ETF Obrigações
ETF Obrigações
Boa tarde a todos.
Ando aqui às voltas na escolha de um ETF de obrigações e queria a vossa opinião.
O meu portfólio consiste no seguinte:
- 80% VWCE
- 15% VAGF - Global Agrregate Bonds Euro Hedged~
- 5% 8PSG - Physical Gold
A minha dúvida prende-se no tipo de Bond ETF que devo escolher para diversificar.
Segundo a pesquisa que fiz, não muito exaustiva confesso, as obrigações emitidas por empresas têm tendência a desvalorizar quando as ações desvalorizam e que por isso deveria investir num ETF que seguisse obrigações de países.
Agora estou na dúvida se:
1 - simplifico e compro um ETF que siga obrigações de países da zona euro
2 - invisto nos USA Treasury hedged uma vez que históricamente falando as obrigações do tesouro americano são as mais seguras
3 - mantenho o VAGF que tenho.
4 - Não consigo encontrar um ETF que siga as obrigações da europa e USA. Conhecem algum?
Alguns exemplos que estou a considerar:
- SXRQ - Ishares Euro Gov Bond 7-10y
- VGEA - Vanguard Eurizone Government Bond Euro
- AE52 - Amundi US Treasury Bond 7-10 Eur Hedged
- VDTE - Vanguard USD Treasury Bond UCITS ETF EUR Hedged
Qual a vossa estratégia?
Estou inclinado para a hipótese mas queria saber a vossa opinião.
Obrigado desde já.
Ando aqui às voltas na escolha de um ETF de obrigações e queria a vossa opinião.
O meu portfólio consiste no seguinte:
- 80% VWCE
- 15% VAGF - Global Agrregate Bonds Euro Hedged~
- 5% 8PSG - Physical Gold
A minha dúvida prende-se no tipo de Bond ETF que devo escolher para diversificar.
Segundo a pesquisa que fiz, não muito exaustiva confesso, as obrigações emitidas por empresas têm tendência a desvalorizar quando as ações desvalorizam e que por isso deveria investir num ETF que seguisse obrigações de países.
Agora estou na dúvida se:
1 - simplifico e compro um ETF que siga obrigações de países da zona euro
2 - invisto nos USA Treasury hedged uma vez que históricamente falando as obrigações do tesouro americano são as mais seguras
3 - mantenho o VAGF que tenho.
4 - Não consigo encontrar um ETF que siga as obrigações da europa e USA. Conhecem algum?
Alguns exemplos que estou a considerar:
- SXRQ - Ishares Euro Gov Bond 7-10y
- VGEA - Vanguard Eurizone Government Bond Euro
- AE52 - Amundi US Treasury Bond 7-10 Eur Hedged
- VDTE - Vanguard USD Treasury Bond UCITS ETF EUR Hedged
Qual a vossa estratégia?
Estou inclinado para a hipótese mas queria saber a vossa opinião.
Obrigado desde já.
- Virtua
- Registado: 03 out 2022 16:36
- Has thanked: 854 times
- Been thanked: 1062 times
Re: ETF Obrigações
USA Treasury hedged pagas 1.5% de hedge cambial por ano. Ou um dos europeus ou o EUNA (que é parcialmente com hedge). Provavelmente o VGEA é a tua melhor opção
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Também tenho uma duvida sobre etf's de obrigações.
Inicialmente o meu plano era só introduzir um ETF de obrigações no meu portfolio quando chegasse aos 50 anos e passar a repartir uma % em obrigações.
Tinha pensado naquele que é habitualmente aconselhado, o Global Aggregate Bond.
Sei que esse etf tem tradicionalmente menos crescimento/valorização que um etf de acções, normal, mas reparei que desde que foi criado, o Global Aggregate Bond, já vai quase em 8 anos, perdeu valor.
Não era suposto ETF's de obrigações servirem, pelo menos, para combater a inflação anual ?
Pensei que, pelo menos, cresciam 2 % ao ano.
Afinal quando alguém aconselha uma repartição entre acção/obrigação, principalmente a partir de determinada idade ao aproximar a idade da reforma, é apenas para minimizar o risco de uma queda abrupta/rápida do ETF de acções do portfolio ?
Pergunto isto porque pensei que ir apostando num ETF de obrigações ao longo de 10/15 anos, pelo menos daria para preservar o poder de compra face à inflação anual, mas do que vi do Global Aggregate Bond, não é o caso.
É normal ou em vez do Global Aggregate Bond a aposta deve ser feita noutro ETF de obrigações que não esse ?
Peço desculpa ao @faraine82 mas acho que a duvida fazia sentido neste tópico.
Inicialmente o meu plano era só introduzir um ETF de obrigações no meu portfolio quando chegasse aos 50 anos e passar a repartir uma % em obrigações.
Tinha pensado naquele que é habitualmente aconselhado, o Global Aggregate Bond.
Sei que esse etf tem tradicionalmente menos crescimento/valorização que um etf de acções, normal, mas reparei que desde que foi criado, o Global Aggregate Bond, já vai quase em 8 anos, perdeu valor.
Não era suposto ETF's de obrigações servirem, pelo menos, para combater a inflação anual ?
Pensei que, pelo menos, cresciam 2 % ao ano.
Afinal quando alguém aconselha uma repartição entre acção/obrigação, principalmente a partir de determinada idade ao aproximar a idade da reforma, é apenas para minimizar o risco de uma queda abrupta/rápida do ETF de acções do portfolio ?
Pergunto isto porque pensei que ir apostando num ETF de obrigações ao longo de 10/15 anos, pelo menos daria para preservar o poder de compra face à inflação anual, mas do que vi do Global Aggregate Bond, não é o caso.
É normal ou em vez do Global Aggregate Bond a aposta deve ser feita noutro ETF de obrigações que não esse ?
Peço desculpa ao @faraine82 mas acho que a duvida fazia sentido neste tópico.
- Virtua
Os ETFs de bonds têm a rentabilidade muito em linha com as yields to maturity no momento da compra (para a maturidade média do ETF).
Pensa nisso como um cabaz de depósitos a prazo. Se a média dos depósitos a prazo for baixa (tipo a maioria dos depósitos ser entre 0 e 1% ao ano) o teu cabaz de depósitos a prazo não poderá render 2/3/4% ao ano certo?
Aqui é a mesma coisa. Onde estávamos há 8 anos? A sair da crise financeira Europeia? Quais eram as taxas de juro das obrigações? Muito próximas de zero como podes ver aqui:
Em 2020 até era negativa.
Eu tenho aí uma série de artigos de obrigações (acho que 3, mas tenho de os levar para o fórum de "artigos" e ao mesmo tempo escrever um novo). O primeiro é este:
viewtopic.php?t=197
Última edição por Virtua em 18 fev 2025 14:37, editado 2 vezes no total.
Muito obrigado pela resposta

Numa perspetiva de aprender mais qualquer coisa podes elaborar mais um pouco?
Por exemplo, porque sugeres o EUNA em vez do VAGF que já tenho?
Quando dizes que provavelmente o VGEA é a minha melhor opção significa que concordas com a minha premissa que um ETF de obrigações governamentais será melhor para contrabalançar quedas dos mercados de ações do que um ETF Global? Ou é por outra razão?
Se tiveres algum link onde possa ler mais sobre assunto eu agradeço

Obrigado desde já.
- Virtua
Desculpa. Confundi. Ambos são muito semelhantes. Tanto faz um ou outro. São aggregate.
Em relação ao que dizes é verdade. Quanto mais a qualidade das obrigações (e governamentais têm + qualidade ) melhor se vão portar em situação de crise
É algo que tenho estudado. Não sei se vale a pena ter global por causa do hedge. Vai ser algo que continuo a estudar. Como podes ver aqui, dentro dos "normais" (com hedge ou euros, o EUNA é de facto o que teve melhor performance), mas o AGGG (o aggregate sem hedge) teve uma performance muito melhor, só porque não tem custos com hedge etc etc. É algo a analisar, porque depois tem mais volatilidade. Não recomendo que olhes já para aí. Recomendo que percebas como funcionam primeiro, depois evoluis
Tens de perceber o porquê de ETF de obrigações poderem rentabilidades negativas e porque isso não tem nada a ver com a rentabilidade futura (aliás, o facto de terem caído só aumenta os retornos esperados futuros)
Tens aqui a parte 2 dos posts dos ETFs obrigacionistas: viewtopic.php?t=204
Muito obrigado pela resposta.
Estive a ler o teu post e tem informação muito útil, muito obrigado.
Daquilo que li, os ETF de obrigações regra geral devem ser currency hedged para a moeda "local", neste caso euro. Mas lá está, não me aprofundei no assunto e o que sei é o que vou lendo
Estive a ler o teu post e tem informação muito útil, muito obrigado.
Daquilo que li, os ETF de obrigações regra geral devem ser currency hedged para a moeda "local", neste caso euro. Mas lá está, não me aprofundei no assunto e o que sei é o que vou lendo

- Virtua
Sim. Tens toda a razão. O hedge vs não hedge é algo que estou activamente a estudar, nunca li em lado nenhum, pelo contrário, toda a gente diz o que estás a dizer (incluindo profissionais)