=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Juros da Trading212

Está-se a aproximar a altura do IRS. E agora? Aqui o fórum para tirar duvidas de fiscalidade!
Responder
Lvsitano
Mensagens: 226
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 50 times
Been thanked: 47 times

Juros da Trading212

Mensagem por Lvsitano »

A Trading212 dá juros diários no capital não investido. Suponho que exista algum tipo de retenção na fonte por parte da corretora, mas a dúvida é que se vai ser necessário declarar no IRS em Portugal? E se sim, só se declara ao resgatar o valor da Trading212 ou mesmo estando a ser rentabilizado na corretora é preciso declarar anualmente os juros?
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: Juros da Trading212

Mensagem por JRJordao »

Essa capital deve ficar depositado num banco estrangeiro. A conta (caso seja dedicada) e os juros precisam ser declarados em relação ao ano em que foram pagos.
Lvsitano
Mensagens: 226
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 50 times
Been thanked: 47 times

Re: Juros da Trading212

Mensagem por Lvsitano »

Neste caso, como são juros ao dia, presumo que a Trading212 envie uma declaração anual com o valor a declarar ao fisco certo?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Juros da Trading212

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 27 dez 2023 08:29 Neste caso, como são juros ao dia, presumo que a Trading212 envie uma declaração anual com o valor a declarar ao fisco certo?
Já fizeste as contas para ver se retiveram alguma coisa? Até estou +/- curioso com isso! Lembro-me que havia duvidas semelhantes com a Trading Republic que ficou famosa no reddit. Já pesquisaste na sub do literacia financeira? algo tipo "juros+trading republic + impostos"
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 854
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 251 times
Been thanked: 407 times

Re: Juros da Trading212

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 27 dez 2023 17:15 Já fizeste as contas para ver se retiveram alguma coisa? Até estou +/- curioso com isso! Lembro-me que havia duvidas semelhantes com a Trading Republic que ficou famosa no reddit. Já pesquisaste na sub do literacia financeira? algo tipo "juros+trading republic + impostos"
Na Trade Republic, pelo que leio (estou-me a tornar cliente agora), não é feita qualquer retenção.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1740
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 592 times
Been thanked: 715 times

Re: Juros da Trading212

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 27 dez 2023 18:33 Na Trade Republic, pelo que leio (estou-me a tornar cliente agora), não é feita qualquer retenção.
Tb tenho essa impressão. Não faz sentido eles fazerem retenção. Em relação ao $ acho que nós é que teremos de ter em consideração. Talvez dê para exportar um excel com os movimentos/créditos e soma-se os dias todos.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Lvsitano
Mensagens: 226
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 50 times
Been thanked: 47 times

Re: Juros da Trading212

Mensagem por Lvsitano »

Virtua Escreveu: 27 dez 2023 17:15
Lvsitano Escreveu: 27 dez 2023 08:29 Neste caso, como são juros ao dia, presumo que a Trading212 envie uma declaração anual com o valor a declarar ao fisco certo?
Já fizeste as contas para ver se retiveram alguma coisa? Até estou +/- curioso com isso! Lembro-me que havia duvidas semelhantes com a Trading Republic que ficou famosa no reddit. Já pesquisaste na sub do literacia financeira? algo tipo "juros+trading republic + impostos"
Neste momento tenho lá cêntimos uninvested, que sobraram. A questão é que podem não reter imposto, mas deveriam emitir uma declaração com os valores do juros, não faz muito sentido o cliente ter de andar a fazer contas. Até os bancos em Portugal mesmo retendo impostos emitem uma declaração anual.
dkren
Mensagens: 12
Registado: 04 out 2022 13:28
Has thanked: 6 times
Been thanked: 4 times

Re: Juros da Trading212

Mensagem por dkren »

Lvsitano Escreveu: 27 dez 2023 20:39
Virtua Escreveu: 27 dez 2023 17:15
Lvsitano Escreveu: 27 dez 2023 08:29 Neste caso, como são juros ao dia, presumo que a Trading212 envie uma declaração anual com o valor a declarar ao fisco certo?
Já fizeste as contas para ver se retiveram alguma coisa? Até estou +/- curioso com isso! Lembro-me que havia duvidas semelhantes com a Trading Republic que ficou famosa no reddit. Já pesquisaste na sub do literacia financeira? algo tipo "juros+trading republic + impostos"
Neste momento tenho lá cêntimos uninvested, que sobraram. A questão é que podem não reter imposto, mas deveriam emitir uma declaração com os valores do juros, não faz muito sentido o cliente ter de andar a fazer contas. Até os bancos em Portugal mesmo retendo impostos emitem uma declaração anual.
já experimentaste isto?
https://helpcentre.trading212.com/hc/en ... cial-year-
Lvsitano
Mensagens: 226
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 50 times
Been thanked: 47 times

Re: Juros da Trading212

Mensagem por Lvsitano »

dkren Escreveu: 28 dez 2023 12:09
Lvsitano Escreveu: 27 dez 2023 20:39
Virtua Escreveu: 27 dez 2023 17:15

Já fizeste as contas para ver se retiveram alguma coisa? Até estou +/- curioso com isso! Lembro-me que havia duvidas semelhantes com a Trading Republic que ficou famosa no reddit. Já pesquisaste na sub do literacia financeira? algo tipo "juros+trading republic + impostos"
Neste momento tenho lá cêntimos uninvested, que sobraram. A questão é que podem não reter imposto, mas deveriam emitir uma declaração com os valores do juros, não faz muito sentido o cliente ter de andar a fazer contas. Até os bancos em Portugal mesmo retendo impostos emitem uma declaração anual.
já experimentaste isto?
https://helpcentre.trading212.com/hc/en ... cial-year-
Deverá ser isso, só devem libertar a declaração de 2023 no início de 2024. Obrigado pela dica.
Responder