=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

PPR GOLDEN SGF ETF

Local de discussão sobre tudo o que é relacionado com PPRs
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por Virtua »

jcmota00 Escreveu: 13 mar 2024 23:05 Não sei se mudaram alguma coisa ou não, mas hoje (dia 13) fui ver como estava o PPR e a atualização era de dia 7.
Caso se confirme, já é uma melhoria significativa.
Não mudaram nada. Às vezes é questão de sorte. Há alturas em que só anda com uma semana de atraso. Até é +/- o nomal.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
LearningMan
Mensagens: 1
Registado: 19 mar 2024 10:59

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por LearningMan »

Bom dia,
Estou a pensar seriamente subscrever este PPR. Talvez diluir o investimento em dois PPR diferentes até atingir o valor máximo anual para benefício fiscal. Após ler os comentários nesta thread, queria perguntar aos conhecedores se tem alguma nova opiniao quanto a este PPR? Acham benéfico ou para esquecer? Tenho boa impressão do mesmo, ainda que não tenha um histórico verificável dado a sua idade
Abraço
Louie
Mensagens: 256
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 106 times
Been thanked: 73 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por Louie »

Eu transferi uma parte do Smart Invest para testar este e tenho reforçado os dois mensalmente.

Como dizes, ainda não tem histórico. A app é arcaica e só apresenta o saldo global.
Mais a treta do atraso de cotações e não haver outro sitio além do site da SGF com as mesmas, o qual raramente acedo, não contribuem muito para seguir a evolução deste PPR. Até agora acho que ainda nem sequer tem ISIN.

Outra situação é que pela informação divulgada sobre a composição da carteira, esta aparenta estar ainda em construção pois tem tido uma alocação significativa em cash. Parece que este produto tem sido popular e tem havido bastantes influxos de capital, o que é aparentemente problemático para a SGF pois parece ter uma estrutura pequena e pouco pessoal para dar seguimento às solicitações.

Dito isto, neste momento a minha impressão é neutra. Ainda estou naquela do "esperar para ver".
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por Virtua »

LearningMan Escreveu: 19 mar 2024 11:02 Tenho boa impressão do mesmo
Porque é que tens boa impressão dele?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Louie
Mensagens: 256
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 106 times
Been thanked: 73 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 19 mar 2024 12:18
LearningMan Escreveu: 19 mar 2024 11:02 Tenho boa impressão do mesmo
Porque é que tens boa impressão dele?
Eu aposto na TER e na composição da carteira :geek:
tdsinvesting
Mensagens: 5
Registado: 20 dez 2023 18:39
Has thanked: 3 times
Been thanked: 3 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por tdsinvesting »

Hey hey pessoal!

Fiz uma análise que compara variações diárias entre o (A - cor vermelha) SGF PPR ETF e o (B - cor azul) Benchmark que definem no Regulamento de Gestão.

Fonte de dados do SGF PPR ETF: https://goldensgf.pt/dos-fundos/ (á data de hoje, o link no botão de download é: https://goldensgf.pt/wp-content/uploads ... 111-1.xlsx)

Fonte de dados do Benchmark: Yahoo finance
Composição do benchmark (tickers traduzidos para exchange codes da yahoo):
Imagem

Os meus comentários:
- Efetivamente o PPR teve um péssimo início em termos de seguir o Benchmark proposto.
- Algures em Janeiro a coisa parece que começou a melhorar
- Parece que depois de 18 de Fev, há um atraso de 1 dia na cotação (que antes não existia)

Deixei de investir neste PPR quando vi os resultados em Janeiro.
Neste momento, olhando para a tendência de aproximação de ambas as séries, vou aguardar pelos resultados da carteira de 2024-02 para decidir se volto a automatizar o investimento ou não.


Relativamente á análise em si - alguém consegue validar / replicar este exercício?
Edu09campos
Mensagens: 3
Registado: 01 mar 2024 14:41
Has thanked: 4 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por Edu09campos »

tdsinvesting Escreveu: 20 mar 2024 10:20 Hey hey pessoal!

Fiz uma análise que compara variações diárias entre o (A - cor vermelha) SGF PPR ETF e o (B - cor azul) Benchmark que definem no Regulamento de Gestão.

Fonte de dados do SGF PPR ETF: https://goldensgf.pt/dos-fundos/ (á data de hoje, o link no botão de download é: https://goldensgf.pt/wp-content/uploads ... 111-1.xlsx)

Fonte de dados do Benchmark: Yahoo finance
Composição do benchmark (tickers traduzidos para exchange codes da yahoo):
Imagem

Os meus comentários:
- Efetivamente o PPR teve um péssimo início em termos de seguir o Benchmark proposto.
- Algures em Janeiro a coisa parece que começou a melhorar
- Parece que depois de 18 de Fev, há um atraso de 1 dia na cotação (que antes não existia)

Deixei de investir neste PPR quando vi os resultados em Janeiro.
Neste momento, olhando para a tendência de aproximação de ambas as séries, vou aguardar pelos resultados da carteira de 2024-02 para decidir se volto a automatizar o investimento ou não.


Relativamente á análise em si - alguém consegue validar / replicar este exercício?
Que ferramenta usaste para fazer esta análise?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por Virtua »

Edu09campos Escreveu: 21 mar 2024 14:39 Que ferramenta usaste para fazer esta análise?
99% de probabilidade de ser python :lol:

O gráfico é feito com matplotlib/seaborn
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
tdsinvesting
Mensagens: 5
Registado: 20 dez 2023 18:39
Has thanked: 3 times
Been thanked: 3 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por tdsinvesting »

Edu09campos Escreveu: 21 mar 2024 14:39
tdsinvesting Escreveu: 20 mar 2024 10:20 Hey hey pessoal!

Fiz uma análise que compara variações diárias entre o (A - cor vermelha) SGF PPR ETF e o (B - cor azul) Benchmark que definem no Regulamento de Gestão.

Fonte de dados do SGF PPR ETF: https://goldensgf.pt/dos-fundos/ (á data de hoje, o link no botão de download é: https://goldensgf.pt/wp-content/uploads ... 111-1.xlsx)

Fonte de dados do Benchmark: Yahoo finance
Composição do benchmark (tickers traduzidos para exchange codes da yahoo):
Imagem

Os meus comentários:
- Efetivamente o PPR teve um péssimo início em termos de seguir o Benchmark proposto.
- Algures em Janeiro a coisa parece que começou a melhorar
- Parece que depois de 18 de Fev, há um atraso de 1 dia na cotação (que antes não existia)

Deixei de investir neste PPR quando vi os resultados em Janeiro.
Neste momento, olhando para a tendência de aproximação de ambas as séries, vou aguardar pelos resultados da carteira de 2024-02 para decidir se volto a automatizar o investimento ou não.


Relativamente á análise em si - alguém consegue validar / replicar este exercício?
Que ferramenta usaste para fazer esta análise?
Python - desenvolvi utilitários para obter dados históricos através do Yahoo (reutilizando já muita coisa existente ) e um crawler do Euribor rates.
Depois implementei a lógica de criar portfolios , pesá-los e recriar as variações desse portfólio ao longo do tempo (para casos de uso como por exemplo backtesting de uma política de investimento).

Sobre o plot , actually é plotly 😅 mas potato - potato
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por Virtua »

tdsinvesting Escreveu: 21 mar 2024 16:25 Sobre o plot , actually é plotly 😅 mas potato - potato
Verdade aagora que olho com mais atenção. Como uso o meu tema de plotly personalizado parece-me seaborn. Assim tb já podia ser R. Eu já usava Plotly desde o tempo em que programava em R :geek:

Tenho que abrir aqui um canto para programação financeira!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
tdsinvesting
Mensagens: 5
Registado: 20 dez 2023 18:39
Has thanked: 3 times
Been thanked: 3 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por tdsinvesting »

https://goldensgf.pt/wp-content/uploads ... GF-ETF.pdf

Parece que já temos valores para 2024-02-28:

Imagem

Comparação com Benchmark Central (BC):
- Ações: BC de 75%, actual de 73.33%
- Obrigações: BC de 22,5%, actual de 19,68%
- Monetário: BC de 2.5%, actual de 7,08%


Será que o peso a mais no Monetário é uma consequência da capacidade operacional entre receber dinheiro dos participantes e fazer os investimentos?

(E o fundo passou os 3M!)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por Virtua »

tdsinvesting Escreveu: 25 mar 2024 15:25 Será que o peso a mais no Monetário é uma consequência da capacidade operacional entre receber dinheiro dos participantes e fazer os investimentos?
Claramente. Já demostraram isso ao longo destes últimos meses. Não percebo isto. É assim tão complicado carregar no botão de "buy"?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
tdsinvesting
Mensagens: 5
Registado: 20 dez 2023 18:39
Has thanked: 3 times
Been thanked: 3 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por tdsinvesting »

Nem tu percebes, nem eu percebo.
Mas esta ineficiência de operação está a ser mais uma "taxa", porque é tempo em que o dinheiro não fica exposto e parte do fundo não tem volatilidade.

Será que os benefícios á saída do PPR compensam estas ineficiência a médio / longo prazo, quando podia estar eu a fazer esta gestão diretamente? Hmm... quant time
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1746
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 593 times
Been thanked: 717 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por Virtua »

tdsinvesting Escreveu: 25 mar 2024 16:35 Nem tu percebes, nem eu percebo.
Mas esta ineficiência de operação está a ser mais uma "taxa", porque é tempo em que o dinheiro não fica exposto e parte do fundo não tem volatilidade.

Será que os benefícios á saída do PPR compensam estas ineficiência a médio / longo prazo, quando podia estar eu a fazer esta gestão diretamente? Hmm... quant time
Não. Já muita gente fez essas contas. Só "compensa" ao pessoal que usa para pagar crédito habitação (e não sei se as contribuuições mais recentes podem ser usadas ou esse "loophole" já foi tapado)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
joaosantos
Mensagens: 1
Registado: 01 abr 2024 13:57

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por joaosantos »

Boa tarde,

Não tenho este PPR declarado no IRS 2023 automático. Alguém tem?

Obrigado
Responder