Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 16 jul 2024 22:42
Virtua Escreveu: 16 jul 2024 16:55 Fundo novo de liquidez. Tive hoje a ver: https://www.morningstar.pt/pt/funds/sna ... F0GBR04JIZ

Há no invest e quase de certeza que tb está no Best. Os custos são aceitáveis e a performance boa
Para mim que tenho um portfolio 100% stocks globais e EUA, faz sentido ter isto em vez de ter € à ordem enquanto aguardo dips, para reforçar a carteira principal? No Best é um dia para liquidar, portanto até me parece fazível.
Eu para esse tipo de estratégia ia preferir um fundo mais calmo como o IMGA Money Market.
Última edição por D@emoon em 17 jul 2024 10:30, editado 1 vez no total.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Patanisca Escreveu: 16 jul 2024 22:42 Para mim que tenho um portfolio 100% stocks globais e EUA, faz sentido ter isto em vez de ter € à ordem enquanto aguardo dips, para reforçar a carteira principal? No Best é um dia para liquidar, portanto até me parece fazível.
Eu faria isso
D@emoon Escreveu: 17 jul 2024 10:27 um fundo mais calmo como o IMGA Money Market,
Mais calmo como assim? Têm mais ou menos o mesmo desvio padrão. Parecem--me equivalentes!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 17 jul 2024 10:29

Mais calmo como assim? Têm mais ou menos o mesmo desvio padrão. Parecem--me equivalentes!
A curto prazo concordo contigo até porque são fundos que vão continuar a valorizar, mas quando existir uma nova reversão o Pictet pode ter quedas maiores, se olhares para o histórico de um e de outro são diferentes, o IMGA tem uma exposição grande a DPs que lhe confere uma maior "segurança" para quem quer estacionar capital para novo investimento.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 118
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 40 times
Been thanked: 46 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Vou experimentar essa estratégia de ter lá o dinheiro "parado" à espera de ir para a carteira de alto risco quando for oportuno.
Joseba
Mensagens: 127
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 22 times
Been thanked: 43 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

Mas valerá mesmo a pena? Porque a rentabilidade é baixa, o dinheiro fica preso (não se consegue mover instantaneamente), e ainda tendo de pagar 28% ao Estado (podendo ser mais se estiver lá menos de 1 ano), no final das contas fica quase no zero a zero, o mesmo que deixar numa conta à ordem....
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Joseba Escreveu: 17 jul 2024 11:29 Mas valerá mesmo a pena?
Depende do montante e do tempo. Já fiz isto. Por acaso precisei do dinheiro passado 15 dias, mas poderia não ter precisado. O facto de não saber quanto tempo vai ficar parado faz-me favorecer isto face a DO e DP
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Patanisca Escreveu: 17 jul 2024 10:50 quando for oportuno.
Quando for oportuno apita aqui. Nunca sei quando o é :lol:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 118
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 40 times
Been thanked: 46 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Exato. Eu por acaso mantenho sempre um valor acima de 5k à ordem no Best, o tempo que está à ordem, se andar num FI que renda 3,5% ao ano, sempre dá 10euros limpos por mês. O best também permite fazer compras de FI mesmo sem ter o dinheiro disponível à ordem, aplica é depois uma taxa de empréstimo, mas como será poucos dias, porque a liquidação demorará no máximo 2 dias úteis (se a ordem de venda for feita depois da cut-off time 09h00), penso que é uma estratégia que faz sentido.
O tema de pagar 28% ao estado não percebi, pelo menos no caso do Pictet, como é um fundo estrangeiro, só presta contas no ano seguinte no anexo J, não retém liberatória no ato do resgate.
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 118
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 40 times
Been thanked: 46 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

Virtua Escreveu: 17 jul 2024 12:58
Patanisca Escreveu: 17 jul 2024 10:50 quando for oportuno.
Quando for oportuno apita aqui. Nunca sei quando o é :lol:
Ainda hoje de manhã foi, ao ver os futuros nos EUA a descer 1%, fiz 2 reforços.
tobias225
Mensagens: 13
Registado: 22 fev 2023 11:37
Been thanked: 2 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por tobias225 »

Virtua Escreveu: 17 jul 2024 12:57
Joseba Escreveu: 17 jul 2024 11:29 Mas valerá mesmo a pena?
Depende do montante e do tempo. Já fiz isto. Por acaso precisei do dinheiro passado 15 dias, mas poderia não ter precisado. O facto de não saber quanto tempo vai ficar parado faz-me favorecer isto face a DO e DP
Então para isso não e melhor ter o dinheiro estacionado no Trade Republic que paga 3.75 sem preocupações
superkinas
Mensagens: 418
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 81 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por superkinas »

Patanisca Escreveu: 17 jul 2024 13:23
Virtua Escreveu: 17 jul 2024 12:58
Patanisca Escreveu: 17 jul 2024 10:50 quando for oportuno.
Quando for oportuno apita aqui. Nunca sei quando o é :lol:
Ainda hoje de manhã foi, ao ver os futuros nos EUA a descer 1%, fiz 2 reforços.
Ainda e muito cedo. Se vier novamente o Trump e as suas famosas tarifas principalmente com a China, a volatilidade vai andar ao sabor dos tweets 🤣
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Lvsitano »

Podes ter a certeza que se o Trump vencer, vai disparar tarifas a torto e a direito.
Joseba
Mensagens: 127
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 22 times
Been thanked: 43 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

Patanisca Escreveu: 17 jul 2024 13:22 Exato. Eu por acaso mantenho sempre um valor acima de 5k à ordem no Best, o tempo que está à ordem, se andar num FI que renda 3,5% ao ano, sempre dá 10euros limpos por mês. O best também permite fazer compras de FI mesmo sem ter o dinheiro disponível à ordem, aplica é depois uma taxa de empréstimo, mas como será poucos dias, porque a liquidação demorará no máximo 2 dias úteis (se a ordem de venda for feita depois da cut-off time 09h00), penso que é uma estratégia que faz sentido.
O tema de pagar 28% ao estado não percebi, pelo menos no caso do Pictet, como é um fundo estrangeiro, só presta contas no ano seguinte no anexo J, não retém liberatória no ato do resgate.
Há uns meses tentei comprar sem ter lá o dinheiro suficiente e não me deixou....
Outra coisa intetessante que eles poderiam ter era conpras agendadas... ou seja, agendar para um certo dia uma compra (razao? saída para férias, evitar esquecimentos, etc etc....)
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Joseba Escreveu: 17 jul 2024 21:31
Há uns meses tentei comprar sem ter lá o dinheiro suficiente e não me deixou....
Outra coisa intetessante que eles poderiam ter era conpras agendadas... ou seja, agendar para um certo dia uma compra (razao? saída para férias, evitar esquecimentos, etc etc....)
O que o Patanisca deve estar a falar é que dá para dar ordem de resgate de um fundo e fazer ao mesmo tempo a compra de outro ainda sem o outro estar liquidado na conta, por que o dinheiro fica internamente disponível para isso.

O agendamento era bom sim, só dá para o seguro Best Invest e para PPRs pelo que sei.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Patanisca
Mensagens: 118
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 40 times
Been thanked: 46 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Patanisca »

D@emoon Escreveu: 18 jul 2024 08:22
Joseba Escreveu: 17 jul 2024 21:31
Há uns meses tentei comprar sem ter lá o dinheiro suficiente e não me deixou....
Outra coisa intetessante que eles poderiam ter era conpras agendadas... ou seja, agendar para um certo dia uma compra (razao? saída para férias, evitar esquecimentos, etc etc....)
O que o Patanisca deve estar a falar é que dá para dar ordem de resgate de um fundo e fazer ao mesmo tempo a compra de outro ainda sem o outro estar liquidado na conta, por que o dinheiro fica internamente disponível para isso.
Ah então é isso que acontece, não me tinha apercebido que esse "empréstimo" por uns dias era apenas porque houve uma ordem de resgate com um valor que cobre a compra.
Responder