Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
nunoyugen
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 5 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

O AB Growth é melhor que o fidelity sp 500?
nunoyugen

Mensagem por nunoyugen »

Falei com meu irmão e ele pediu para fazer um para a filha dele.
Ele tem 1000€ para iniciar
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 595 times
Been thanked: 670 times

Mensagem por D@emoon »

nunoyugen Escreveu: 05 jul 2024 11:24 O AB Growth é melhor que o fidelity sp 500?
nunoyugen não podes ver as coisas dessa forma, o que é ser melhor? ter mais rentabilidade? menos volatilidade? as duas? os fundos são diferentes, um segue um índice, o outro tenta procurar outras empresas para o portfolio, eu prefiro sempre a segunda formula, mas há quem prefira a primeira, sabe que dessa forma não está sujeito a más decisões do gestor, cabe sempre a ti ou ao teu irmão decidir a melhor formula, não te esqueças que podemos calçar números de sapatos diferentes :D nem podes andar com sapatos maiores nem apertados, tu é que tens de ver o que é melhor.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 85 times

Mensagem por superkinas »

D@emoon Escreveu: 05 jul 2024 12:02
nunoyugen Escreveu: 05 jul 2024 11:24 O AB Growth é melhor que o fidelity sp 500?
nunoyugen não podes ver as coisas dessa forma, o que é ser melhor? ter mais rentabilidade? menos volatilidade? as duas? os fundos são diferentes, um segue um índice, o outro tenta procurar outras empresas para o portfolio, eu prefiro sempre a segunda formula, mas há quem prefira a primeira, sabe que dessa forma não está sujeito a más decisões do gestor, cabe sempre a ti ou ao teu irmão decidir a melhor formula, não te esqueças que podemos calçar números de sapatos diferentes :D nem podes andar com sapatos maiores nem apertados, tu é que tens de ver o que é melhor.
depende tb dos anos, nunca podemos olhar apenas para um ano, por exemplo acho tb devemos olhar para os ganhos de muitos fundos durante a pandemia com atenção, pois muitos são excecionais e dificilmente se irao repetir.

por exemplo no fim do ano estava a pensar resgatar GS Global CORE Equity Portfolio E Acc EUR, nos ultimos anos estava a ser menos bom, mas ainda que não o fim pois está ano 18%, outro dos meus fundos globais o Caixa lideres globais está com 1%, deixa de ser bom fundo ou devo resgatar ?
para já não penso nisto.....
se o objetivo é longo ptazo é olhar historico a 10 anos numeros e graficos
se o objetivo é curto prazo todos fundos growth estão a dar cartas e ainda por cima se tem tecnologicas de IA.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 45 times
Been thanked: 55 times

Mensagem por Patanisca »

superkinas Escreveu: 05 jul 2024 14:19 outro dos meus fundos globais o Caixa lideres globais está com 1%, deixa de ser bom fundo ou devo resgatar ?
Já o devias era ter resgatado. Eu tive-o muito tempo mas como recentemente começou a ser muito mau, troquei-o. Há alternativas muito melhores e sem a comissão de resgate antecipado <1ano. Ainda há uns posts atrás eu disse que inação em bad performers é uma má ideia. Se um fundo começa a revelar fragilidades, é mudar para outros com melhor histórico.
superkinas

nao tenho certeza que é assim tão mau, só porque teve meio ano mau pode não dizer muito, basta não ter uma ou outra tecnologica ligada IA.
por exemplo fazendo comparação lideres globais VS JPMorgan Funds - Global Focus Fund D (acc) - EUR escepto este ano observa-se sempre o lideres globais melhor. este ano quem está tb com boa performance é o GS Global CORE Equity Portfolio E Acc EUR
nunoyugen

Mensagem por nunoyugen »

Eu conpreendo essa diferença. Eu para os meus filhos preferi o que segue o indice pois tem uma comissao de gestao muito menor
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 45 times
Been thanked: 55 times

Mensagem por Patanisca »

superkinas Escreveu: 05 jul 2024 16:27 nao tenho certeza que é assim tão mau, só porque teve meio ano mau pode não dizer muito, basta não ter uma ou outra tecnologica ligada IA.
por exemplo fazendo comparação lideres globais VS JPMorgan Funds - Global Focus Fund D (acc) - EUR escepto este ano observa-se sempre o lideres globais melhor. este ano quem está tb com boa performance é o GS Global CORE Equity Portfolio E Acc EUR
Vou explicar o meu racional. O CLG não era mau fundo, historicamente foi bastante interessante e com performances em alguns anos acima da média. Mas não posso mantê-lo em carteira, quando a sua performance a 1 ano é cerca de 13% abaixo da média da categoria. É como se de repente alguém na gestão do fundo tivesse ficado afastada e tivesse sido substituida por um gato cego. Manter um ativo de ações globais que em 2024 está com 1.30% de valorização, é uma loucura! Está a render menos que os certificados de aforro!
E depois há a desvantagem de ser um fundo nacional: Qualquer resgate de UPs que se faça, é-nos logo capado os 28% de taxa liberatória, o que é mau quando se quer rebalancear/reinvestir as mais-valias.
Eu fui fã muitos anos deste fundo, aliás foi o meu primeiro FI, mas nos últimos meses tem tido uma performance sofrível e existem alternativas com performance e sharpe ratios semelhantes e até melhores e sem o handicap de ser um FI nacional, portanto na minha realidade, manter o CLG, uma vez que trabalho com o Best, só mesmo por teimosia ou nostalgia.

Imagem

Imagem
superkinas

alguem consegue fazer comparacao grafica

Xtrackers MSCI World Information Technology IE00BM67HT60
BlackRock Global Funds - World Technology Fund E2 LU0171310955
Fidelity Global Technology E-Acc-EUR LU0115773425

obrigado
Jmvlrs
Registado: 03 set 2023 17:25
Has thanked: 22 times
Been thanked: 20 times

Mensagem por Jmvlrs »

Olá, Se for algo como postei nos PPR sem capital garantido, ou gráfico retorno/volatilidade posso tentar no portfólio performance mas só logo à noite ou amanhã.
Jmvlrs

Mensagem por Jmvlrs »

superkinas Escreveu: 06 jul 2024 17:47 alguem consegue fazer comparacao grafica

Xtrackers MSCI World Information Technology IE00BM67HT60
BlackRock Global Funds - World Technology Fund E2 LU0171310955
Fidelity Global Technology E-Acc-EUR LU0115773425

obrigado
Tomei a liberdade de acrescentar dois outros ETF só para comparação:

1 ano
Imagem

Imagem

5 anos
Imagem

Imagem

ytd
Imagem

Imagem

Nota: O BGF World tech nao tem 5 anos no histórico
Jmvlrs

Mensagem por Jmvlrs »

Patanisca Escreveu: 04 jul 2024 10:34 :D O recomendar sem se saber o perfil é sempre subjetivo, já estás farto de saber. Mas porque não colocas no que já tens em carteira? Aqueles dois que referi, uma carteira 50/50 com eles e tens a coisa feita.
Eu consolidei a minha carteira recentemente desta maneira: 100% stocks com extremo foco em EUA. Não precisava de tanto fundo, mas eu gosto de ter redundância nas categorias, então tenho 2 FI globais blend, 2 FI EUA blend, 2 FI Tech e 1 FI global growth. Eventualmente teria um retorno similiar com apenas aqueles dois que referi da JPM, o EUA e o Global.

Imagem
Caso mais alguém tenha curiosidade (eu tive) segue um overview dos fundos mencionados em cima, junto com alguns outros (só fundos de investimento).

5y
Imagem

3y
Imagem

ytd
Imagem

Legendas em falta:
Imagem
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Boa semana a todos:

Agenda Semanal - 08 a 12 Julho 2024

O dado mais esperado da semana será a inflação nos Estados Unidos relativo ao mês de Junho. Os economistas esperam que a variação homóloga da taxa subjacente se mantenha nos 3,4% enquanto o índice de preços ao consumidor deverá desacelerar para os 3,1% em Junho face a 3,3% ao mês anterior.

https://pt.investing.com/analysis/agend ... -200441168
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 34 times
Been thanked: 64 times

Mensagem por Joseba »

A pergunta que interessa: é esta semana que vamos aos 5600?? :lol: :lol:
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Joseba Escreveu: 09 jul 2024 00:53 A pergunta que interessa: é esta semana que vamos aos 5600?? :lol: :lol:
Saberás hoje depois das 15h :lol:

Responder