=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Simulador de IRS

Está-se a aproximar a altura do IRS. E agora? Aqui o fórum para tirar duvidas de fiscalidade!
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Simulador de IRS

Mensagem por JRJordao »

Simulador básico, para rendimentos de trabalho (ou pensões) e despesas.
https://www.apfn.com.pt/irs2022.php

Se descobrirem outros, vão partilhando neste tópico.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: Simulador de IRS

Mensagem por JRJordao »

Mais um, da PWC em formato Excel (com macros)
https://www.pwc.pt/pt/pwcinforfisco/orc ... -2022.xlsm

Comparando com o simulador online da APFN, acrescenta os PPRs e donativos, mas perde os rendimentos categoria B, a retenção na fonte "à medida" (assume-a internamente sem sequer a mostrar) e o benefício municipal.
Stormer
Mensagens: 97
Registado: 21 jan 2023 20:20
Has thanked: 5 times
Been thanked: 9 times

Re: Simulador de IRS

Mensagem por Stormer »

Falta ali um sitio para colocar o grau de deficiência de algum dos conjugues .
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2144
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Simulador de IRS

Mensagem por D@emoon »

Foi com grande satisfação que vi que o Francisco Mesquita voltou a fazer simuladores de IRS, para mim um dos melhores que sempre existiram:

Podem fazer download do mesmo em excel no site https://utilitarios.pt/irs.htm, é mesmo a última opção disponível no site ou em Cálculos e Simuladores.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: Simulador de IRS

Mensagem por JRJordao »

Stormer Escreveu: 12 mar 2023 15:28 Falta ali um sitio para colocar o grau de deficiência de algum dos conjugues .
Entre muitas outras coisas, incluíndo tudo o que tenha a ver com investimento (mobiliário e imobiliário).
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: Simulador de IRS

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 12 mar 2023 17:19 Foi com grande satisfação que vi que o Francisco Mesquita voltou a fazer simuladores de IRS, para mim um dos melhores que sempre existiram:

Podem fazer download do mesmo em excel no site https://utilitarios.pt/irs.htm, é mesmo a última opção disponível no site ou em Cálculos e Simuladores.
Muito bom!
Felizmente voltou, após vários anos de ausência.
Futsal78
Mensagens: 87
Registado: 04 out 2022 11:29
Has thanked: 36 times
Been thanked: 9 times

Re: Simulador de IRS

Mensagem por Futsal78 »

Já simulei no site das finanças e vão me roubar mais de 50% :-P

Juros CH não deviam aparecer no H quadro 7?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2144
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Simulador de IRS

Mensagem por D@emoon »

Futsal78 Escreveu: 30 mar 2023 22:19 Já simulei no site das finanças e vão me roubar mais de 50% :-P

Juros CH não deviam aparecer no H quadro 7?
Se não aparece metes quando entregares a declaração, desde que seja casa comprada até Dezembro de 2011, qualquer das formas hoje é dia 30 de Março, se até ao meio do mês de Abril costumam existirem erros imagina a 30 de Março 😁
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Futsal78
Mensagens: 87
Registado: 04 out 2022 11:29
Has thanked: 36 times
Been thanked: 9 times

Re: Simulador de IRS

Mensagem por Futsal78 »

D@emoon Escreveu: 30 mar 2023 22:28
Futsal78 Escreveu: 30 mar 2023 22:19 Já simulei no site das finanças e vão me roubar mais de 50% :-P

Juros CH não deviam aparecer no H quadro 7?
Se não aparece metes quando entregares a declaração, desde que seja casa comprada até Dezembro de 2011, qualquer das formas hoje é dia 30 de Março, se até ao meio do mês de Abril costumam existirem erros imagina a 30 de Março 😁
sim, só estava simulando :D
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: Simulador de IRS

Mensagem por JRJordao »

Nada assinala o início da época de entrega do IRS como as primeiras queixas "este ano vou receber menos". :lol:

Olhem para os rendimentos, retenções e despesas (deduções), em comparação com o ano anterior. Não vejam o resultado da simulação como "o IRS que pago", é apenas um acerto.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: Simulador de IRS

Mensagem por JRJordao »

Futsal78 Escreveu: 30 mar 2023 22:19 Já simulei no site das finanças e vão me roubar mais de 50% :-P
É a multa por entregar fora do prazo ;)
lumaalvinho
Mensagens: 19
Registado: 04 out 2022 14:41
Has thanked: 26 times
Been thanked: 4 times

Re: Simulador de IRS

Mensagem por lumaalvinho »

Boa tarde,
não sei se será o local correto, mas mesmo assim vou colocar a questão.
Abri no ano passado uma conta na DEGIRO, e fiz 2 depósitos e 2 levantamentos no mesmo montante para testar a plataforma. Não fiz qualquer aquisição e a conta está a zero. A minha questão é, mesmo assim tenho de declarar a conta bancária associada à DEGIRO na declaração de IRS? Se sim, onde devo fazê-lo?

Obrigado desde já pela resposta.
Avatar do Utilizador
00ba
Mensagens: 26
Registado: 04 out 2022 12:09
Has thanked: 5 times
Been thanked: 10 times

Re: Simulador de IRS

Mensagem por 00ba »

lumaalvinho Escreveu: 05 abr 2023 15:47 Boa tarde,
não sei se será o local correto, mas mesmo assim vou colocar a questão.
Abri no ano passado uma conta na DEGIRO, e fiz 2 depósitos e 2 levantamentos no mesmo montante para testar a plataforma. Não fiz qualquer aquisição e a conta está a zero. A minha questão é, mesmo assim tenho de declarar a conta bancária associada à DEGIRO na declaração de IRS? Se sim, onde devo fazê-lo?

Obrigado desde já pela resposta.
Sim, anexo J, quadro 11.

Edit, mais info:
QUADRO 11 – CONTAS DE DEPÓSITOS OU DE TÍTULOS ABERTAS EM INSTITUIÇÃO FINANCEIRA NÃO
RESIDENTE EM TERRITÓRIO PORTUGUÊS OU EM SUCURSAL LOCALIZADA FORA DO TERRITÓRIO
PORTUGUÊS DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA RESIDENTE
Destina-se a identificar as contas de depósito ou de títulos abertas em instituição financeira não residente em
território português ou em sucursal localizada fora do território português de instituição financeira residente, em
nome do titular identificado no campo 03 do quadro 3A, ou de que seja beneficiário ou esteja autorizado a
movimentar, em conformidade com o disposto nos nºs 8 e 9 do artigo 63.º-A da Lei geral tributária.
As referidas contas devem ser identificadas através dos seguintes elementos:
IBAN – International Bank Account Number (número internacional de conta bancária – máximo 34 carateres);
BIC – Bank Identifier Code (código de identificação do banco – máximo 11 carateres).
Não podendo as contas ser identificadas pelo IBAN ou BIC, deverá identificar o respetivo número.
em Anexo J
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2144
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Simulador de IRS

Mensagem por D@emoon »

Agora estou aqui com uma dúvida.

Estava a ajudar a fazer um IRS de uma pessoa que vendeu um imóvel em 2022 e no mesmo ano fez um seguro de capitalização ( naquele âmbito dos reformados ficarem de fora do pagamento das mais valias se fizerem um seguro ) e na simulação dá na mesma a pagar, não sei se estou a ver mal a coisa ou se o simulador ainda não está correcto, mas acho que deveria de dar 0€ a pagar...

Para enquadrar, compra de imóvel por 16.000€, e venda por 55.000€, aquisição de seguro de 40.000€ ( foi um castigo para fazer o anexo G que só dava erros lol )
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: Simulador de IRS

Mensagem por JRJordao »

Nunca tratei de uma declaração com essa situação, mas estive a dar uma olhada ao anexo G.

No quadro 5 preencheste o valor aplicado no seguro nos campos 5012 e 5013?

Tens a certeza que o valor que dá a pagar se refere à venda do imóvel e não os restantes rendimentos? Eliminando o anexo G não dá valor a pagar?
Responder