fazerem com o indexante da Euribor 3M?

A Proposta que recebi do Bankinter (pendente de análise de risco) foi de 0.85% spread + Euribor12M, com seguros no banco, para HPP. Atualmente o BCP faz-me 1% spread + Euribor12M, com seguros fora. O Valor em dívida é ligeiramente acima de 100k, o que também não é muito aliciante para os bancos visto ser um valor baixo.
A minha taxa de esforço neste momento está muito alta, devido à forma como eu tenho as coisas fiscalmente estabelecidas. Sabem se me podem negar transferências de crédito e renegociações dos mesmos devido a isto?

Obrigado pelas vossas partilhas
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Crédito Habitação - Condições

Mensagem por CountMeIn »

Bem, após negociações consegui finalmente chegar à proposta que pretendia:


Imagem


Crédito para HPP, valor abaixo de 200k.

0.85% spread + Euribor de 3Meses (historicamente este foi sempre o indexante mais baixo) sendo que o único requisito é a domiciliação do Ordenado e fazer o Seguro Multirriscos com o eles. (Seguro de Vida fora, Conta à Ordem isenta de comissões etc...). Sendo que eles ainda suportam TODOS os custos de transferência de crédito...

Não acredito que alguém esteja a oferecer melhores condições que o Bankinter neste momento. Face ao meu crédito atual (1% + Euribor 12M) a poupança mensal é cerca de 100€. Aconselho-vos a pedirem-lhes uma simulação e verem para o vosso caso, mas acredito que valha a pena.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: Crédito Habitação - Condições

Mensagem por D@emoon »

A poupança vem só do spread de menos 0,25% e da alteração do indexante? não conseguirias igual no teu banco actual?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1744
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 716 times

Re: Crédito Habitação - Condições

Mensagem por Virtua »

D@vid Escreveu: 06 jan 2023 09:13 A poupança vem só do spread de menos 0,25% e da alteração do indexante? não conseguirias igual no teu banco actual?
Só? Sabes qual a diferença entre a E3 e a E12? Mais de um ponto percentual!
Anexos
Captura de ecrã 2023-01-06 121709.png
Captura de ecrã 2023-01-06 121709.png (15.5 KiB) Visto 1106 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: Crédito Habitação - Condições

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 06 jan 2023 12:17
D@vid Escreveu: 06 jan 2023 09:13 A poupança vem só do spread de menos 0,25% e da alteração do indexante? não conseguirias igual no teu banco actual?
Só? Sabes qual a diferença entre a E3 e a E12? Mais de um ponto percentual!
Sei muito bem :lol: , mas há alterações que podes tentar no próprio banco, eu já alterei as minhas condições umas 4 vezes em 16 anos lol, ele pode ir com essas condições ao banco dele e tentar que façam igual, era mais por aí.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Crédito Habitação - Condições

Mensagem por CountMeIn »

D@vid Escreveu: 06 jan 2023 09:13 A poupança vem só do spread de menos 0,25% e da alteração do indexante? não conseguirias igual no teu banco actual?
Recusaram-se a renegociar as condições do contrato.
Acredito que tenham imensas pessoas a tentar fazer o mesmo e estão a tentar "forçar" os clientes a manterem-se achando que não conseguem pedir transferências de crédito para outros bancos por taxas de esforço elevadas ou algo do género.

Além disso, não tenho conhecimento do BCP a fazer spreads de 0.85%, abaixo de 1 é muito raro até.

Sem dúvida que a maior poupança aqui é a mudança do indexante, que era no fundo o que eu pretendia (e até coloquei no 1º post).
Não quero de todo fazer "publicidade" grátis ao Bankinter, foi só mesmo para partilhar condições que achei muito superiores às restantes opções no mercado.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1744
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 716 times

Re: Crédito Habitação - Condições

Mensagem por Virtua »

CountMeIn Escreveu: 07 jan 2023 01:01 Não quero de todo fazer "publicidade" grátis ao Bankinter, foi só mesmo para partilhar condições que achei muito superiores às restantes opções no mercado.
O pessoal é muito preocupado com a "publicidade" :D É fazer publicidade mesmo. Para a comunidade saber quem é o melhor e os outros bancos se mexerem. Só com "publicidade" e partilha é de experiências é que vamos lá ;-)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Crédito Habitação - Condições

Mensagem por CountMeIn »

Virtua Escreveu: 07 jan 2023 01:05
CountMeIn Escreveu: 07 jan 2023 01:01 Não quero de todo fazer "publicidade" grátis ao Bankinter, foi só mesmo para partilhar condições que achei muito superiores às restantes opções no mercado.
O pessoal é muito preocupado com a "publicidade" :D É fazer publicidade mesmo. Para a comunidade saber quem é o melhor e os outros bancos se mexerem. Só com "publicidade" e partilha é de experiências é que vamos lá ;-)
Partilho um bocado dessa filosofia, por isso é que chamei os bancos (bois) pelos nomes! :D
Futsal78
Mensagens: 87
Registado: 04 out 2022 11:29
Has thanked: 36 times
Been thanked: 9 times

Re: Crédito Habitação - Condições

Mensagem por Futsal78 »

Acham que vale a pena liquidar um empréstimo, que foi um aditamento a um CH, agora dívida cerca de 3700€(uns 16€/mês)? E ainda pagar o Distrate 73,80€...
Ou investir os €?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: Crédito Habitação - Condições

Mensagem por D@emoon »

Futsal78 Escreveu: 12 jan 2023 00:16 Acham que vale a pena liquidar um empréstimo, que foi um aditamento a um CH, agora dívida cerca de 3700€(uns 16€/mês)? E ainda pagar o Distrate 73,80€...
Ou investir os €?
Penso que 90% não partilhará da minha opinião, mas no contexto em que estamos de mercado não investir agora... :D
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Futsal78
Mensagens: 87
Registado: 04 out 2022 11:29
Has thanked: 36 times
Been thanked: 9 times

Re: Crédito Habitação - Condições

Mensagem por Futsal78 »

D@vid Escreveu: 12 jan 2023 09:44
Futsal78 Escreveu: 12 jan 2023 00:16 Acham que vale a pena liquidar um empréstimo, que foi um aditamento a um CH, agora dívida cerca de 3700€(uns 16€/mês)? E ainda pagar o Distrate 73,80€...
Ou investir os €?
Penso que 90% não partilhará da minha opinião, mas no contexto em que estamos de mercado não investir agora... :D
Estar a deixar de investir, para ganhar uma folga de 16€/mês 🤔
3750€ deve dar para tirar os 16€/mês 🤔
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2151
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 537 times

Re: Crédito Habitação - Condições

Mensagem por D@emoon »

Futsal78 Escreveu: 12 jan 2023 13:37
D@vid Escreveu: 12 jan 2023 09:44
Futsal78 Escreveu: 12 jan 2023 00:16 Acham que vale a pena liquidar um empréstimo, que foi um aditamento a um CH, agora dívida cerca de 3700€(uns 16€/mês)? E ainda pagar o Distrate 73,80€...
Ou investir os €?
Penso que 90% não partilhará da minha opinião, mas no contexto em que estamos de mercado não investir agora... :D
Estar a deixar de investir, para ganhar uma folga de 16€/mês 🤔
3750€ deve dar para tirar os 16€/mês 🤔
Contas de merceeiro diria que são 5% que estás a pagar sobre os 3.750€...
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Futsal78
Mensagens: 87
Registado: 04 out 2022 11:29
Has thanked: 36 times
Been thanked: 9 times

Re: Crédito Habitação - Condições

Mensagem por Futsal78 »

D@vid Escreveu: 12 jan 2023 14:20
Futsal78 Escreveu: 12 jan 2023 13:37
D@vid Escreveu: 12 jan 2023 09:44

Penso que 90% não partilhará da minha opinião, mas no contexto em que estamos de mercado não investir agora... :D
Estar a deixar de investir, para ganhar uma folga de 16€/mês 🤔
3750€ deve dar para tirar os 16€/mês 🤔
Contas de merceeiro diria que são 5% que estás a pagar sobre os 3.750€...
Em média dá uns 200€/ano a pagar por esse valor em dívida
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Crédito Habitação - Condições

Mensagem por CountMeIn »

O Distrate não tens que pagar quer seja por amortização quer por chegar ao fim o empréstimo?
Tens comissões de conta, processamento da prestação ou seguros associados a esse crédito?

Se conseguires poupar mais uns trocos nalgum destes custos acho que até vale a pena amortizar, caso contrário eu deixava andar...
Responder