Portfólio de Investimentos - fmasousa

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Lvsitano »

fmasousa Escreveu: 16 jul 2024 17:12 TANB entre 2,266% e 5,504%, basicamente deve ser igual a um DP (pois tem capital garantido), mas com taxa entre os valores indicados, segundo o desempenho de um cabaz constituido por 5 empresas.
É um depósito estruturado, e está coberto pelo FGD. A questão é que nunca sabes a taxa final, e da minha experiência com os DP estruturados do Invest tende a ser a mínima. Tens o dinheiro parado 18 meses e podes acabar por ter uma rentabilidade inferior a um DP. É claro essa perspectiva dos 5.5% adoça a boca a muitos, e é essa a intenção do Invest. Na minha opinião mais vale ir pelo provérbio "mais vale uma pássaro na mão do que dois a voar". Tens DP com taxas bem superiores, e duvido que daqui a 18 meses as taxas do BCE estejam nos 2.26%.
Eu e um amigo meu já caímos nessa do Invest, e basicamente é ter dinheiro a ser erodido pela inflação.
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 60
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 26 times
Been thanked: 20 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Sr IRS »

Lvsitano Escreveu: 16 jul 2024 22:54
fmasousa Escreveu: 16 jul 2024 17:12 TANB entre 2,266% e 5,504%, basicamente deve ser igual a um DP (pois tem capital garantido), mas com taxa entre os valores indicados, segundo o desempenho de um cabaz constituido por 5 empresas.
É um depósito estruturado, e está coberto pelo FGD. A questão é que nunca sabes a taxa final, e da minha experiência com os DP estruturados do Invest tende a ser a mínima. Tens o dinheiro parado 18 meses e podes acabar por ter uma rentabilidade inferior a um DP. É claro essa perspectiva dos 5.5% adoça a boca a muitos, e é essa a intenção do Invest. Na minha opinião mais vale ir pelo provérbio "mais vale uma pássaro na mão do que dois a voar". Tens DP com taxas bem superiores, e duvido que daqui a 18 meses as taxas do BCE estejam nos 2.26%.
Eu e um amigo meu já caímos nessa do Invest, e basicamente é ter dinheiro a ser erodido pela inflação.
Então, mas não é ideal para o banco que o portefólio selecionado cresça acima do máximo para poder retirar a diferença?
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Virtua »

Sr IRS Escreveu: 16 jul 2024 23:24 Então, mas não é ideal para o banco que o portefólio selecionado cresça acima do máximo para poder retirar a diferença?
Ao contrário do que é comumente pensado o banco não ganha nem perde nada com o que acontece ao estruturado DEPOIS de vendido. Se as coisas forem bem feitas o hedge está colocado e o banco ganha é com a venda, não ganha nada "extra" com boa ou má performance do estruturado.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 17 jul 2024 10:30
Sr IRS Escreveu: 16 jul 2024 23:24 Então, mas não é ideal para o banco que o portefólio selecionado cresça acima do máximo para poder retirar a diferença?
Ao contrário do que é comumente pensado o banco não ganha nem perde nada com o que acontece ao estruturado DEPOIS de vendido. Se as coisas forem bem feitas o hedge está colocado e o banco ganha é com a venda, não ganha nada "extra" com boa ou má performance do estruturado.
Ia mesmo responder isso agora :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Lvsitano »

Virtua Escreveu: 17 jul 2024 10:30
Ao contrário do que é comumente pensado o banco não ganha nem perde nada com o que acontece ao estruturado DEPOIS de vendido. Se as coisas forem bem feitas o hedge está colocado e o banco ganha é com a venda, não ganha nada "extra" com boa ou má performance do estruturado.
E eu acho que ele pensou que o banco vai investir o capital do cliente nas ações daquelas empresas. É por isso que ele referiu que para o banco era melhor subirem muito para depois ficar com a diferença. Isso para o investidor era uma maravilha, investir em equity sem risco nenhum :lol: Se a coisa corresse mal, o banco tinha que se chegar à frente e cobrir o capital perdido pela desvalorização mais a rentabilidade mínima garantida :D
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 60
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 26 times
Been thanked: 20 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Sr IRS »

Lvsitano Escreveu: 17 jul 2024 10:41
Virtua Escreveu: 17 jul 2024 10:30
Ao contrário do que é comumente pensado o banco não ganha nem perde nada com o que acontece ao estruturado DEPOIS de vendido. Se as coisas forem bem feitas o hedge está colocado e o banco ganha é com a venda, não ganha nada "extra" com boa ou má performance do estruturado.
E eu acho que ele pensou que o banco vai investir o capital do cliente nas ações daquelas empresas. É por isso que ele referiu que para o banco era melhor subirem muito para depois ficar com a diferença. Isso para o investidor era uma maravilha, investir em equity sem risco nenhum :lol: Se a coisa corresse mal, o banco tinha que se chegar à frente e cobrir o capital perdido pela desvalorização mais a rentabilidade mínima garantida :D
Eheheh, já devem ter reparado que não tenho formação na área financeira. :D Sim, pensei que era uma forma do banco se expor a ações com dinheiro captado dos clientes, e que era essa a razão de o capital não ser mobilizável.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Lvsitano »

Sr IRS Escreveu: 17 jul 2024 14:36 Eheheh, já devem ter reparado que não tenho formação na área financeira. :D Sim, pensei que era uma forma do banco se expor a ações com dinheiro captado dos clientes, e que era essa a razão de o capital não ser mobilizável.
Nem eu tenho formação nessa área. Esse investimento do Invest é um pouco como o Totobola, o ganharmos ou perdermos depende dos resultados dos jogos, mas o capital não é investido em SADs desportivas :lol:
Sinceramente, esses depósitos estruturados do Invest, e de outros bancos (recordo-me que o BPI também tinha) são por norma uma má opção. E claro que a possibilidade de uma rentabilidade mais elevada do que aquilo que é normal num produto com capital garantido é um chamariz para captar mais depósitos. Existe muita aquela mentalidade de "vou arriscar, porque sou capaz de conseguir os tais 5%". E este depósito estruturado nem é dos piores, já tiveram vários de 24 meses, em que no final podias ter 0% de rentabilidade, ou seja, dinheiro parado 2 anos a perder para a inflação.
Poderei estar errado, mas quase que apostaria que na maturidade vão receber os tais 2.26% brutos, até porque é capaz de vir a ocorrer uma correção nos mercados nos próximos tempos, e este produto leva por tabela.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por D@emoon »

Sr IRS Escreveu: 17 jul 2024 14:36

Eheheh, já devem ter reparado que não tenho formação na área financeira. :D Sim, pensei que era uma forma do banco se expor a ações com dinheiro captado dos clientes, e que era essa a razão de o capital não ser mobilizável.
Isso já os bancos o fazem com o dinheiro dos depósitos dos clientes :lol: ou seja, todos os clientes estão expostos a ações, divida, fundos, etfs. indiretamente sem eles o saberem :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 17 jul 2024 15:44 Isso já os bancos o fazem com o dinheiro dos depósitos dos clientes :lol: ou seja, todos os clientes estão expostos a ações, divida, fundos, etfs. indiretamente sem eles o saberem :lol:
Até a Segurança Social com o dinheiro das pensões, tem ações da Coca-cola :lol:
fmasousa
Mensagens: 47
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 5 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por fmasousa »

Estive a reavivar a memória, e lembrei-me que há cerca de 11 anos, subscrevi um Depósito Indexado pelo MilleniumBCP apenas com o intuito de fugir às comissões de manutenção, pois não acreditei que o objetivo fosse atingido. Mas fui surpreendido pela positiva, pois todas as ações constituintes do cabaz (eram 4 empresas) valorizaram.
Naquele caso, ou ganhava a taxa mínima ou a máxima, neste Depósito Estruturado varia entre as duas, pense eu de que.

Imagem

Gosto mais desta fórmula de cálculo. 8-)
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Lvsitano »

Eu tive um do BPI que eram 3 ou 4 anos salvo erro, em que nos primeiros 3 tinhas uma taxa mínima garantida, mas no último tanto podia ser 0% como 6%. Os mercados ditaram que no último ano fosse zero. O único estruturado do Invest que tive, 2 anos dinheiro parado a render 0%. Um amigo meu ainda foi mais valente e voltou a apostar noutro estruturado do Invest, que também lhe deu a módica quantia de zero rentabilidade :lol:
fmasousa
Mensagens: 47
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 5 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por fmasousa »

Lvsitano Escreveu: 19 jul 2024 15:12 Eu tive um do BPI que eram 3 ou 4 anos salvo erro, em que nos primeiros 3 tinhas uma taxa mínima garantida, mas no último tanto podia ser 0% como 6%. Os mercados ditaram que no último ano fosse zero. O único estruturado do Invest que tive, 2 anos dinheiro parado a render 0%. Um amigo meu ainda foi mais valente e voltou a apostar noutro estruturado do Invest, que também lhe deu a módica quantia de zero rentabilidade :lol:
A ideia que tenho, é que os depósitos estruturados do Banco Invest com essa estratégia (de na pior das hipóteses, render 0%) deixaram de ser comercializados em 2022. Da minha parte nunca me interessei por esses (também pelo facto de a essa data, não me preocupar tanto com investimentos como atualmente!), mas analisando com maior detalhe aos últimos desses (https://clientebancario.bportugal.pt/pt ... se-mar-22# e https://clientebancario.bportugal.pt/pt ... ces-abr-22), se o meu perfil de investir fosse o que tenho atualmente, nunca invistiria lá, por causa da fórmula de cálculo da remuneração.
Eu gosto de sintetizar informação através de pequenas tabelas, e mais fácil de transmitir a informação:

Imagem

Como podes verificar, em 2022 os Depósitos Estruturados comercializados em 2022 nunca iriam bater o Depósito a Prazo que a essa data detinha (curiosamente comercializado também pelo Banco Invest.
Já o que está a ser comercializado até ao final deste mês, há hipótese de ser superior ao Depósito a Prazo que atualmente detenho.
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Lvsitano »

fmasousa Escreveu: 19 jul 2024 16:26 Já o que está a ser comercializado até ao final deste mês, há hipótese de ser superior ao Depósito a Prazo que atualmente detenho.
Há o reverso da moeda, pode ser inferior à rentabilidade dos depósitos a prazo durante os próximos 18 meses :D
fmasousa
Mensagens: 47
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 5 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por fmasousa »

Lvsitano Escreveu: 19 jul 2024 20:15
fmasousa Escreveu: 19 jul 2024 16:26 Já o que está a ser comercializado até ao final deste mês, há hipótese de ser superior ao Depósito a Prazo que atualmente detenho.
Há o reverso da moeda, pode ser inferior à rentabilidade dos depósitos a prazo durante os próximos 18 meses :D
Correcto. Varia entre um mínimo que atualmente é inferior aos melhores DP, e um máximo que atualmente é superior aos melhores DP. Como não sou adivinho, não consigo prever se haverá DP com rentabilidades superiores a 5,504% durante o próximo ano e meio. :roll:
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portfólio de Investimentos - fmasousa

Mensagem por Lvsitano »

fmasousa Escreveu: 19 jul 2024 21:30 Correcto. Varia entre um mínimo que atualmente é inferior aos melhores DP, e um máximo que atualmente é superior aos melhores DP. Como não sou adivinho, não consigo prever se haverá DP com rentabilidades superiores a 5,504% durante o próximo ano e meio. :roll:
Mas podes prever que haverá depósitos acima de 2.26% nos próximos 18 meses. As taxas de juro não deverão descer tanto em tão pouco tempo. Basicamente estás a trocar o garantido pelo hipotético ;)
Responder