Carteira CountMeIn

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
CountMeIn
Mensagens: 108
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 64 times
Been thanked: 21 times

Carteira CountMeIn

Mensagem por CountMeIn »

Partilho infra a minha carteira de investimentos:


Imagem


Legenda:
IWDA 40% - iShares Core MSCI World
Certificados Aforro 28% - Serie E e F
VWCE 13.5% - Vanguard FTSE All-World
EMIM 5.5% - iShares Core MSCI EM IMI
XDEV 4.5% - Xtrackers MSCI World Value
S7XE 4.5% - Invesco EURO STOXX Optimised Banks
Ações Tec. 4% - Tencent, Mastercard, Microsoft e TSM em proporção semelhante


Como podem ver, tem um grande foco em Ações.
Grande parte do meu património está em imobiliário, que não contabilizei aqui.
Lvsitano
Mensagens: 302
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 72 times
Been thanked: 67 times

Re: Carteira CountMeIn

Mensagem por Lvsitano »

Em minha opinião tens aí muita sobreposição de holdings, e tens opções de ETF com TER mais baixa. CA Série F? Isso é perder dinheiro. Ainda tens depósitos a prazo bem acima. Esse "Invesco EURO STOXX Optimised Banks UCITS ETF" é um ETF sintético, e tem uma volatilidade bem elevada. Esse "Xtrackers MSCI World Value ESG UCITS ETF 1C" num ano só tem 6 milhões em caixa, se continuar assim é bem possível que seja liquidado.
CountMeIn
Mensagens: 108
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 64 times
Been thanked: 21 times

Re: Carteira CountMeIn

Mensagem por CountMeIn »

Lvsitano Escreveu: 21 jun 2024 08:43 Em minha opinião tens aí muita sobreposição de holdings, e tens opções de ETF com TER mais baixa. CA Série F? Isso é perder dinheiro. Ainda tens depósitos a prazo bem acima. Esse "Invesco EURO STOXX Optimised Banks UCITS ETF" é um ETF sintético, e tem uma volatilidade bem elevada. Esse "Xtrackers MSCI World Value ESG UCITS ETF 1C" num ano só tem 6 milhões em caixa, se continuar assim é bem possível que seja liquidado.
Boas!
Obrigado pelo comentário construtivo.

CA - Fui sendo preguiçoso na transição para Obrigações, não é um tema que tenha tanto à vontade como Ações pelo que fui deixando andar lol - Sugestões são bem vindas.

Sobreposição - Falas relativamente ao IWDA e VWCE? Foi meramente por ter os ativos em corretoras diferentes e ser mais vantajoso ter um ao outro. No fundo são os 2 Ações mundiais, acho que não faz sentido agora vender 1 para comprar o outro, vejo-os como sendo "o mesmo investimento".

ETF's com TER mais baixa - Falas do SPPW? Não estou a ver assim uma diferença enorme que me deva levar a vender agora um, pagar impostos e comprar outro.

Invesco EURO STOXX Optimised Banks UCITS ETF - Ainda fiz uma pesquisa grande na altura quando investi neste ETF, e depois quando fui reforçando. É o único com as características de investimento que eu procurava e estou muito satisfeito com ele: +57% em 2 anos. Sei que é muito específico e volátil mas dá algum dinamismo à minha carteira.

Xtrackers MSCI World Value ESG UCITS ETF 1C - Não é esse. É este: Xtrackers MSCI World Value Factor UCITS ETF 1C - IE00BL25JM42 1.6B AUM


Sei que não é uma carteira perfeita, e vou fazendo ajustes de x em x meses. Mas para já tem correspondido bastante bem às minhas expetativas. Vou ver se consigo fazer um backtrack disto para vos mostrar a performance nos últimos 3 anos.
Lvsitano
Mensagens: 302
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 72 times
Been thanked: 67 times

Re: Carteira CountMeIn

Mensagem por Lvsitano »

CountMeIn Escreveu: 21 jun 2024 11:31 Boas!
Obrigado pelo comentário construtivo.

CA - Fui sendo preguiçoso na transição para Obrigações, não é um tema que tenha tanto à vontade como Ações pelo que fui deixando andar lol - Sugestões são bem vindas.
Sugiro depósitos a prazo com melhor taxa, continua a ter capital garantido e é superior aos 2.5% da série F.
CountMeIn Escreveu: 21 jun 2024 11:31 Sobreposição - Falas relativamente ao IWDA e VWCE? Foi meramente por ter os ativos em corretoras diferentes e ser mais vantajoso ter um ao outro. No fundo são os 2 Ações mundiais, acho que não faz sentido agora vender 1 para comprar o outro, vejo-os como sendo "o mesmo investimento".
Não faz sentido "teres o mesmo investimento", que num caso te cobra mais TER e no track record tem um desempenho inferior. Tudo bem que rentabilidades passadas não garantem futuras, mas daquilo que já vimos, e sendo ambas mundiais, o IWDA tem menos custos que o VWCE e tem tido resultados melhores. Não precisas vender, simplesmente deixas de investir ;)
CountMeIn Escreveu: 21 jun 2024 11:31 ETF's com TER mais baixa - Falas do SPPW? Não estou a ver assim uma diferença enorme que me deva levar a vender agora um, pagar impostos e comprar outro.
Estamos a falar de 0.20% para 0.12%, ao fim de muitos anos e muito capital faz diferença acredita.Também não precisas vender. Podes simplesmente deixar de investir no IWDA e passar a investiro no SPPW.
CountMeIn Escreveu: 21 jun 2024 11:31 Invesco EURO STOXX Optimised Banks UCITS ETF - Ainda fiz uma pesquisa grande na altura quando investi neste ETF, e depois quando fui reforçando. É o único com as características de investimento que eu procurava e estou muito satisfeito com ele: +57% em 2 anos. Sei que é muito específico e volátil mas dá algum dinamismo à minha carteira.
Se dormes descansado com isso, é o que interessa ;)
CountMeIn Escreveu: 21 jun 2024 11:31 Xtrackers MSCI World Value ESG UCITS ETF 1C - Não é esse. É este: Xtrackers MSCI World Value Factor UCITS ETF 1C - IE00BL25JM42 1.6B AUM
Tudo bem, mas tens outra situação. Compara esse com o IWDA e verás que há sobreposição de holdings, o desempenho do IWDA tem sido melhor e com menos custos...
wot89
Mensagens: 6
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 6 times

Re: Carteira CountMeIn

Mensagem por wot89 »

O IWDA tem melhores resultados que o VWCE porque tem maior % dos USA..

Ninguém sabe o dia de "amanha" se a China/India dão um salto, é o ponto positivo de ter um ETF também com emergentes e não só desenvolvidos.
Lvsitano
Mensagens: 302
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 72 times
Been thanked: 67 times

Re: Carteira CountMeIn

Mensagem por Lvsitano »

wot89 Escreveu: 22 jun 2024 01:19 O IWDA tem melhores resultados que o VWCE porque tem maior % dos USA..

Ninguém sabe o dia de "amanha" se a China/India dão um salto, é o ponto positivo de ter um ETF também com emergentes e não só desenvolvidos.
Para isso ele já tem o iShares Core MSCI EM IMI 8-)
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 111
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 27 times
Been thanked: 7 times

Re: Carteira CountMeIn

Mensagem por morgoth »

Lvsitano Escreveu: 22 jun 2024 09:02
Para isso ele já tem o iShares Core MSCI EM IMI 8-)
Algum problema ter ETF em USD ou é preferível ter em EUR?
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Lvsitano
Mensagens: 302
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 72 times
Been thanked: 67 times

Re: Carteira CountMeIn

Mensagem por Lvsitano »

morgoth Escreveu: 22 jun 2024 11:24 Algum problema ter ETF em USD ou é preferível ter em EUR?
ETF que apostam no mercado norte-americano vão investir em ações adquiridas em dólar, mesmo que o ETF depois seja comercializado em Euro nas bolsas europeias. Há uma conversão de moeda feita pela detentora do ETF, sendo que sai mais barato do que pagar as taxas de conversão de bancos/corretoras.
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 111
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 27 times
Been thanked: 7 times

Re: Carteira CountMeIn

Mensagem por morgoth »

Lvsitano Escreveu: 22 jun 2024 11:44
ETF que apostam no mercado norte-americano vão investir em ações adquiridas em dólar, mesmo que o ETF depois seja comercializado em Euro nas bolsas europeias. Há uma conversão de moeda feita pela detentora do ETF, sendo que sai mais barato do que pagar as taxas de conversão de bancos/corretoras.
Então não aconselhas ETF em USD?
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Lvsitano
Mensagens: 302
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 72 times
Been thanked: 67 times

Re: Carteira CountMeIn

Mensagem por Lvsitano »

morgoth Escreveu: 22 jun 2024 11:58 Então não aconselhas ETF em USD?
Não é questão de aconselhar ou deixar de aconselhar, em muitos casos não existe sequer escolha. Um ETF do S&P 500 vai ser sempre USD, pois os ativos são ações dos EUA. O ETF que depois se comercializa nas bolsas europeias, embora se faça o investimento em EUR depois o ETF vai investir em USD. A questão é que investir em USD, para quem vive em Portugal não faz muito sentido. Como disse o @Virtua, o Pingo Doce não aceita dólares :lol:
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 111
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 27 times
Been thanked: 7 times

Re: Carteira CountMeIn

Mensagem por morgoth »

Lvsitano Escreveu: 22 jun 2024 13:38
morgoth Escreveu: 22 jun 2024 11:58 Então não aconselhas ETF em USD?
Não é questão de aconselhar ou deixar de aconselhar, em muitos casos não existe sequer escolha. Um ETF do S&P 500 vai ser sempre USD, pois os ativos são ações dos EUA. O ETF que depois se comercializa nas bolsas europeias, embora se faça o investimento em EUR depois o ETF vai investir em USD. A questão é que investir em USD, para quem vive em Portugal não faz muito sentido. Como disse o @Virtua, o Pingo Doce não aceita dólares :lol:
Eu tenho evitado ter ETF em USD.

Quando abri as contas na XTB e T212, há 4 dias, adquiri em USD mas depois de ver alguns vídeos acabei por me desfazer deles e adquirir em EUR apenas.

Agora não tenho ETF "nativos" em USD apenas em EUR e penso que é isso que significa hedged certo?
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Lvsitano
Mensagens: 302
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 72 times
Been thanked: 67 times

Re: Carteira CountMeIn

Mensagem por Lvsitano »

morgoth Escreveu: 22 jun 2024 14:22 Eu tenho evitado ter ETF em USD.

Quando abri as contas na XTB e T212, há 4 dias, adquiri em USD mas depois de ver alguns vídeos acabei por me desfazer deles e adquirir em EUR apenas.

Agora não tenho ETF "nativos" em USD apenas em EUR e penso que é isso que significa hedged certo?
Não necessariamente. Existem ETFs EUR mas que são sintéticos, ou seja, investem em swaps. O que não percebi é que se adquiriste ETFs que são comercializados em dólares, mas pagando em euros, ou seja, a corretora fez o câmbio e cobrou a taxa, ou se são ETFs que são comercializados em euros, mas que investem em ativos em dólares?

Se comprares por ETFs de ações de empresas da UE vão ser em euros, não há hedging nenhum. De qualquer forma antes de investires em qualquer ETF deves consultar informação sobre o mesmo, pode ser no JustETF. Convém sempre ter em atenção aos pormenores.
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 111
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 27 times
Been thanked: 7 times

Re: Carteira CountMeIn

Mensagem por morgoth »

Lvsitano Escreveu: 22 jun 2024 16:10
morgoth Escreveu: 22 jun 2024 14:22 Eu tenho evitado ter ETF em USD.

Quando abri as contas na XTB e T212, há 4 dias, adquiri em USD mas depois de ver alguns vídeos acabei por me desfazer deles e adquirir em EUR apenas.

Agora não tenho ETF "nativos" em USD apenas em EUR e penso que é isso que significa hedged certo?
Não necessariamente. Existem ETFs EUR mas que são sintéticos, ou seja, investem em swaps. O que não percebi é que se adquiriste ETFs que são comercializados em dólares, mas pagando em euros, ou seja, a corretora fez o câmbio e cobrou a taxa, ou se são ETFs que são comercializados em euros, mas que investem em ativos em dólares?

Se comprares por ETFs de ações de empresas da UE vão ser em euros, não há hedging nenhum. De qualquer forma antes de investires em qualquer ETF deves consultar informação sobre o mesmo, pode ser no JustETF. Convém sempre ter em atenção aos pormenores.
Vou abrir o meu tópico da minha carteira (que é muito diversificada) e já meto os ETF que tenho (entre outros ativos).
O céu é o limite. Já a minha carteira...
CountMeIn
Mensagens: 108
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 64 times
Been thanked: 21 times

Re: Carteira CountMeIn

Mensagem por CountMeIn »

Lvsitano Escreveu: 21 jun 2024 15:18
CountMeIn Escreveu: 21 jun 2024 11:31 Boas!
Obrigado pelo comentário construtivo.

CA - Fui sendo preguiçoso na transição para Obrigações, não é um tema que tenha tanto à vontade como Ações pelo que fui deixando andar lol - Sugestões são bem vindas.
Sugiro depósitos a prazo com melhor taxa, continua a ter capital garantido e é superior aos 2.5% da série F.


Lá vou fazer isso. Já vi que há uns acima de 3%
CountMeIn Escreveu: 21 jun 2024 11:31 Sobreposição - Falas relativamente ao IWDA e VWCE? Foi meramente por ter os ativos em corretoras diferentes e ser mais vantajoso ter um ao outro. No fundo são os 2 Ações mundiais, acho que não faz sentido agora vender 1 para comprar o outro, vejo-os como sendo "o mesmo investimento".
Não faz sentido "teres o mesmo investimento", que num caso te cobra mais TER e no track record tem um desempenho inferior. Tudo bem que rentabilidades passadas não garantem futuras, mas daquilo que já vimos, e sendo ambas mundiais, o IWDA tem menos custos que o VWCE e tem tido resultados melhores. Não precisas vender, simplesmente deixas de investir ;)



Sim, mas foi exatamente isso que aconteceu. Eu já não invisto no VWCE, simplesmente não vou vender o que tenho lá. Atualmente só tenho comprado IWDA e EMIM.

CountMeIn Escreveu: 21 jun 2024 11:31 ETF's com TER mais baixa - Falas do SPPW? Não estou a ver assim uma diferença enorme que me deva levar a vender agora um, pagar impostos e comprar outro.
Estamos a falar de 0.20% para 0.12%, ao fim de muitos anos e muito capital faz diferença acredita.Também não precisas vender. Podes simplesmente deixar de investir no IWDA e passar a investiro no SPPW.


Tenho o SPPW como o investimento do meu filho, para lhe doar daqui a uns anos. Portanto, por uma questão de facilidade, não conto com esse ETF como opção.

Além disso, 0.08% de TER pode ser uma diferença menor que o tracking error de outros ETFs. Não é assim tão significativo.


CountMeIn Escreveu: 21 jun 2024 11:31 Invesco EURO STOXX Optimised Banks UCITS ETF - Ainda fiz uma pesquisa grande na altura quando investi neste ETF, e depois quando fui reforçando. É o único com as características de investimento que eu procurava e estou muito satisfeito com ele: +57% em 2 anos. Sei que é muito específico e volátil mas dá algum dinamismo à minha carteira.
Se dormes descansado com isso, é o que interessa ;)
CountMeIn Escreveu: 21 jun 2024 11:31 Xtrackers MSCI World Value ESG UCITS ETF 1C - Não é esse. É este: Xtrackers MSCI World Value Factor UCITS ETF 1C - IE00BL25JM42 1.6B AUM
Tudo bem, mas tens outra situação. Compara esse com o IWDA e verás que há sobreposição de holdings, o desempenho do IWDA tem sido melhor e com menos custos...


É verdade, mas este tem um drawdown menor. É no fundo uma decisão ativa de ser um pouco mais conservador nas ações.
superkinas
Mensagens: 393
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 24 times
Been thanked: 78 times

Re: Carteira CountMeIn

Mensagem por superkinas »

Lvsitano Escreveu: 21 jun 2024 08:43 Em minha opinião tens aí muita sobreposição de holdings, e tens opções de ETF com TER mais baixa. CA Série F? Isso é perder dinheiro. Ainda tens depósitos a prazo bem acima. Esse "Invesco EURO STOXX Optimised Banks UCITS ETF" é um ETF sintético, e tem uma volatilidade bem elevada. Esse "Xtrackers MSCI World Value ESG UCITS ETF 1C" num ano só tem 6 milhões em caixa, se continuar assim é bem possível que seja liquidado.
eu também tenho serie E e F, mas os da serie F é para utilizar com cartões cashback :)
Responder