É possível fazer doações de ações?

Fórum de discussão sobre acções
Responder
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 35
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 12 times
Been thanked: 14 times

É possível fazer doações de ações?

Mensagem por Sr IRS »

Boa tarde,

Tenho uns amigos e familiares que estão a ficar interessados em literacia financeira e tive a ideia de dar uma ação/UP fundo/ETF como uma prenda de aniversário simbólica para incentivar as pessoas a procurar mais sobre o tema.

Uns amigos também vão ter um bebé e também achei uma coisa interessante de forma a ele fazer o que quiser com a ação quando fizer 18 anos.

Estava a pensar se isso é possível ou se tenho de dar o dinheiro à pessoa/pais para fazer isso manualmente.

Obrigado!
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 112
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 28 times
Been thanked: 7 times

Re: É possível fazer doações de ações?

Mensagem por morgoth »

Onde tens investidos esses ativos?

Na T212 tens lá um pequeno Q&A que talvez te possa ajudar
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1833
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 631 times
Been thanked: 744 times

Re: É possível fazer doações de ações?

Mensagem por Virtua »

Sr IRS Escreveu: 21 jun 2024 16:29 Estava a pensar se isso é possível ou se tenho de dar o dinheiro à pessoa/pais para fazer isso manualmente.
Eu faria isso. Não só é mais simples para ti como aproveitavas e ensinavas aos pais como comprar as acções/ETFs. Claro que não era do género "Agora comprem o ETF". Ajudava-os em 30 minutos a fazer isso e explicava o pk desse etf, correctora/banco etc etc
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 112
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 28 times
Been thanked: 7 times

Re: É possível fazer doações de ações?

Mensagem por morgoth »

Virtua Escreveu: 21 jun 2024 17:25
Eu faria isso. Não só é mais simples para ti como aproveitavas e ensinavas aos pais como comprar as acções/ETFs. Claro que não era do género "Agora comprem o ETF". Ajudava-os em 30 minutos a fazer isso e explicava o pk desse etf, correctora/banco etc etc
O que eu dava para ter essa solução :)
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 35
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 12 times
Been thanked: 14 times

Re: É possível fazer doações de ações?

Mensagem por Sr IRS »

Virtua Escreveu: 21 jun 2024 17:25
Eu faria isso. Não só é mais simples para ti como aproveitavas e ensinavas aos pais como comprar as acções/ETFs. Claro que não era do género "Agora comprem o ETF". Ajudava-os em 30 minutos a fazer isso e explicava o pk desse etf, correctora/banco etc etc
Obrigado, devo fazer isso então a ver se "recruto" pessoas do meu grupo para falar sobre estes tópicos. Espero que não pensem que os estou a colocar num esquema em pirâmide. :lol:
morgoth Escreveu: 21 jun 2024 18:01
O que eu dava para ter essa solução :)
Estamos todos aqui para aprender também. Eu demorei uns 2 anos a sentir-me mentalmente e financeiramente confortável a comprar o meu 1º ETF desde o momento em que comecei a investigar sobre literacia financeira (obrigado Pedro Andersson!). Podia ter comprado IWDA a 50€ nessa altura. :oops:
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 112
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 28 times
Been thanked: 7 times

Re: É possível fazer doações de ações?

Mensagem por morgoth »

Sr IRS Escreveu: 21 jun 2024 21:43
Estamos todos aqui para aprender também. Eu demorei uns 2 anos a sentir-me mentalmente e financeiramente confortável a comprar o meu 1º ETF desde o momento em que comecei a investigar sobre literacia financeira (obrigado Pedro Andersson!). Podia ter comprado IWDA a 50€ nessa altura. :oops:
Tiraste alguma formação? Algum livro recomendado? Estou a começar agora e queria realmente aprofundar conhecimento.

Sou jurista de formação, tenho 2 PG mas queria aprofundar o mundo da finança. Não para enriquecer mas por ser uma área que gosto bastante.
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 35
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 12 times
Been thanked: 14 times

Re: É possível fazer doações de ações?

Mensagem por Sr IRS »

morgoth Escreveu: 21 jun 2024 22:04
Tiraste alguma formação? Algum livro recomendado? Estou a começar agora e queria realmente aprofundar conhecimento.

Sou jurista de formação, tenho 2 PG mas queria aprofundar o mundo da finança. Não para enriquecer mas por ser uma área que gosto bastante.
Não sou da área, nem de perto.

No início, e para ganhar motivação, ouvia os podcasts "Contas poupança" e "moneybar". Já têm centenas de episódios, mas os iniciais são mais interessantes para novatos porque começam a falar dos básicos e têm muitos ensinamentos bons. Hoje em dia, acho o moneybar um bocado repetitivo.

De livros, li o "Ponha o Seu Dinheiro a Trabalhar para Si", da Bárbara Barroso, que tem muitos conceitos e o mindset dela. Achei muito fácil de ler e de vez em quando até volto ao livro para tirar dúvidas. Também já li o "pai rico, pai pobre", que adorei o início, mas lá para a frente percebi que ele fez a fortuna a investir no imobiliário, o que me faz uma comichão tremenda em termos de ideologia, então só tirei mais 1 ou 2 apontamentos até final do livro.

Depois passei mais tempo no youtube a ouvir vídeos de finanças pessoais do que devia, ainda que mais numa onda de entretenimento, então não estou a ver boas recomendações.

Quando tenho dúvidas acabo por pesquisar sobre o tema. Ainda há pouco tempo é que estive a ver como funciona um gráfico de velas!

Ou seja, não tenho muito conhecimento de análise de ações e isso, mas também não é o objetivo.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2332
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 522 times
Been thanked: 585 times

Re: É possível fazer doações de ações?

Mensagem por D@emoon »

Também podem dar uma olhada nestes vídeos, para quem é iniciante eu acho-os interessantes:

viewtopic.php?t=58
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder