Coast FIRE Calculator
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 592 times
- Been thanked: 669 times
Coast FIRE Calculator
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
- D@emoon
Re: Coast FIRE Calculator
Isto é mais para a malta que tem agora 20 anos, nós já somos velhos
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 344 times
- Been thanked: 585 times
A minha fórmula é mais simples, mas talvez ainda mais ambiciosa
Dá para depois viver(mos) só com produtos de capital garantido e pequenos "desbastes" da poupança para despesas extraordinárias. Se ainda por cima vier alguma pensão de reforma, será o luxo!
Código: Selecionar todos
poupança = (despesas_anuais * 1,5) * (90 - idade)
Com essas contas ainda fico pior do que com a página do Coast FireJRJordao Escreveu: ↑18 abr 2023 19:15 A minha fórmula é mais simples, mas talvez ainda mais ambiciosaDá para depois viver(mos) só com produtos de capital garantido e pequenos "desbastes" da poupança para despesas extraordinárias. Se ainda por cima vier alguma pensão de reforma, será o luxo!Código: Selecionar todos
poupança = (despesas_anuais * 1,5) * (90 - idade)
Se abrirmos os horizontes, vemos que existem vários tipos diferentes de FIRE menos "violentos" que os tradicionais: Flamingo e Barista, p.ex. Isto até porque não estou a ver assim muita gente deixar totalmente de fazer algo aos 30, 40 ou mesmo 50 anos, sobretudo se forem pessoas ativas, que tenham um hobbie que gere rendimento ou que persigam algum propósito de vida.
Pessoalmente, gostei do artigo seguinte: https://www.damadeouros.com/descobre-o-teu-tipo-fire/
Pessoalmente, gostei do artigo seguinte: https://www.damadeouros.com/descobre-o-teu-tipo-fire/
- D@emoon
Ou então aquela fórmula simples de multiplicar as despesas anuais por 25, que pressupõe ter o património em algo que renda no mínimo 4%.
Exemplo:
10.000€ de despesas anuais x 25 = 250.000€
250.000 x 4% = aos 10.000€ necessários por ano para pagar as despesas.
Ora 4% é algo bem fácil de alcançar, mas se falarmos em 10% que se consegue numa carteira de fundos de investimento ou ETFs, já não serão necessários 250.000€ para alcançar o FIRE, bastam 100.000€...claro que com mais risco...
Exemplo:
10.000€ de despesas anuais x 25 = 250.000€
250.000 x 4% = aos 10.000€ necessários por ano para pagar as despesas.
Ora 4% é algo bem fácil de alcançar, mas se falarmos em 10% que se consegue numa carteira de fundos de investimento ou ETFs, já não serão necessários 250.000€ para alcançar o FIRE, bastam 100.000€...claro que com mais risco...
Se não me engano os 4% é o valor máximo, ajustado à inflação, que podes retirar de modo a conseguires ter dinheiro para as despesas durante 30 anos, ajustados à inflação. Tem como base várias simulações feitas aos retornos obtidos em diversos periodos temporais e esse era a percentagem máxima que se conseguia retirar.
Isto para um americano que não tem nenhuma reforma do estado. No nosso caso o valor será menor. De qualquer modo para conseguir com 10% é preciso ter muita sorte.
Isto para um americano que não tem nenhuma reforma do estado. No nosso caso o valor será menor. De qualquer modo para conseguir com 10% é preciso ter muita sorte.
Quando referi:
, estava a querer enfatizar o FI - Financial Independency, não tanto o RE - Retire Early. Daí a ter dado os exemplos do Barista e do Flamingo.existem vários tipos diferentes de FIRE menos "violentos" que os tradicionais
Espero-me enganar, mas acho que essa miúda se vai espalhar. Acho que está a ser enganada por um bull market brutal.fmasousa Escreveu: ↑09 out 2024 11:05 Pessoalmente, gostei do artigo seguinte: https://www.damadeouros.com/descobre-o-teu-tipo-fire/
Eu nunca fui de FIRE normal nem nunca tive esse sonho, sempre geri a minha visa ajustando o quantidade de trabalho ao dinheiro que preciso de ganhar para viver. Por outro lado sei que sou previligiado em poder fazer isso!
E o que queres dizer com isso? trabalhar mas fazeres só o que gostas? Não ter de aturar chefes?
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Não conheço a miúda nem a histótia dela. Ouvi ontem só um pouco de um podcast: identifiquei-me com a pronúncia dela...Espero-me enganar, mas acho que essa miúda se vai espalhar. Acho que está a ser enganada por um bull market brutal.
Sim, trabalhar só no que me faça realizado. Ainda há chefes bons de aturar... poucos, mas há.E o que queres dizer com isso? trabalhar mas fazeres só o que gostas? Não ter de aturar chefes?