Virtua Escreveu: ↑04 out 2024 10:58
Desde o corte da taxa, o índice caiu 1,1%, enquanto o S&P 500 subiu 1,2%.
Seria interessante ver a performance do S&P 500 no período sem as 7 magnificas. Se calhar fica em linha com o Russell.
Parece-me que o otimismo com a descida das taxas deve-se mais ao facto de se pensar que a inflação está controlada do que ao facto de a economia estar a abrandar. Visto por este prisma, se calhar não há grandes motivos para festejar...
Apesar de nos EUA as coisas não estarem tão más como na Europa, um abrandamento é sempre um abrandamento. Não se sabe quanto tempo durará. E a resiliência que a economia americana tem mostrado, se calhar pode levar a pensar que poderão surgir novos picos temporários ou que a inflação vai permanecer teimosamente acima da meta, exigindo a manutenção das taxas de juro em níveis elevados durante algum tempo, o que gera incerteza.
Sendo as small caps mais dependentes do mercado interno, parece-me que a descida de juros por si só não significa que possamos estar perante o inicio de um bom ciclo de small caps. Apesar de parecer tentador, eu iria com cautela...