Página 1 de 1

Deve recusar os subsídios de férias e Natal e passar a receber em duodécimos?

Enviado: 23 jun 2025 10:35
por Lvsitano
Todos estamos habituados a receber os subsídios de férias e de Natal. Uma das propostas do Programa do Governo é tornar oficial e obrigatória a opção de receber o salário em duodécimos (os valores dos subsídios a dividir por 12). Isso aumenta automaticamente o seu salário mensal, mas deixa de receber os dois subsídios. Vale a pena? Esta opção é boa para quem?
https://expresso.pt/podcasts/contas-pou ... 1750660299

Re: Deve recusar os subsídios de férias e Natal e passar a receber em duodécimos?

Enviado: 23 jun 2025 10:40
por Lvsitano
Na minha opinião, é melhor para a empresa e para o trabalhador. Para a empresa porque deixa de ter o fardo de ter de pagar uma batelada de dinheiro antes do Natal e nas férias dos colaboradores, e vai dividindo pelos meses todos. E para o trabalhador... porque o dinheiro está do nosso lado mais cedo, e podemos rentabilizá-lo durante o ano. Na mão do empregador é dinheiro parado a custo zero.
Há quem diga que é mau porque há tendência a gastar. É verdade, nas pessoas que não são orientadas e não sabem lidar com o dinheiro.
É um pouco como receber juros líquidos e juros brutos. Há quem ache que é melhor receber líquidos porque fica logo descansado. Eu acho que é melho receber brutos e pagar depois, mais uma vez porque podemos rentabilizar esse capital e diferir o pagamento dos impostos para o futuro.