=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

IRS: Menos valias 2022

Está-se a aproximar a altura do IRS. E agora? Aqui o fórum para tirar duvidas de fiscalidade!
Responder
FoXTrOTe
Mensagens: 6
Registado: 18 fev 2023 01:41
Has thanked: 4 times
Been thanked: 1 time

IRS: Menos valias 2022

Mensagem por FoXTrOTe »

Boa tarde. A quem me puder ajudar agradecia imenso.

Em 2022 vendi uns fundos de investimentos internacionais. Os mesmos geraram menos valias. Em 2022 não vendi fundos com mais valias. Ou seja neste momento o saldo é negativo.

A minha dúvida é:

1 - Compensa englobar?
2 - As menos valias de 2022 passam automaticamente dedutíveis para os 5 anos seguintes? Ou é necessário englobar para serem dedutíveis para os 5 anos seguintes?

Estou aqui um pouco confuso e agradeço a quem me puder ajudar.
Obrigado
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: IRS: Menos valias 2022

Mensagem por JRJordao »

1 - Este ano, se não declaras mais-valias, não tem qualquer impacto no resultado. Durante os próximos 4 anos (acho que são 4 e não 5), se englobares mais-valias poderás abater-lhes estas menos-valias. Se esse englobamento te compensará ou não, depende do valor das mais-valias, menos-valias e restantes rendimentos englobados (salários, etc). Mas, para já, não vejo nenhum inconveniente em englobares as menos-valias. Depois logo decides se as abates ou não.

2 - Só se englobares. Não englobadas, só "valem" na declaração de registo (neste caso, a referente a 2022).
FoXTrOTe
Mensagens: 6
Registado: 18 fev 2023 01:41
Has thanked: 4 times
Been thanked: 1 time

Re: IRS: Menos valias 2022

Mensagem por FoXTrOTe »

JRJordao Escreveu: 22 abr 2023 15:12 1 - Este ano, se não declaras mais-valias, não tem qualquer impacto no resultado. Durante os próximos 4 anos (acho que são 4 e não 5), se englobares mais-valias poderás abater-lhes estas menos-valias. Se esse englobamento te compensará ou não, depende do valor das mais-valias, menos-valias e restantes rendimentos englobados (salários, etc). Mas, para já, não vejo nenhum inconveniente em englobares as menos-valias. Depois logo decides se as abates ou não.

2 - Só se englobares. Não englobadas, só "valem" na declaração de registo (neste caso, a referente a 2022).
Obrigado pela resposta.

Pelo que percebi, suponhamos um exemplo, que daqui a 3 anos tenho mais valias, quando for a fazer o IRS de 2026, terei também de englobar o de 2026 para abater as menos valias de 2022, certo?
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: IRS: Menos valias 2022

Mensagem por JRJordao »

Terás de voltar a englobar o anexo G de 2026. O englobamento é feito por anexos (categorias de rendimento, mais corretamente).

Se essas mais-valias de 2026, após abater as menos-valias de 2022, continuarem muito elevadas, e/ou os teus restantes rendimentos englobados (salários) forem elevados, a opção de englobamento não será vantajosa pois em vez da taxa autónoma de 28% serão sujeitos à tua taxa superior de escalão. Será uma questão de na altura simular os dois cenários.
FoXTrOTe
Mensagens: 6
Registado: 18 fev 2023 01:41
Has thanked: 4 times
Been thanked: 1 time

Re: IRS: Menos valias 2022

Mensagem por FoXTrOTe »

JRJordao Escreveu: 22 abr 2023 16:42 Terás de voltar a englobar o anexo G de 2026. O englobamento é feito por anexos (categorias de rendimento, mais corretamente).

Se essas mais-valias de 2026, após abater as menos-valias de 2022, continuarem muito elevadas, e/ou os teus restantes rendimentos englobados (salários) forem elevados, a opção de englobamento não será vantajosa pois em vez da taxa autónoma de 28% serão sujeitos à tua taxa superior de escalão. Será uma questão de na altura simular os dois cenários.
Percebido.

A propósito de estar a falar no anexo G. Eu nunca utilizei o anexo G para declarar os fundos de investimento. Utilizei sempre o anexo J, o quadro 9.2 com opção de englobamento. Será melhor utilizar o anexo G? Se sim, qual o quadro? Obrigado.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: IRS: Menos valias 2022

Mensagem por JRJordao »

FoXTrOTe Escreveu: 22 abr 2023 17:23 A propósito de estar a falar no anexo G. Eu nunca utilizei o anexo G para declarar os fundos de investimento. Utilizei sempre o anexo J, o quadro 9.2 com opção de englobamento. Será melhor utilizar o anexo G? Se sim, qual o quadro? Obrigado.
Não é ao teu gosto! :lol:
O anexo J é para tudo o que originou no estrangeiro. Se os teus fundos de investimento são estrangeiros, é lá que pertencem.
FoXTrOTe
Mensagens: 6
Registado: 18 fev 2023 01:41
Has thanked: 4 times
Been thanked: 1 time

Re: IRS: Menos valias 2022

Mensagem por FoXTrOTe »

Obrigado, JRJordao.
Responder