=> Novo sub-forum com as carteiras da comunidade aqui: Carteiras da comunidade

Qual a rentabilidade mínima?

Local para falar de investimentos imobiliários
Avatar do Utilizador
tcs
Mensagens: 109
Registado: 04 out 2022 16:52
Has thanked: 48 times
Been thanked: 39 times

Qual a rentabilidade mínima?

Mensagem por tcs »

Aparentemente ainda há muitos investidores a comprarem (mesmo com preços elevados de hoje) para arrendar.

Eu sei que no investimento como um todo também se deve ter em consideração a valorização do imóvel em si, mas não consideremos esse valor que é diferente cidade para cidade.

Posto isto, a minha questão é... quem pensa em investir imobiliário, qual o valor mínimo de rentabilidade que procura?

Casas em Lisboa à venda por 350/400k€ (sem imt e is) e rendas de 1000€.... Rentabilidade perto dos 3% sem contar com os IMIs, condomínios, seguros... Valerá a pena este tipo de investimento?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2140
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Qual a rentabilidade mínima?

Mensagem por D@emoon »

tcs Escreveu: 29 out 2022 07:48 Aparentemente ainda há muitos investidores a comprarem (mesmo com preços elevados de hoje) para arrendar.

Eu sei que no investimento como um todo também se deve ter em consideração a valorização do imóvel em si, mas não consideremos esse valor que é diferente cidade para cidade.

Posto isto, a minha questão é... quem pensa em investir imobiliário, qual o valor mínimo de rentabilidade que procura?

Casas em Lisboa à venda por 350/400k€ (sem imt e is) e rendas de 1000€.... Rentabilidade perto dos 3% sem contar com os IMIs, condomínios, seguros... Valerá a pena este tipo de investimento?
Para mim tens a reposta na rentabilidade que colocaste...

Vou dar exemplo do meu caso, tenho brutos uma rentabilidade de 6,77%, ( ter em atenção que também se deve incluir os valores pagos de IMT e IS na aquisição do imóvel, ver o simulador colocado noutro tópico ) que por si só já não é nada de extraordinário, mas se for a retirar todas as despesas como IMI, condomínio, seguro multirriscos, e IRS de 28%, dá-me 4,27%, se for a retirar a prestação ao banco do crédito ( que a tendência agora é aumentar ) dá-me pouco mais de 3,5% líquidos de rentabilidade, sem contar com chatices que se possa vir a ter com inquilinos e algumas pequenas reparações...
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
jcab
Mensagens: 209
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 13 times
Been thanked: 14 times

Re: Qual a rentabilidade mínima?

Mensagem por jcab »

Só vale a pena investimento em imobiliário com rentabilidade mínima líquida de 6%.
Eu tenho 2 imóveis nessa situação.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2140
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Qual a rentabilidade mínima?

Mensagem por D@emoon »

jcab Escreveu: 02 nov 2022 00:10 Só vale a pena investimento em imobiliário com rentabilidade mínima líquida de 6%.
Eu tenho 2 imóveis nessa situação.
Mas também se deve ter em atenção que a rentabilidade não é tudo, se eu comprar uma garagem por 10.000€ e arrendar por 100€ tenho uma rentabilidade bruta de 12%...vale a pena estes 12%? :)
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
tcs
Mensagens: 109
Registado: 04 out 2022 16:52
Has thanked: 48 times
Been thanked: 39 times

Re: Qual a rentabilidade mínima?

Mensagem por tcs »

12% são 12%. Não me parece que seja de deitar fora um negócio desse género.

Já percebi (e concordo) que a rentabilidade num imóvel tem que ser >= 6%, mas aos preços que hoje são praticados na grandes cidades (e arredores) investir para tirar esse retorno parece impossível!

Fico a aguardar que mais investidores partilhem as suas rentabilidades em imobiliário.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2140
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Qual a rentabilidade mínima?

Mensagem por D@emoon »

tcs Escreveu: 07 nov 2022 21:18 12% são 12%. Não me parece que seja de deitar fora um negócio desse género.

Já percebi (e concordo) que a rentabilidade num imóvel tem que ser >= 6%, mas aos preços que hoje são praticados na grandes cidades (e arredores) investir para tirar esse retorno parece impossível!

Fico a aguardar que mais investidores partilhem as suas rentabilidades em imobiliário.
Mas continua-se a dizer que o imobiliário é um bom investimento neste momento, quando os preços sobem não vejo daí um bom negócio, não vejo o imobiliário de forma diferente de outros activos mobiliários, é nas quedas que se fazem as melhores compras, não nos hypes.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
jcab
Mensagens: 209
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 13 times
Been thanked: 14 times

Re: Qual a rentabilidade mínima?

Mensagem por jcab »

D@vid Escreveu: 07 nov 2022 17:27 Mas também se deve ter em atenção que a rentabilidade não é tudo, se eu comprar uma garagem por 10.000€ e arrendar por 100€ tenho uma rentabilidade bruta de 12%...vale a pena estes 12%? :)
???
Claro que vale! Não percebo a questão...
Arranja-me por favor 10 dessas garagens !
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2140
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Qual a rentabilidade mínima?

Mensagem por D@emoon »

jcab Escreveu: 08 nov 2022 12:47
D@vid Escreveu: 07 nov 2022 17:27 Mas também se deve ter em atenção que a rentabilidade não é tudo, se eu comprar uma garagem por 10.000€ e arrendar por 100€ tenho uma rentabilidade bruta de 12%...vale a pena estes 12%? :)
???
Claro que vale! Não percebo a questão...
Arranja-me por favor 10 dessas garagens !
Pois 10 já valem :lol: , já são 12.000€ por ano :lol: IMI baixo, condomínio baixo, manutenção baixa ( só se o portão se estragar :) )

Podem ver este vídeo sobre a comparação entre garagem vs apartamento:

Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Qual a rentabilidade mínima?

Mensagem por Ricardo »

D@vid Escreveu: 29 out 2022 08:24 omento, quando os preços sobem não vejo daí um bom negócio, não vejo o imobiliário de forma diferente de outros activos mobiliários, é nas quedas que se fazem as me
jcab Escreveu: 02 nov 2022 00:10 Só vale a pena investimento em imobiliário com rentabilidade mínima líquida de 6%.
Eu tenho 2 imóveis nessa situação.
Voltando à questão da rentabilidade mínima...na questão do imobiliário, há também que ter em conta que, ao fim de alguns (muitos) anos, o valor das rendas terá pago o imóvel, sendo que a partir desse momento terão um imóvel que foi totalmente pago por "outros". Correto?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2140
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Qual a rentabilidade mínima?

Mensagem por D@emoon »

Ricardo Escreveu: 29 dez 2022 14:41
D@vid Escreveu: 29 out 2022 08:24 omento, quando os preços sobem não vejo daí um bom negócio, não vejo o imobiliário de forma diferente de outros activos mobiliários, é nas quedas que se fazem as me
jcab Escreveu: 02 nov 2022 00:10 Só vale a pena investimento em imobiliário com rentabilidade mínima líquida de 6%.
Eu tenho 2 imóveis nessa situação.
Voltando à questão da rentabilidade mínima...na questão do imobiliário, há também que ter em conta que, ao fim de alguns (muitos) anos, o valor das rendas terá pago o imóvel, sendo que a partir desse momento terão um imóvel que foi totalmente pago por "outros". Correto?
Sim, em média ao fim de 10 a 20 anos.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Qual a rentabilidade mínima?

Mensagem por Ricardo »

D@vid Escreveu: 29 dez 2022 15:07
Ricardo Escreveu: 29 dez 2022 14:41
D@vid Escreveu: 29 out 2022 08:24 omento, quando os preços sobem não vejo daí um bom negócio, não vejo o imobiliário de forma diferente de outros activos mobiliários, é nas quedas que se fazem as me
jcab Escreveu: 02 nov 2022 00:10 Só vale a pena investimento em imobiliário com rentabilidade mínima líquida de 6%.
Eu tenho 2 imóveis nessa situação.
Voltando à questão da rentabilidade mínima...na questão do imobiliário, há também que ter em conta que, ao fim de alguns (muitos) anos, o valor das rendas terá pago o imóvel, sendo que a partir desse momento terão um imóvel que foi totalmente pago por "outros". Correto?
Sim, em média ao fim de 10 a 20 anos.
Então e isso não será um grande "extra" a considerar, para além da rentabilidade anual líquida? Ou não estou a ver a questão corretamente?

(Isto já para não falar no potencial de valorização do imóvel em sim, mas claro que até poderia depreciar também)
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2140
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 496 times
Been thanked: 536 times

Re: Qual a rentabilidade mínima?

Mensagem por D@emoon »

Ricardo Escreveu: 29 dez 2022 15:18
D@vid Escreveu: 29 dez 2022 15:07
Ricardo Escreveu: 29 dez 2022 14:41

Voltando à questão da rentabilidade mínima...na questão do imobiliário, há também que ter em conta que, ao fim de alguns (muitos) anos, o valor das rendas terá pago o imóvel, sendo que a partir desse momento terão um imóvel que foi totalmente pago por "outros". Correto?
Sim, em média ao fim de 10 a 20 anos.
Então e isso não será um grande "extra" a considerar, para além da rentabilidade anual líquida? Ou não estou a ver a questão corretamente?

(Isto já para não falar no potencial de valorização do imóvel em sim, mas claro que até poderia depreciar também)
Sim claro, a questão que fica tem sempre a ver com o comprar activos caros, o investidor de imobiliário não é diferente de outro tipo de investidor, só compra quando as coisas sobem :D eu pessoalmente não compraria nenhum imóvel nesta altura.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Qual a rentabilidade mínima?

Mensagem por Ricardo »

D@vid Escreveu: 29 dez 2022 15:32
Ricardo Escreveu: 29 dez 2022 15:18
D@vid Escreveu: 29 dez 2022 15:07

Sim, em média ao fim de 10 a 20 anos.
Então e isso não será um grande "extra" a considerar, para além da rentabilidade anual líquida? Ou não estou a ver a questão corretamente?

(Isto já para não falar no potencial de valorização do imóvel em sim, mas claro que até poderia depreciar também)
Sim claro, a questão que fica tem sempre a ver com o comprar activos caros, o investidor de imobiliário não é diferente de outro tipo de investidor, só compra quando as coisas sobem :D eu pessoalmente não compraria nenhum imóvel nesta altura.
Certo, concordo!

A minha questão era mais se nesses 6% de rentabilidade líquida já consideravam estes ganhos "extra" do imobiliário ou não. Mas realmente parece-me bastante difícil de conseguir 6% hoje em dia.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 852
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 250 times
Been thanked: 405 times

Re: Qual a rentabilidade mínima?

Mensagem por JRJordao »

Ricardo Escreveu: 29 dez 2022 16:02 Certo, concordo!

A minha questão era mais se nesses 6% de rentabilidade líquida já consideravam estes ganhos "extra" do imobiliário ou não. Mas realmente parece-me bastante difícil de conseguir 6% hoje em dia.
E depois tens as "perdas extra". Danos no imóvel, rendas em falta, inquilinos difíceis de "pôr a andar" (por perda de rendimentos, etc). Depende muito da sorte e capacidade em lidar com esse tipo de situações de forma rentável.
Ricardo
Mensagens: 73
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Qual a rentabilidade mínima?

Mensagem por Ricardo »

JRJordao Escreveu: 29 dez 2022 16:10
Ricardo Escreveu: 29 dez 2022 16:02 Certo, concordo!

A minha questão era mais se nesses 6% de rentabilidade líquida já consideravam estes ganhos "extra" do imobiliário ou não. Mas realmente parece-me bastante difícil de conseguir 6% hoje em dia.
E depois tens as "perdas extra". Danos no imóvel, rendas em falta, inquilinos difíceis de "pôr a andar" (por perda de rendimentos, etc). Depende muito da sorte e capacidade em lidar com esse tipo de situações de forma rentável.
Certo...é uma possibilidade. Diria que uma seleção inicial criteriosa dos inquilinos não garante que isso não acontece, mas pode baixar a probabilidade.
Responder