=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Local de discussão sobre tudo o que é relacionado com PPRs
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Mensagem por D@emoon »

.
Anexos
ppr.png
ppr.png (149.48 KiB) Visto 1110 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Mensagem por CountMeIn »

Se conseguirem adicionar o PPR Vintage à comparação que têm no website a mais de 10 anos era top.
É um dos poucos fundos PPR's com capital garantido e um retorno minimamente decente face ao resto.

Thanks ^^
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Mensagem por CountMeIn »

Já agora aproveito para partilhar uma pequena e breve análise que fiz a alguns PPR's para um familiar que quer transferir uns milhares dum PPR Leve 2, com um horizonte de 2 até 10 anos, para ir levantando quando estiver a render e após passarem os 8 anos desde que o dinheiro entrou no PPR original.


Todos estes PPR's investem maioritariamente em Obrigações de Países Europeus, sendo que quase todos eles têm uma pequena parte dos fundos alocados a ações.

NB PPR - Máximo de 25% investido em ações, o restante em Obrigações. Atualmente detém 79% em Obrigações, 19% em Ações e o resto em Liquidez ("Dinheiro). Tem 50 Milhões de € sob gestão e existe há mais de 20 anos. 
Comissões Anuais: 1.18%Sem comissão de subscrição ou levantamento.
Rentabilidade anual desde que foi criado: 5.84% / ano  (já depois das comissões cobradas)


PPR Vintage - Máximo de 25% investido em ações, o restante em Obrigações. Atualmente detém 82% em Obrigações, 12% em Ações. Tem 65 Milhões de € sob gestão e existe há mais de 20 anos. Tem menor volatilidade que o NB PPR (subidas e descidas bruscas).
Comissões Anuais: 1.1%
Sem comissão de subscrição ou levantamento.
Rentabilidade anual desde que foi criado : 3.56% / ano - Este é o único fundo PPR que tem Garantia de Capital (dos que valem a pena)


Invest AR PPR  (Alves Ribeiro) - Este é considerado por muitos como o melhor PPR em Portugal nos últimos 10 anos. Tem atualmente 66% investido em Obrigações, 23% em Ações, mas pode investir mais em Ações (Até 50% do capital). Tem 183 Milhões de € sob gestão e existe há mais de 20 anos.
Comissões Anuais: 1.58%
Não tem comissão de subscrição e após o 1º ano também não tem comissão de Resgate. No 1º ano é de 1%.
Rentabilidade anual desde que foi criado: 5.80% /ano (depois de comissões), nos últimos 10 anos foi de 6.6%.%



Optimize PPR Moderado - 82% investido em Obrigações, 13% em Ações, maioritariamente investimento na Europa. 22 Milhões € sob Gestão. Existe desde 2010. Tem uma das volatilidades mais baixas (descidas/subidas rápidas e grandes)
Comissões Anuais: 1.2%
Sem comissão de subscrição ou levantamento.
Rentabilidade anual desde que foi criado: 2.5% / ano 



PPR SGF Poupança Dinâmica - Este fundo pode investir até 100% em ações. Este fundo é díficil de analizar porque eles podem mudar praticamente de um dia para o outro os ativos. É particularmente interessante porque em 2021 tinha 80% investido em Ações mas no ano de 2022 foi o 3º fundo mais rentável (o Mercado Accionista caiu tipo 19% e este PPR só 3% no último ano). Nos últimos 5 anos é o 3º PPR mais rentável, (atrás de 1 do BBVA e do NB PPR). Tem mais de 20 Milhões € sob gestão.

Comissões Anuais: Até 2%, não é claro o valor exato.
Sem comissão de subscrição ou levantamento.
Rentabilidade anual desde que foi criado: 2.8% / ano (aproximado)



Bankinter 25 PPR - Este fundo pode investir até 25% em ações. Atualmente tem 77% investido em Obrgiações, 22% em Ações. Tem mais de 90 Milhões € sob gestão. Existe desde 2006, mas teve alterações na sua constituição.
Comissões Anuais: 1.69%
Sem comissão de subscrição ou levantamento.

Este fundo mudou a forma como existe em 2015 pelo que não tenho a Rentabilidade anual desde o início, seguem alguns valores:
Rentabilidade anual nos últimos 5 anos: -0.10% / ano
Rentabilidade anual nos últimos 10 anos: 0.43% / ano



Alguns fundos já têm info do ano de 2022 (ano muito negativo no geral), outros ainda não, por isso parecem ter valores mais díspares. De ter em conta que os PPR's mais antigos têm rentabilidade anuais desde a criação por terem apanhados bons períodos, outros são penalizados por já terem dados de 2022.

Nota: O PPR SGF Poupança Dinâmica tem muito pouca informação disponível. Como é possível ter um drawdown tão baixo em 2022 com 80% em Ações? Fiquei confuso com este PPR.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Mensagem por D@emoon »

CountMeIn Escreveu: 09 jan 2023 01:18 Se conseguirem adicionar o PPR Vintage à comparação que têm no website a mais de 10 anos era top.
É um dos poucos fundos PPR's com capital garantido e um retorno minimamente decente face ao resto.

Thanks ^^
Capital garantido só para entregas até 2022, entregas a partir deste ano deixou de ter garantia de capital, qualquer das formas para o cliente mais conservador é de longe o melhor fundo PPR do mercado, não tenho dúvidas, existe desde 1995!! salvo erro.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Mensagem por CountMeIn »

D@vid Escreveu: 09 jan 2023 09:28
CountMeIn Escreveu: 09 jan 2023 01:18 Se conseguirem adicionar o PPR Vintage à comparação que têm no website a mais de 10 anos era top.
É um dos poucos fundos PPR's com capital garantido e um retorno minimamente decente face ao resto.

Thanks ^^
Capital garantido só para entregas até 2022, entregas a partir deste ano deixou de ter garantia de capital, qualquer das formas para o cliente mais conservador é de longe o melhor fundo PPR do mercado, não tenho dúvidas, existe desde 1995!! salvo erro.
Wait nem tinha visto isso, onde viste?

No prospeto só tem esta info:

Imagem
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Mensagem por Virtua »

tb queria o sobre isso. Tenho um amigo meu que tem vintage!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 09 jan 2023 14:55 tb queria o sobre isso. Tenho um amigo meu que tem vintage!!
Se tem esse PPR então recebeu essa informação.

Countmein podem não ter atualizado no site, o PPR até mudou de nome :lol: qualquer das formas para um investimento que se quer longo e com o histórico de rentabilidades que apresenta, ter ou não capital garantido não me parece relevante.

Edit: Está no site: 1) Alteração à garantia de capital: toda e qualquer subscrição efetuada a partir do dia 02/01/2023 (data da alteração) não será alvo de qualquer garantia de capital ou de rendimento mínimo.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Mensagem por D@emoon »

CountMeIn Escreveu: 09 jan 2023 01:18 Se conseguirem adicionar o PPR Vintage à comparação que têm no website a mais de 10 anos era top.
É um dos poucos fundos PPR's com capital garantido e um retorno minimamente decente face ao resto.

Thanks ^^
Pede muito ao Virtua :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Mensagem por CountMeIn »

Muito fixe mudarem assim as condições à toa e nem informarem o público.
epah pode-te não parecer relevante mas o caso que te disse por exemplo (ir levantando o € ao longo de 10 anos), é um ponto importante.

Já vi a nota em rodapé nas condições comerciais.
Aquilo que me costumo focar é o prospeto portanto devia ser ilegal terem um prospeto desatualizado...
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Mensagem por D@emoon »

CountMeIn Escreveu: 09 jan 2023 15:25 Muito fixe mudarem assim as condições à toa e nem informarem o público.
epah pode-te não parecer relevante mas o caso que te disse por exemplo (ir levantando o € ao longo de 10 anos), é um ponto importante.

Já vi a nota em rodapé nas condições comerciais.
Aquilo que me costumo focar é o prospeto portanto devia ser ilegal terem um prospeto desatualizado...
Eu sei que os clientes receberam pelo Best a notificação via mensagem, já o prospecto é da responsabilidade da gestora, e pelo que vi é de 2021...

Mas não percebi a ideia de ir levantando e a questão da garantia de capital...
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Mensagem por Virtua »

D@vid Escreveu: 09 jan 2023 15:35 Mas não percebi a ideia de ir levantando e a questão da garantia de capital...
Eu não percebo é a tua dificuldade em compreender que "garantia de capital" são palavras muito fortes para muita gente ;)

Foi assim que convenci o meu amigo a fazer qualquer coisa LOL
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Mensagem por CountMeIn »

D@vid Escreveu: 09 jan 2023 15:35
CountMeIn Escreveu: 09 jan 2023 15:25 Muito fixe mudarem assim as condições à toa e nem informarem o público.
epah pode-te não parecer relevante mas o caso que te disse por exemplo (ir levantando o € ao longo de 10 anos), é um ponto importante.

Já vi a nota em rodapé nas condições comerciais.
Aquilo que me costumo focar é o prospeto portanto devia ser ilegal terem um prospeto desatualizado...
Eu sei que os clientes receberam pelo Best a notificação via mensagem, já o prospecto é da responsabilidade da gestora, e pelo que vi é de 2021...

Mas não percebi a ideia de ir levantando e a questão da garantia de capital...
Imagina que daqui a 3 anos o meu familiar quer levantar uns milhares de euros, mas o PPR está a perder 6% por uma fase mais negativa do mercado (como 2022 p. ex.), não achas que ter o capital garantido é uma mais valia?
Eu para mim também não é grande tema, mas é sem dúvida uma mais valia para quem tem uma idade já mais avançada e tem dinheiro já investido em PPR's que quer ir usando à medida que a vida avança, seja para férias, compras maiores, obras etc...
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Mensagem por D@emoon »

Eu compreendo tudo isso, eu é que vejo tudo para longo prazo :D qualquer das formas temos de ler sempre os prospectos, e lá sempre li que em qualquer altura a gestora pode alterar condições, quando eles alteraram as condições de 1 ano para 3 anos já aí seria um click de que em algum dia eles poderiam retirar a garantia de capital, estamos a falar de um fundo de investimento, para mim o que era surpreendente era ter garantia de capital.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Mensagem por CountMeIn »

Eu concordo, e ainda ontem tive a ler o prospeto e a informação mensal de novembro (a de Dezembro ainda não saiu) e não vi em lado nenhum essa mudança. Só está mesmo no rodapé das condições comerciais.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2152
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 497 times
Been thanked: 539 times

Re: Escolhas acertadas 12/2022 ( DECO )

Mensagem por D@emoon »

CountMeIn Escreveu: 09 jan 2023 17:13 Eu concordo, e ainda ontem tive a ler o prospeto e a informação mensal de novembro (a de Dezembro ainda não saiu) e não vi em lado nenhum essa mudança. Só está mesmo no rodapé das condições comerciais.
E no regulamento de gestão onde já fizeram essas alterações: https://www.gnbga.pt/SF_FichaFundo_FO/c ... 4165990259 ali no lado direito na informação legal.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder