Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
nunoyugen
Mensagens: 65
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 5 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

D@emoon Escreveu: 11 jul 2024 11:49
nunoyugen Escreveu: 11 jul 2024 11:29 Agora fiquei confuso. Percebi que o melhor é um de acções globais dos EUA. Só não entendi se é melhor um que repique o índice ou um que tenha um gestor ativo. O gestor muitas vezes pode ser o responsável por fazer mas escolhas e Há pessoas que saem do Fundo por isso mesmo, ou estou enganado?

Por outro lado são muito poucos os gestores que conseguem Bater o índice não é? Se for assim será melhor o que segue o índice, certo?

Outra dúvida é relativamente ao tipo de acções, pois há grande capitalização misto mas tbem acções grande crescimento. Qual devo escolher?

Eu vi um fundo excelente da JP Morgan global D mas lá está é global
nunoyugen, eu tenho um fundo há anos que dá mais que o S&P 500 e para mim chega, as pessoas saem de fundos porque não aguentam quedas, acham que é sempre a subir, seja fundos sejam ETFs, nunca vais escolher o melhor fundo, o melhor etf, o tipo de acções, nunca esquece isso, e ao longo do tempo vais sempre olhar para outros e achares que são melhores, ou que se calhar devias ter feito noutro sitio, eu compreendo que estamos a falar em dinheiro e numa criança, e por isso o sentimento da responsabilidade é grande.
Sim isso eu percebo, mas precisamente para ter um Fundo o máximo de anos possível acho que é melhor ter um de gestão passiva do que activa, porque o de gestão ativa pode gerar mais ganhos mas estamos dependentes de um gestor. Ele sai do Fundo ou toma decisões erradas e o Fundo perde interesse. Numa gestão passiva é por causa do mercado a funcionar. Entendes o meu ponto de vista? Com gestão activa acho que andamos a olhar mais para ele a a comparar se bateu o índice, se continua um bom Fundo ou não. Já um index é aquilo e não foge muito de fundo para fundo
nunoyugen
Mensagens: 65
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 5 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Virtua pelas tuas respostas, que desde já agradeço, percebi que os fundos de acções cap grande crescimento por norma são de gestão ativa, certo?

Os de gestão passiva são os de cap grande misto? Pelo menos os etf sp500 são de cap grande misto.

Aqui também não podem entrar empresas de grande crescimento, ou o misto o que significa?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

nunoyugen Escreveu: 11 jul 2024 11:55

Sim isso eu percebo, mas precisamente para ter um Fundo o máximo de anos possível acho que é melhor ter um de gestão passiva do que activa, porque o de gestão ativa pode gerar mais ganhos mas estamos dependentes de um gestor. Ele sai do Fundo ou toma decisões erradas e o Fundo perde interesse. Numa gestão passiva é por causa do mercado a funcionar. Entendes o meu ponto de vista? Com gestão activa acho que andamos a olhar mais para ele a a comparar se bateu o índice, se continua um bom Fundo ou não. Já um index é aquilo e não foge muito de fundo para fundo
É tal e qual o exemplo que costumo dar, ETF ou Fundo Index é um carro desgovernado, um Fundo é um carro com um condutor, cabe a ti escolher o que melhor se adequada ao teu perfil, eu EUA só tenho um fundo activo de grande crescimento, tem 16,20% média ao ano nos últimos 10 anos, para mim está otimo e não mexe mais, mas o que é bom para mim pode não ser bom para os outros, eu prefiro gestão activo outros passiva e está tudo bem, nem discuto já isso sequer porque para mim é mesmo perda de tempo.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
nunoyugen
Mensagens: 65
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 5 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Mas há fundos que replicam o sp500 e são de gestão passiva, tal como os etf, certo?

Eu acho que percebi o teu estilo Daemon e por exemplo tu a fazer algo para ti, que fosse um só fundo seria o AB growth né?

Eu encontrei este que é de gestão passiva e rendeu 16% nos últimos 10 anos

LU0996179346
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

nunoyugen Escreveu: 11 jul 2024 12:17 Mas há fundos que replicam o sp500 e são de gestão passiva, tal como os etf, certo?

Eu acho que percebi o teu estilo Daemon e por exemplo tu a fazer algo para ti, que fosse um só fundo seria o AB growth né?

Eu encontrei este que é de gestão passiva e rendeu 16% nos últimos 10 anos

LU0996179346
Tal como já disse anteriormente tenho o Clearbridge, se fosse a fazer agora um novo o mais provável seria esse AB, porque a curto prazo tem demonstrado mais pimenta.

Há ETFs de gestão passiva e activa.
Há Fundos de gestão activa e passiva.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Joseba
Mensagens: 160
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 28 times
Been thanked: 52 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

E isso para não falar daqui a uns anos os fundos que terão 90% SP500 e 10% BTC (ou crypto)....
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Joseba Escreveu: 11 jul 2024 12:54 E isso para não falar daqui a uns anos os fundos que terão 90% SP500 e 10% BTC (ou crypto)....
Vão existir fundos activos que vão ter etfs de BTC sem dúvida.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
nunoyugen
Mensagens: 65
Registado: 17 jun 2024 17:55
Has thanked: 1 time
Been thanked: 5 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por nunoyugen »

Além dos que temos aqui fudos index de acções EUA Há mais algum interesante?
litfin
Mensagens: 13
Registado: 21 fev 2024 12:37
Been thanked: 2 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por litfin »

Patanisca Escreveu: 11 jul 2024 08:56 Atenção que podem haver comissões de subscrição ou resgate antecipado nalguns fundos. Agora as comissões de manutenção é que estão diluidas no valor da UP.
Exemplo do Fidelity S&P 500 Index EUR P Acc, tem sempre uma comissão de 2% + imposto de selo na subscrição, ou do Square Property Real Estate que aplica comissões nos resgates antes de 3 anos.
A parte da subscrição/resgate não me gerava dúvida, e no caso do Property é só mesmo no resgaste antes dos 3 anos.
Esse é um dos motivos pelo qual ainda não avancei pois queria meter um valor maior logo de uma vez e não andar aos poucos todos os meses.
Mas se preciso do dinheiro antes dos 3 anos, vou-me chatear porque podia ter evitado aquelas comissões.

O objetivo é poder ter rentabilidades acima de 4%, se depois for pagar pelo resgaste lá se vai a vantagem do tipo de investimento...vou continuar a pensar.
Obrigado pela vossa ajuda
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2024
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 710 times
Been thanked: 842 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

nunoyugen Escreveu: 11 jul 2024 11:57 Os de gestão passiva são os de cap grande misto? Pelo menos os etf sp500 são de cap grande misto.
Isso está onde? Na morningstar? Se sim estão errados. O facto de serem de gestão activa ou passiva em nada tem impacto no tipo de fundo/alocação.

Fui ver agora à Morningstar.pt. Eles estão errados. Nem sei como...
D@emoon Escreveu: 11 jul 2024 12:07 ETF ou Fundo Index é um carro desgovernado
Tenho de discordar completamente de ti. Um fundo index/ETF reflete os Biliões de dólares que todos os dias ajustam o mercado. Há milhões de pessoas que influenciam os mercados e por sua vez os ETF. Não acho os mercados desgovernados (pelo menos normalmente :lol: )
Última edição por Virtua em 11 jul 2024 15:11, editado 1 vez no total.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Lvsitano
Mensagens: 460
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 146 times
Been thanked: 127 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Lvsitano »

Mais depressa diria que Bitcoin é um carro desgovernado do que fundos de indíce.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 11 jul 2024 14:39

Tenho de discordar completamente de ti. Um fundo index/ETF reflete os Biliões de dólares que todos os dias ajustam o mercado. Há milhões de pessoas que influenciam os mercados e por sua vez os ETF. Não acho os mercados desgovernados (pelo menos normalmente :lol: )
A maioria das pessoas quando digo isto tem a mesma reação de ti, eu falo na parte da gestão, não tem basicamente gestão, é comprar as acções que estão no índice e pronto, deixar andar, enquanto um fundo de gestão activa tem sempre alguém a fazer a gestão, a comprar e a vender, é como um carro que tem um condutor que tem um objectivo claro e segue-o, e um carro sem condutor que vai ao sabor do vento.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2589
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 572 times
Been thanked: 640 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 11 jul 2024 14:47 Mais depressa diria que Bitcoin é um carro desgovernado do que fundos de indíce.
O Bitcoin é o mais livre que existe em termos de investimento, só sobe se as pessoas comprarem e só cai se as pessoas venderem, não há mais nada livre que isto, por isso é que tem um ciclo tão certinho, é apenas e só o comportamento humano a funcionar.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano
Mensagens: 460
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 146 times
Been thanked: 127 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 11 jul 2024 15:24 A maioria das pessoas quando digo isto tem a mesma reação de ti, eu falo na parte da gestão, não tem basicamente gestão, é comprar as acções que estão no índice e pronto, deixar andar, enquanto um fundo de gestão activa tem sempre alguém a fazer a gestão, a comprar e a vender, é como um carro que tem um condutor que tem um objectivo claro e segue-o, e um carro sem condutor que vai ao sabor do vento.
O facto do carro ter condutor não quer dizer que seja melhor. O condutor pode ser um grande azelha e espetar-se na primeira curva, entrar em contra-mão ou até estar bebâdo e ir pela ravina abaixo :lol: É uma excelente analogia para algumas gestões, tem alguém ao volante, mas não é bom condutor.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2024
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 710 times
Been thanked: 842 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 11 jul 2024 15:24 e um carro sem condutor que vai ao sabor do vento.
Onde discordamos é isto. Não vai ao sabor do vento. Tem mil e um condutores (milhões de investidores) e eu acho que esses milhões de investidores, como grupo, são melhores a descobrir o verdadeiro valor do 1 gajo (ou a sua pequena equipa).

A gestão "passiva" tem pouco de "passivo". É crença no mercado como um todo, não é navegar ao sabor das ondas.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder