=> Questionário sobre correctoras aqui: Questionário sobre as corretoras em Portugal. Nem precisam de se registar para ajudar à literacia financeira nacional. Obrigado.

Portfólio de ETF´s - fmasousa

Local de discussão sobre fundos e ETFs
fmasousa
Mensagens: 24
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 2 times

Portfólio de ETF´s - fmasousa

Mensagem por fmasousa »

Bom dia,

Incluído no portfólio de investimentos viewtopic.php?t=378, tenho aproximadamente 1% investido nos seguintes ETF's:

Ouro >>> https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 0#overview

SP500 >>> https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 00BFMXXD54

MSCI Worl Países Desenvolvidos >>> https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 00B4L5Y983

Investi nestes 3 ETF's pois considerei serem historicamente estáveis e são todos acc, fatores essenciais para a minha estratégia de investimento a longo prazo. O que é certo é que a valorização média deste portfólio está em 13% anual.

Mediante isto, e perseguindo o objetivo de aumentar o peso de ETF's no meu portfólio global, estou a estudar a possibilidade de adquirir mais ETF's, numa linha de diversificar ainda mais o mesmo. Dentro das possibilidades disponíveis, estava a pensar em ETF's de REIT´s, ETF's ligados a países em desenvolvimento ou emergentes, ETF's ligados a países continentais (Europa, Ásia, América, etc.),ETF's ligados a commodities (metais, produtos agrícolas, energias, etc.), e talves ETF's de Obrigações. Confesso que dentro destas possibilidades todas, as que sinto mais dificuldade em analisar são as dos REIT's e das Obrigações. :?
Lvsitano
Mensagens: 290
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 69 times
Been thanked: 62 times

Re: Portfólio de ETF´s - fmasousa

Mensagem por Lvsitano »

Isto deveria estar nas carteiras da comunidade. Anyway, MSCI World países desenvolvidos são 67% de EUA, logo tens aí uma enorme sobreposição com o S&P500. Se um for ao charco, o outro também vai. Aqueles 30 e tal por cento de diferença no MSCI World não farão grande diferença nesse caso.

Ou seja, se queres diversificar, tens de tentar alargar fora da economia dos EUA.
Gajo
Mensagens: 419
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 124 times

Re: Portfólio de ETF´s - fmasousa

Mensagem por Gajo »

fmasousa Escreveu: 16 mai 2024 11:54
Mediante isto, e perseguindo o objetivo de aumentar o peso de ETF's no meu portfólio global, estou a estudar a possibilidade de adquirir mais ETF's, numa linha de diversificar ainda mais o mesmo.
Se queres diversificar a carteira, tens de investir em activos pouco correlaccionado (ou inversamente correlacionados) com os activos da tua carteira actual.

Caso contrário, estás apenas a juntar mais ETF just for the sake of it (more complex => higher returns, right? RIGHT?????!!!!!)
fmasousa Escreveu: 16 mai 2024 11:54 Dentro das possibilidades disponíveis, estava a pensar em ETF's de REIT´s, ETF's ligados a países em desenvolvimento ou emergentes, ETF's ligados a países continentais (Europa, Ásia, América, etc.),
Se estás investido no MSCI World, vais investir noutros mercados desenvolvidos porquê? Ou se calhar não entendeste porque se investe através de ETF de acções (não és o único, calma, não te estou a atacar).

Quanto aos países emergentes e REIT, tens de ver se adicionam alguma coisa à carteira. Ou seja, se melhoram as rentabilidades mais que aumentam o risco, ou se diminuem o risco mantendo a rentabilidade da carteira (ou um mix de ambos). Caso contrário, não estarás a melhorar a carteira per se, apenas estarás a complicar just for the sake of it.
fmasousa Escreveu: 16 mai 2024 11:54 ETF's ligados a commodities (metais, produtos agrícolas, energias, etc.),
Não te metas em commodities. Não adicionam nada a uma carteira para o longo-prazo.

fmasousa Escreveu: 16 mai 2024 11:54 e talves ETF's de Obrigações. Confesso que dentro destas possibilidades todas, as que sinto mais dificuldade em analisar são as dos REIT's e das Obrigações. :?
Aqui sim, adicionares obrigações à carteira pode fazer muito sentido de forma a diminuir a volatilidade da carteira e assim "conseguires dormir melhor à noite". Mas, sendo um mundo, aconselho-te a leres algum do texto do @Virtua sobre esta matéria aqui pelo fórum.
fmasousa
Mensagens: 24
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 2 times

Re: Portfólio de ETF´s - fmasousa

Mensagem por fmasousa »

Anyway, MSCI World países desenvolvidos são 67% de EUA, logo tens aí uma enorme sobreposição com o S&P500. Se um for ao charco, o outro também vai.
Um ETF SP500 ir ao charco... Quando isso acontecer, imagina tudo o resto. Tens razão quanto à sobreposição, devia ter investido num ETF o mais abrangente possível, assim já englobaria uma série de outros ETF´s tais como os continentais.
Não te metas em commodities. Não adicionam nada a uma carteira para o longo-prazo.

Por acaso até já estou metido:
Valorizou 12,84% anualmente desde que o adquiri.
Aqui sim, adicionares obrigações à carteira pode fazer muito sentido de forma a diminuir a volatilidade da carteira e assim "conseguires dormir melhor à noite".
É esse mesmo o objetivo. Vou ler com atenção o post do @Virtua.
Se queres diversificar a carteira, tens de investir em activos pouco correlaccionado (ou inversamente correlacionados) com os activos da tua carteira actual.
Já tenho alguma diversificação, o investimento em ETF's é que me parece demasiado baixo, relativamente ao retorno que me estão a dar, daí a estar a pensar em aumentar o seu peso (também já pensei em reforçar os que já tenho - p.ex., se o fizesse com o de Ouro durante os meses em que eles desvalorizaram, neste momento teria um lucro maior.)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1817
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 620 times
Been thanked: 741 times

Re: Portfólio de ETF´s - fmasousa

Mensagem por Virtua »

fmasousa Escreveu: 16 mai 2024 11:54 Bom dia,

Incluído no portfólio de investimentos viewtopic.php?t=378, tenho aproximadamente 1% investido nos seguintes ETF's:
Parei aqui. Com 1% nem vale a pena queimares neurónios. Mete no IWDA ou CSPX

EDIT: Depois de ler com mais calma vi que queres aumentar. A minha pergunta é para quanto? Abaixo de 10% a minha recomendação mantem-se
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 419
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 124 times

Re: Portfólio de ETF´s - fmasousa

Mensagem por Gajo »

fmasousa Escreveu: 16 mai 2024 16:32
Por acaso até já estou metido:
Valorizou 12,84% anualmente desde que o adquiri.
Ouro != commodities
Lvsitano
Mensagens: 290
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 69 times
Been thanked: 62 times

Re: Portfólio de ETF´s - fmasousa

Mensagem por Lvsitano »

fmasousa Escreveu: 16 mai 2024 16:32 Um ETF SP500 ir ao charco... Quando isso acontecer, imagina tudo o resto. Tens razão quanto à sobreposição, devia ter investido num ETF o mais abrangente possível, assim já englobaria uma série de outros ETF´s tais como os continentais.


Imagem
fmasousa Escreveu: 16 mai 2024 16:32 Valorizou 12,84% anualmente desde que o adquiri.
Em 2013 desvalorizou 27%, vale o que vale... Vale tanto como os 12.84% que valorizou desde que adquiriste. Disclaimer: eu tenho ouro, mas é muito pouco e não estou a pensar em investir mais capital no ouro.

O mesmo é com o S&P 500, em 2008 desvalorizou 38%. E de 2000 a 2002 tiveste ali 3 anos sempre a desvalorizar. Pode ser algo que nunca mais suceda, ou pode acontecer de novo já a partir de amanhã.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1817
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 620 times
Been thanked: 741 times

Re: Portfólio de ETF´s - fmasousa

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 16 mai 2024 17:07 Ouro != commodities
As good as:

Bitcoin != Crypto :lol:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 419
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 124 times

Re: Portfólio de ETF´s - fmasousa

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 16 mai 2024 20:47
Gajo Escreveu: 16 mai 2024 17:07 Ouro != commodities
As good as:

Bitcoin != Crypto :lol:
Sabes muito bem que o ouro não é uma commodity.

Mas manda aí o valor do contango no ouro :lol: :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1817
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 620 times
Been thanked: 741 times

Re: Portfólio de ETF´s - fmasousa

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 16 mai 2024 21:29 Mas manda aí o valor do contango no ouro :lol: :lol: :lol: :lol:
Que é que o contango tem a ver com o assunto? Isso tem a ver com os futuros ou como o ETF/ETC é feito. Petroleo não sofre de contango, o ETC sobre petroleo é que sofre, uma vez que é feito com futuros.

"That said, gold is, first and foremost, a commodity often grouped with other precious metals, such as silver, platinum and palladium. "

https://www.cmcmarkets.com/en-sg/tradin ... ld-trading

"A commodity is a tangible product, often a raw material that can be used to make other products. Hard commodities include energy goods like oil and gas as well as metals like gold and silver"

https://www.investopedia.com/commodity- ... ty-7509422

"Is gold a commodity or a currency? The answer – technically speaking – is that it is both. Gold is definitely a commodity, but it can be used in some similar ways to a currency."

https://www.bullionbypost.co.uk/index/g ... -currency/
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Gajo
Mensagens: 419
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 124 times

Re: Portfólio de ETF´s - fmasousa

Mensagem por Gajo »

Se o uso principal do ouro fosse industrial (uma commodity), dificilmente o usarias na tua carteira. :lol: :lol: :lol:
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1817
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 620 times
Been thanked: 741 times

Re: Portfólio de ETF´s - fmasousa

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 17 mai 2024 12:34 Se o uso principal do ouro fosse industrial, dificilmente o usarias na tua carteira. :lol: :lol: :lol:
Não sendo irónico. O que é uma commodity? Porque me parece que tens uma visão diferente do que é uma commodity do resto do mundo (eu nem sei o que faz uma commodity ser uma commodity).

Sobre o facto de a maior utilização do ouro não ser para fins industriais concordamos. Aliás acho que este bull recente foi devido ao banco central da China. Isso excui o ouro de ser uma commodity? (pergunta séria)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
fmasousa
Mensagens: 24
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 2 times

Re: Portfólio de ETF´s - fmasousa

Mensagem por fmasousa »

Lvsitano Escreveu: 16 mai 2024 17:19
fmasousa Escreveu: 16 mai 2024 16:32 Um ETF SP500 ir ao charco... Quando isso acontecer, imagina tudo o resto. Tens razão quanto à sobreposição, devia ter investido num ETF o mais abrangente possível, assim já englobaria uma série de outros ETF´s tais como os continentais.


Imagem
Imagem
fmasousa Escreveu: 16 mai 2024 16:32 Valorizou 12,84% anualmente desde que o adquiri.
Em 2013 desvalorizou 27%, vale o que vale... Vale tanto como os 12.84% que valorizou desde que adquiriste. Disclaimer: eu tenho ouro, mas é muito pouco e não estou a pensar em investir mais capital no ouro.
É claro que teve altos e baixos, como acontece com qualquer outro instrumento financeiro de risco. Eu prefiro não me focar em curtos períodos de tempo, pois isso leva a erros de interpretação:
Imagem
BTW: 12,84% foi a valorização média anual e não o que valorizou desde que o adquiri. Neste momento, o total de valorização vai nos 26,52%.
O mesmo é com o S&P 500, em 2008 desvalorizou 38%. E de 2000 a 2002 tiveste ali 3 anos sempre a desvalorizar. Pode ser algo que nunca mais suceda, ou pode acontecer de novo já a partir de amanhã.

O Índice SP500 sobreviveu a 2 Guerras Mundiais, 1 Epidemia e várias Crises Financeiras, continua a existir e tem uma valorização média anual de 2 dígitos, bem acima da inflação.

Estes 2 Investimentos em ETF's (os 2 primeiros que fiz), foram feitos tendo em conta os seu histórico total e a robustez do produto, o que me faz dormir bem melhor, até porque o objetivo é de Investimento a Muito Longo Prazo.
Gajo
Mensagens: 419
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 124 times

Re: Portfólio de ETF´s - fmasousa

Mensagem por Gajo »

Virtua Escreveu: 17 mai 2024 14:21 Não sendo irónico. O que é uma commodity? Porque me parece que tens uma visão diferente do que é uma commodity do resto do mundo (eu nem sei o que faz uma commodity ser uma commodity).

Sobre o facto de a maior utilização do ouro não ser para fins industriais concordamos. Aliás acho que este bull recente foi devido ao banco central da China. Isso excui o ouro de ser uma commodity? (pergunta séria)
Commodity é algo "corriqueiro" (pode ser um bem, ou não) que usas em determinados processos industriais e sem ser industriais.

Por exemplo, o tempo não será uma commodity para quem trabalha e vende os seus serviços a 3os. No entanto, para mim, passou a ser porque deixou de ser um recurso escasso :lol:
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1817
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 620 times
Been thanked: 741 times

Re: Portfólio de ETF´s - fmasousa

Mensagem por Virtua »

Gajo Escreveu: 17 mai 2024 16:30 Commodity é algo "corriqueiro" (pode ser um bem, ou não) que usas em determinados processos industriais e sem ser industriais.
Continuas a não me convencer, mas pronto, não podemos concordar em tudo :D

Commodities are another class of assets just like stocks and bonds. Most commodities are products that come from the earth that possess uniform quality, are produced in large quantities, and by many different producers.

Major commodities include cotton, oil, gas, corn, wheat, oranges, gold, and uranium. Basically, they are the raw materials needed by large manufacturing companies in running their businesses.

https://corporatefinanceinstitute.com/r ... mmodities/
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder