ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
colmeias
Mensagens: 67
Registado: 08 jan 2024 15:47
Has thanked: 17 times
Been thanked: 17 times

Re: ETFs

Mensagem por colmeias »

100Medos Escreveu: 07 jul 2024 09:49
Acredito que mesmo os IWDA's e VWCE's da vida terão que baixar as TER's se quiserem continuar a crescer.
E os Fundos de Investimento vão acabar??? Com as TER's que têm...
Carlos R
Mensagens: 24
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 16 times
Been thanked: 12 times

Re: ETFs

Mensagem por Carlos R »

100Medos Escreveu: 07 jul 2024 09:49
Carlos R Escreveu: 06 jul 2024 21:38 Os novos ETF nos primeiros tempos é normal fazerem alguma underperformance, pelo fato de levar algum tempo a adquirirem as posições. Com o tempo acredito que acertam o passo.
Acredito que temos de jogar com o que existe. Invisto no VWCE, mas em 2018 nem existia este ETF. Por ter surgido, contribuiu por exemplo para outros ETF como IUSQ ou SPYI baixarem bastante a TER.É normal aparecerem novos ETFs, e ainda bem. De preferência com custos menores para criar mais competição e favorecer os pequenos investidores como nós.
A pensares assim, e já que investes no VWCE, considera este:
IE0003XJA0J9 - (https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 9#overview)

Apesar de ser um índice diferente, é global, replicação física total, acumulação, etc, etc.... e a TER é 0,07% (contra os 0,22% do VWCE)


Mas lá está, foi criado o mês passado e falta histórico. :D
Eu pessoalmente gosto de alguns anos de "provas dadas" em como a gestão é eficiente e a tracking difference é competitiva.

Mas concordo contigo, vivemos tempos fantásticos no que toca à redução de custos para o investidor!
Nunca foi tão fácil e barato investir ! :D

Acredito que mesmo os IWDA's e VWCE's da vida terão que baixar as TER's se quiserem continuar a crescer.
Uns posts atrás falo do WEBN.
É mesmo esse o espírito. Concordo. Lembro-me do IUSQ por exemplo com TER de 0,6% (se não estou em erro), até mudar para 0,20%. E o SPYI baixou em 2023 de 0,40% para 0,17%. E acredito que baixaram pela competição do VWCE e também do FWRA/FWIA. Não creio que seja já, mas com tempo, assim que os novos ETFs chegarem a um determinado patamar de viabilidade, os ETFs mais populares poderão baixar a TER para serem competitivos.
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

colmeias Escreveu: 07 jul 2024 10:13 E os Fundos de Investimento vão acabar??? Com as TER's que têm...
Não acredito que acabem, mas ficarão reduzidos a um nicho.
Haverá sempre investidores mais desatentos e/ou que acreditem que é possível bater o mercado através dos fundos.

O push da indústria ainda é grande, embora ela própria já se esteja a adaptar mudando o foco para ETF's temáticos e de gestão ativa onde ainda conseguem cobrar comissões mais elevadas (embora mais baixas que nos fundos de investimento).
Eles também já perceberam que a mudança é inevitável.

Neste momento já são a minoria:
https://www.morningstar.com/columns/rek ... cially-won
Avatar do Utilizador
colmeias
Mensagens: 67
Registado: 08 jan 2024 15:47
Has thanked: 17 times
Been thanked: 17 times

Re: ETFs

Mensagem por colmeias »

Eu penso que são produtos diferentes.
um ETFs é um produto mais estatico, por isso tem TER's mais reduzidas.
Enquanto os fundos de Investimento "deveriam" de ser produtos dinamicos e os gestores dos produtos fossem remunerados apenas com base nas TER's que cobram e se o activo estivesse negativo a TER seria zero. Seguramente teriamos Fundos mais atractivos para todos, e os ETFs possivelmente acabavam.
Não teriamos tanto incompetente a gerir fundos, nem diversidade nem entidades gestoras...
superkinas
Mensagens: 418
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 81 times

Re: ETFs

Mensagem por superkinas »

O que realmente conta é as rentabilidades e não os custos, a rentabilidade já tira estes custos.
Não esquecer que os ETF tem custos de bolsa logo para uma pessoa que queira estar regularmente a reforçar pode nao ser a melhor opção.
Acredito que existe muito fundo mau mas os melhores de cada classe não tem rentabilidades muito diferentes dos ETF, em alguns casos melhores em outros casos piores.
Avatar do Utilizador
colmeias
Mensagens: 67
Registado: 08 jan 2024 15:47
Has thanked: 17 times
Been thanked: 17 times

Re: ETFs

Mensagem por colmeias »

superkinas Escreveu: 07 jul 2024 11:54 O que realmente conta é as rentabilidades e não os custos, a rentabilidade já tira estes custos.
Finalmente... só se fala de TER's e esquecem que todos queremos é rendimento liquido, se a gestão for bem feita,não me importa pagar comissões altas, desde que no final do ano consiga retirar 20% liquido...
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 107
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 49 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

colmeias Escreveu: 07 jul 2024 11:05 Não teriamos tanto incompetente a gerir fundos, nem diversidade nem entidades gestoras...

Não se trata de incompetência, mas de uma impossibilidade matemática.
Pensa assim:
Quando um dado mercado sobe 10%, todos os seus investidores, no agregado ganham 10%, menos os custos do investimento.

O conjunto de investidores que investe passivamente, segue o índice e ganha 10% menos, por exemplo 0,1%.
E todos ganham 9,9% (mesmo todos, individualmente).

O conjunto que investe activamente, também ganha, no conjunto, os mesmos 10%. Mas o custo de investir é substancialmente maior. Digamos 2% (entre comissões de gestão e do turnover do portfolio).
Ora já só ficam 8% para os investidores.
Mas neste grupo os ganhos não são iguais para todos, há uma grande dispersão de resultados.
Para um investidor ganhar 1% a mais tem que outro(s) ganhar 1% a menos.
Claro que vai sempre haver investidores a bater o índice, mas a maioria perde.

superkinas Escreveu: 07 jul 2024 11:54 O que realmente conta é as rentabilidades e não os custos, a rentabilidade já tira estes custos.
Não esquecer que os ETF tem custos de bolsa logo para uma pessoa que queira estar regularmente a reforçar pode nao ser a melhor opção.
Acredito que existe muito fundo mau mas os melhores de cada classe não tem rentabilidades muito diferentes dos ETF, em alguns casos melhores em outros casos piores.
colmeias Escreveu: 07 jul 2024 12:59 Finalmente... só se fala de TER's e esquecem que todos queremos é rendimento liquido, se a gestão for bem feita,não me importa pagar comissões altas, desde que no final do ano consiga retirar 20% liquido...
Vejam no longo prazo qual a percentagem de fundos que bate o índice:
https://www.spglobal.com/spdji/en/resea ... hts/spiva/

É importante que os investidores percebam isto.
Depois cada um decide e investe onde quer.....
Lvsitano
Mensagens: 425
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 114 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

100Medos Escreveu: 07 jul 2024 13:24
Vejam no longo prazo qual a percentagem de fundos que bate o índice:
https://www.spglobal.com/spdji/en/resea ... hts/spiva/

É importante que os investidores percebam isto.
Depois cada um decide e investe onde quer.....
Ora aí está, na muche. Eu sou totalmente favorável a pagar TER mais elevada, se quem gere o fundo conseguir bater os mercados, um bom trabalho de gestão deve ser bem pago. A questão é que não há relação direta entre TER mais elevada e melhor desempenho. O estudo que apresentaste e já deveria ser do conhecimento da maioria do pessoal, é que só cerca de 12% dos fundos nos EUA é que bateram os mercados nos últimos 15 anos. A gestão de fundos é tipo o CEO da Boeing, recebe bónus quer a empresa dê lucro ou prejuízo :lol: Nos maus anos de um fundo, só corre realmente mal para o investidor, o fundo continua a meter a comissão ao bolso. Numa empresa a sério uma má gestão dá direito a um par de patins...

Acho que os FI e os ETF têm cada um o seu lugar, e ambos vão co-existir. Talvez possa haver uma alteração nos padrões de investimento e os ETF fiquem mais populares, ou o inverso, quem sabe.

Mas cada um sabe do que fazer ao seu capital. É um pouco como o pessoal que prefere pagar comissões a um banco só pelo descanso de ter uma porta onde ir bater quando bater a aflição.

Eu sou apologista do princípio de manter os custos ao mínimo, não só no investimento mas como no dia-a-dia, na minha vida tento quase sempre procurar as opções mais económicas, o que também requer disciplina e tempo perdido.
wot89
Mensagens: 19
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 20 times
Been thanked: 2 times

Re: ETFs

Mensagem por wot89 »

O novo etf da Amundi ainda não está disponível na Degiro pois não ?

Já andava a pensar em criar conta na IBRK, penso que vai ser desta.
Lvsitano
Mensagens: 425
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 114 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

Achas que é motivo para tanta pressa? Um ETF com menos de 15 dias...
wot89
Mensagens: 19
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 20 times
Been thanked: 2 times

Re: ETFs

Mensagem por wot89 »

Lvsitano Escreveu: 07 jul 2024 20:12 Achas que é motivo para tanta pressa? Um ETF com menos de 15 dias...
Não é apenas devido ao novo etf global, se bem que ajuda..

Já andava a pensar há muito em não meter os ovos todos numa só corretora, mesmo sendo a Degiro, e apesar do interface da IBKR não ser tao user friendly, sempre que alguém pergunta qual a corretora mais segura/com melhor histórico, a IBKR é a resposta.

Já andava portanto a pensar em dividir o meu investimento em etf's, agora também na IBRK (neste momento só tenho VWCE na Degiro) e andava dividido em ir para outro etf global, um IWDA ou outro semelhante que tivesse menos TER, um que não tivesse emergentes visto que já tenho isso no VWCE e sempre tinha alguma maior % dos usa, ou simplesmente ir metendo algum apenas num SP 500..

Se este novo da Amundi tiver um desempenho semelhante ao VWCE, com uma TER muito mais baixa, a longo prazo compensa certamente.

Ou está a escapar-me algo ?
Lvsitano
Mensagens: 425
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 114 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

Eu não entendi, queres investir neste WEBN por não ter mercados emergentes? É que o ETF tem uma série de holdings da Índia... Ou então eu é que entendi mal.

Obviamente se este ETF tiver um desempenho semelhante ao VWCE, com a TER bastante inferior, claro que compensa. Mas lá está, um ETF com menos de 15 dias não tem provas dadas, ao contrário do VWCE. Mais, é um ETF que pode não descolar e ser liquidado ao fim de pouco tempo. Com uma TER mais baixa tem de captar muito capital para a detentora do fundo ter a compensação.
wot89
Mensagens: 19
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 20 times
Been thanked: 2 times

Re: ETFs

Mensagem por wot89 »

Lvsitano Escreveu: 08 jul 2024 21:31 Eu não entendi, queres investir neste WEBN por não ter mercados emergentes? É que o ETF tem uma série de holdings da Índia... Ou então eu é que entendi mal.

Não/entendeste mal.

Quer este ETF compense/descole ou não, vou abrir conta na IBKR e passar a investir noutro ETF; não sei se num global (e se for por ai será um sem emergentes, visto que isso já tenho no VWCE que irei manter) ou se num SP 500.

Se este ETF passar/passasse a ter bons resultados, tendo uma TER ainda mais baixa que o VWCE (e IWDA, etc), passaria a investir nele, através da IBRK.
SimaoD
Mensagens: 6
Registado: 11 jul 2024 06:47
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por SimaoD »

Boas, sou novo por aqui. Comecei a investir à pouco tempo e do que li e estudei não sei se estou no caminho certo. Tenho 7 Etf e a ideia é reforçar todos os meses, através da plataforma degiro, que foi a minha escolha. Investi em 7 e talvez tenha repetido alguns investimentos mas só o tempo o dirá.
Gostava de saber a vossa opinião sobre este Etf IE00BMDKNW35
Obrigado e bons investimentos
Lvsitano
Mensagens: 425
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 114 times

Re: ETFs

Mensagem por Lvsitano »

SimaoD Escreveu: 11 jul 2024 07:49 Boas, sou novo por aqui. Comecei a investir à pouco tempo e do que li e estudei não sei se estou no caminho certo. Tenho 7 Etf e a ideia é reforçar todos os meses, através da plataforma degiro, que foi a minha escolha. Investi em 7 e talvez tenha repetido alguns investimentos mas só o tempo o dirá.
Gostava de saber a vossa opinião sobre este Etf IE00BMDKNW35
Obrigado e bons investimentos
É um ETF com 3 anos e ainda não passou dos 142 milhões, com uma TER bastante elevada, e volatilidade também bem alta. E investe em ações de empresas envolvidas em blockchain. Eu não investiria nesse ETF, mas isso sou. Em relação à tua carteira de 7 ETF, podes partilhar a mesma aqui
Responder