=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Pacote "Mais Habitação" (aka melão)

Local para falar de investimentos imobiliários
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 852
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 250 times
Been thanked: 405 times

Pacote "Mais Habitação" (aka melão)

Mensagem por JRJordao »

Não faço parte dos visados por estas medidas, mas para satisfazer a curiosidade encontrei este artigo que me pareceu bastante bom

Revolução no mercado de habitação e arrendamento – conheça as primeiras medidas
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Pacote "Mais Habitação" (aka melão)

Mensagem por CountMeIn »

Isenção de IRS sobre as mais-valias resultantes da venda de outros imóveis do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, caso o valor de realização seja utilizado para amortização de crédito à habitação própria e permanente do próprio ou descendentes.
Alguém que perceba do assunto consegue confirmar se a minha interpretação está correta:

- Compra de imóvel por 100k , 20k em despesas (Comissão imobiliária, Obras etc). Venda por 160k - Mais Valia de 40k. Caso se utilize estes 40k para amortização de outro crédito habitação de um filho não há lugar a pagamento de Mais Valias, sendo que podemos pôr o restante ao bolso livremente correto?


Apoio na subida da taxa de juro:
Bonificação temporária do encargo com juros nos créditos hipotecários, para famílias
com rendimentos até ao 6º escalão de IRS e créditos até 200 mil €, através da compensação
de metade do excesso do indexante de referência face a 3% até um limite anual de 1,5
IAS (~720€).
Esta bonificação é feita na entrega de IRS, começando a contar somente em 2024 (entrega do IRS de 2023) ?
Caso haja lugar a transferência do crédito original para uma outra instituição bancária, perde-se o direito a esta bonificação, ou utiliza-se o valor contratado originalmente face aos juros atuais?

Desde já agradeço a quem souber responder.




P.S: O artigo está bastante sucinto, obrigado pela partilha.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 852
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 250 times
Been thanked: 405 times

Re: Pacote "Mais Habitação" (aka melão)

Mensagem por JRJordao »

CountMeIn Escreveu: 21 fev 2023 01:01
Isenção de IRS sobre as mais-valias resultantes da venda de outros imóveis do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, caso o valor de realização seja utilizado para amortização de crédito à habitação própria e permanente do próprio ou descendentes.
- Compra de imóvel por 100k , 20k em despesas (Comissão imobiliária, Obras etc). Venda por 160k - Mais Valia de 40k. Caso se utilize estes 40k para amortização de outro crédito habitação de um filho não há lugar a pagamento de Mais Valias, sendo que podemos pôr o restante ao bolso livremente correto?
valor de realização = valor de venda

Se seguirem a lógica utilizada atualmente na venda de HPP atual e compra de nova, só aplicando todo o valor de realização (160k) se obtem isenção total de imposto sobre as mais-valias. Se só aplicares 40k, assumem que provêm do valor de compra (capital) e que ficaste com os 40k de mais valia (rendimento) no bolso.

À segunda parte não sei responder.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 852
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 250 times
Been thanked: 405 times

Re: Pacote "Mais Habitação" (aka melão)

Mensagem por JRJordao »

Mais recursos
Artigo do Contas Poupança
Consulta pública (inclui link para documento oficial)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1737
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Pacote "Mais Habitação" (aka melão)

Mensagem por Virtua »

Passei por aqui só para dizer que adoro este título :lol:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
CountMeIn
Mensagens: 102
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 62 times
Been thanked: 20 times

Re: Pacote "Mais Habitação" (aka melão)

Mensagem por CountMeIn »

JRJordao Escreveu: 21 fev 2023 08:34
CountMeIn Escreveu: 21 fev 2023 01:01
Isenção de IRS sobre as mais-valias resultantes da venda de outros imóveis do sujeito passivo ou do seu agregado familiar, caso o valor de realização seja utilizado para amortização de crédito à habitação própria e permanente do próprio ou descendentes.
- Compra de imóvel por 100k , 20k em despesas (Comissão imobiliária, Obras etc). Venda por 160k - Mais Valia de 40k. Caso se utilize estes 40k para amortização de outro crédito habitação de um filho não há lugar a pagamento de Mais Valias, sendo que podemos pôr o restante ao bolso livremente correto?
valor de realização = valor de venda

Se seguirem a lógica utilizada atualmente na venda de HPP atual e compra de nova, só aplicando todo o valor de realização (160k) se obtem isenção total de imposto sobre as mais-valias. Se só aplicares 40k, assumem que provêm do valor de compra (capital) e que ficaste com os 40k de mais valia (rendimento) no bolso.

À segunda parte não sei responder.
Ok, bem me parecia que era fruta a mais. Mesmo assim é uma boa medida para aquelas casas de família que foram compradas por 500 contos ahaha.

Vou aguardar por mais esclarecimentos relativamente à 2ª parte, calculo que nem o próprio Governo tenha pensado nisso ainda.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2143
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Pacote "Mais Habitação" (aka melão)

Mensagem por D@emoon »

.
Anexos
CM..jpg
CM..jpg (1.02 MiB) Visto 1180 vezes
CM.jpg
CM.jpg (1.01 MiB) Visto 1180 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Louie
Mensagens: 256
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 106 times
Been thanked: 73 times

Re: Pacote "Mais Habitação" (aka melão)

Mensagem por Louie »

Não queria estragar o excelente título do tópico mas parece que o sr das frutas diz que este melão está podre:

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... peracional
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2143
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Pacote "Mais Habitação" (aka melão)

Mensagem por D@emoon »

Louie Escreveu: 21 mar 2023 10:14 Não queria estragar o excelente título do tópico mas parece que o sr das frutas diz que este melão está podre:

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... peracional
Há vários problemas, o primeiro em relação aos CH em que o contribuinte não pode ter mais de +/-29.000€ em património mobiliário ( muito baixo o valor ) no mesmo sentido, e ainda não percebi bem, parece que só quem contratou taxas euribor na altura a 0% ou negativas terá apoio, quem contratou, como eu taxas de 4,2% em 2007, ora se falam que é +3% em cima da taxa contratada, teria de esperar uma euribor de 7% para ter apoio? ( nunca teria porque tenho mais de 29.000€ lol), mas era para entender esta parte...
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 852
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 250 times
Been thanked: 405 times

Re: Pacote "Mais Habitação" (aka melão)

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 21 mar 2023 12:16 Há vários problemas, o primeiro em relação aos CH em que o contribuinte não pode ter mais de +/-29.000€ em património mobiliário ( muito baixo o valor ) no mesmo sentido, e ainda não percebi bem, parece que só quem contratou taxas euribor na altura a 0% ou negativas terá apoio, quem contratou, como eu taxas de 4,2% em 2007, ora se falam que é +3% em cima da taxa contratada, teria de esperar uma euribor de 7% para ter apoio? ( nunca teria porque tenho mais de 29.000€ lol), mas era para entender esta parte...
Já no apoio às rendas eliminaram requisitos. Deixou de haver limite no valor da renda e tipologia em função do agregado.
E não tenho visto neste caso referência a limite de património mobiliário. Quem tem 29.000€ não merece ajuda no pagamento de CH mas já merece no pagamento de renda? :?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2143
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Pacote "Mais Habitação" (aka melão)

Mensagem por D@emoon »

Falam num património não superior a 62 IAS, ora dá cerca de 29,786€...

Quanto às outras contas por mais que leia não consigo perceber...
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Louie
Mensagens: 256
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 106 times
Been thanked: 73 times

Re: Pacote "Mais Habitação" (aka melão)

Mensagem por Louie »

D@emoon Escreveu: 21 mar 2023 12:16
Louie Escreveu: 21 mar 2023 10:14 Não queria estragar o excelente título do tópico mas parece que o sr das frutas diz que este melão está podre:

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... peracional
Há vários problemas, o primeiro em relação aos CH em que o contribuinte não pode ter mais de +/-29.000€ em património mobiliário ( muito baixo o valor ) no mesmo sentido, e ainda não percebi bem, parece que só quem contratou taxas euribor na altura a 0% ou negativas terá apoio, quem contratou, como eu taxas de 4,2% em 2007, ora se falam que é +3% em cima da taxa contratada, teria de esperar uma euribor de 7% para ter apoio? ( nunca teria porque tenho mais de 29.000€ lol), mas era para entender esta parte...
Podes sempre resgatar as aplicações até ficares com 20/25k e investes em imobiliário. Ouvi dizer que o AL vai bombar :lol:

Mas espera lá, tu atualmente ainda tens 4,2%? Presumo que já tenhas renegociado entretanto por isso deduzo que seja sobre a taxa atual.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2143
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Pacote "Mais Habitação" (aka melão)

Mensagem por D@emoon »

Louie Escreveu: 21 mar 2023 15:26
D@emoon Escreveu: 21 mar 2023 12:16
Louie Escreveu: 21 mar 2023 10:14 Não queria estragar o excelente título do tópico mas parece que o sr das frutas diz que este melão está podre:

https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... peracional
Há vários problemas, o primeiro em relação aos CH em que o contribuinte não pode ter mais de +/-29.000€ em património mobiliário ( muito baixo o valor ) no mesmo sentido, e ainda não percebi bem, parece que só quem contratou taxas euribor na altura a 0% ou negativas terá apoio, quem contratou, como eu taxas de 4,2% em 2007, ora se falam que é +3% em cima da taxa contratada, teria de esperar uma euribor de 7% para ter apoio? ( nunca teria porque tenho mais de 29.000€ lol), mas era para entender esta parte...
Podes sempre resgatar as aplicações até ficares com 20/25k e investes em imobiliário. Ouvi dizer que o AL vai bombar :lol:

Mas espera lá, tu atualmente ainda tens 4,2%? Presumo que já tenhas renegociado entretanto por isso deduzo que seja sobre a taxa atual.
A média da euribor 3M quando fiz o empréstimo era de 4,2%, Julho de 2007, o spread é que dá para renegociar lol

Quanto ao património, posso meter tudo no Moey já que não me aparece este banco no mapa do banco de portugal lol
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder