=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Obrigações super high yield

Fórum de discussão sobre obrigações
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Obrigações super high yield

Mensagem por Kosta »

Sendo eu adepto de bonds e sabendo de antemão que a yield é sempre proporcional ao risco gostava de saber a vossa opinião acerca de obrigações soberanas de países com rating muito duvidoso.

Tentei pesquisar por históricos de incumprimento mas não encontrei informações sobre o assunto, imagino que haja muito risco associado mas será assim tão descabido colocar uma pequena percentagem do portefólio em obrigações com estas yields?

Algum de vocês já se aventurou nisto, qual a vossa opinião?

Imagem
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Obrigações super high yield

Mensagem por Virtua »

Conheço quem fazia bom $ nisso. Não sei o que ele anda a fazer nos dias que correm. Para além que há uma forma de investimento semelhante: Distressed debt

Neste caso deve ser risco câmbial do que outra coisa!! Toda a gente a despachar as obrigações turcas por causa da lira. No último ano foi de 18 liras para 28 liras por 1 usd
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: Obrigações super high yield

Mensagem por JRJordao »

Comprei venezuela há uns 11 anos. Passados os primeiros 5, deixaram de pagar cupão e entraram no "limbo", onde ainda se encontram.

Neste momento considero que não existem (mecanismo mental para deixar de me chatear), apesar de estarem a haver desenvolvimentos positivos que acompanho de longe.

Tive experiências muito felizes com obrigações da Grécia, Irlanda e Portugal (crise 2009).
3rdWorldBuffett
Mensagens: 136
Registado: 14 jan 2023 11:39
Has thanked: 21 times
Been thanked: 63 times

Re: Obrigações super high yield

Mensagem por 3rdWorldBuffett »

Virtua Escreveu: 13 out 2023 15:18 Conheço quem fazia bom $ nisso. Não sei o que ele anda a fazer nos dias que correm. Para além que há uma forma de investimento semelhante: Distressed debt
No tempos do Caldeirão havia um user que tinha uma carteira assim e ia publicando atualizações, apesar de não ser para mim era bastante interessante acompanhar.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2146
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Obrigações super high yield

Mensagem por D@emoon »

O problema muitas vezes é conseguir vender depois, mas se conseguirem ir até à maturidade e comprar bem abaixo do par faz-se muito € com isso, tal como diz o JRJordao obrigações destes países na altura foi realemnte do melhor, directamente não tinha mas tive boas rentabilidades em fundos que apostavam nesses países.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Obrigações super high yield

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 13 out 2023 15:24 O problema muitas vezes é conseguir vender depois, mas se conseguirem ir até à maturidade e comprar bem abaixo do par faz-se muito € com isso, tal como diz o JRJordao obrigações destes países na altura foi realemnte do melhor, directamente não tinha mas tive boas rentabilidades em fundos que apostavam nesses países.
Pois, mas esses países tinham divida em euros!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2146
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Obrigações super high yield

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 13 out 2023 15:25
D@emoon Escreveu: 13 out 2023 15:24 O problema muitas vezes é conseguir vender depois, mas se conseguirem ir até à maturidade e comprar bem abaixo do par faz-se muito € com isso, tal como diz o JRJordao obrigações destes países na altura foi realemnte do melhor, directamente não tinha mas tive boas rentabilidades em fundos que apostavam nesses países.
Pois, mas esses países tinham divida em euros!!
Sim, o que o Kosta quer é algo bem mais hot :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Obrigações super high yield

Mensagem por Kosta »

Talvez não seja assim tão descabido meter umas "moedas" na divida de um destes países mais "exóticos" :D

A oferta na IBKR é muito vasta e apenas em moedas fortes, EUR, USD, GBP e CAD, não sei se isso invalida o risco cambial da moeda local do pais emissor da obrigação, a ideia seria pegar nas bonds com uma maturidade mais curta, tipo 1,2 ou 3 anos que aparecem com 20 ou 30% de desconto + cupão que quase chega a 10% e manter até ao fim.
Última edição por Kosta em 16 out 2023 16:31, editado 1 vez no total.
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Obrigações super high yield

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 13 out 2023 15:18 Neste caso deve ser risco câmbial do que outra coisa!!
Virtua Escreveu: 13 out 2023 15:25 Pois, mas esses países tinham divida em euros!!
Virtua explica-me uma coisa, e se as obrigações forem transacionadas em euros também existe o risco cambial devido a moeda local ser outra?


ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Obrigações super high yield

Mensagem por Virtua »

Resposta rápida: Não. Resposta longa: Talvez.

Eles vão pagar em EUR, ou seja, não há risco câmbial. Mas se a moeda local vier por aí abaixo a verdade é que vai dificultar a capacidade deles pagarem. Ou seja se realmente houver uma decorracada no valor (do estilo lira turca estes últimos anos) vai aumentar a dificuldade de eles pagarem em moeda estrangeira, aumentando a probabilidade de default em moeda não local.

Isso foi umas das coisas que levou à hiperinflação da república de Weimar (pagar as dívidas aos Aliados nas respectivas moedas).

Tens um livro bom sobre isso: When Money Dies (Estudar história económica/financeira é a melhor forma de perceberes como ela funciona e o porquê, muito mais do que a maioria das teorias da treta de economistas com "prémio nobel")
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Obrigações super high yield

Mensagem por Kosta »

Ok entendi, era o que eu imaginava mas mas como tinhas referido o risco cambial fiquei com a pulga atras da orelha :roll:

Neste caso existe um forte risco de defaut mas nem é pela desvalorização da moeda deles, o país enfrenta problemas políticos com os bancos sem liquidez e o FMI ao barulho lá no meio, daí haver bonds a ser despachadas por metade do preço nominal.

Isto não invalida que possa ter valor arriscar algum capital a curto prazo com yields a 30% em euros, pelo menos a inflação não está ao nível da Argentina e Turquia :o
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Obrigações super high yield

Mensagem por Virtua »

Kosta Escreveu: 16 out 2023 17:26 mas como tinhas referido o risco cambial fiquei com a pulga atras da orelha :roll:
Eu referi inicialmente. Mas depois nos searches seguintes já ajustaste os filtros ;)

P.S. - Já enviei o tópico ao meu amigo. Pode ser que apareça por aí. Disse-me que está longo Roménia. Mas a 6% parece-me um pouco de meninos (eu até preferiria high yield)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Obrigações super high yield

Mensagem por Kosta »

Concordo, Roménia a 6% não é ruim mas prefiro as minhas UK a 5%, isso é para ir all in.

Como diz o D@emoon eu pretendo algo mais "hot" :lol:
fp75
Mensagens: 25
Registado: 04 out 2022 14:40
Has thanked: 4 times
Been thanked: 5 times

Re: Obrigações super high yield

Mensagem por fp75 »

Para "hot" (ainda para mais com a incerteza atual na região) temos as obrigações do Egito (EGYPT 6.375% 11/04/2031).
Além do cupão interessante, esta obrigação está a cotar nos 53%!...
Kosta
Mensagens: 130
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 60 times
Been thanked: 21 times

Re: Obrigações super high yield

Mensagem por Kosta »

fp75 Escreveu: 17 out 2023 09:55 Para "hot" (ainda para mais com a incerteza atual na região) temos as obrigações do Egito (EGYPT 6.375% 11/04/2031).
Além do cupão interessante, esta obrigação está a cotar nos 53%!...
Maturidade muito longa, YTM de 18%, no meu entender quanto mais tardia a maturidade maior o risco de defaut, no entanto o Egito também entra na lista das melhores yields, por ex: (EG Govt 4.75 Apr11'25) está a 76% mas como a maturidade é curta representa uma YTM de 25%.

A luta está renhida entre Egito e Tunísia com vantagem para esta ultima porque a moeda local não desvalorizou nos últimos 5 anos, a inflação também é muito menor mas isso não deve ser uma vantagem porque desvaloriza a divida.
Responder