SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Fórum de discussão sobre obrigações
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Mensagem por Lvsitano »

Prejuízos da Impresa estabilizam nos 4 milhões no primeiro semestre

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... o-semestre
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 164
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 41 times
Been thanked: 11 times

Re: SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Mensagem por paulsky »

Lvsitano Escreveu: 25 jul 2024 10:39 Prejuízos da Impresa estabilizam nos 4 milhões no primeiro semestre

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... o-semestre
Medo... :?
fmasousa
Mensagens: 47
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 5 times

Re: SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Mensagem por fmasousa »

Medo... :?
Porquê?
Imagem
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Mensagem por Lvsitano »

paulsky Escreveu: 02 ago 2024 14:51 Medo... :?
Eu não tenho, não fui trouxa para subscrever as obrigações :lol:
fmasousa
Mensagens: 47
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 5 times

Re: SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Mensagem por fmasousa »

Continuo sem perceber a aversão às Obrigações. Eu cá, invisto sem problema algum, desde as SAD de clubes de futebol, passando por Greenvolt, Vista Alegre, SIC. Os cupões sempre foram pagos a tempo e horas, nunca as negociei no mercado secundário, e se o tivesse de o fazer seria sempre com lucro. Estamos a falar de empresas robustas, históricas, e que quando houver necessidade de injeção de capital por parte de outros grandes grupos económicos, assim o conseguirão sem grandes problemas.
Investir em Obrigações em empresas com este estatuto, tem praticamente o mesmo risco de um depósito a prazo, mas com rentabilidades bem superiores.
Isto já é o BABÁ em Investimentos Financeiros.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Mensagem por JRJordao »

fmasousa Escreveu: 04 ago 2024 09:54 Continuo sem perceber a aversão às Obrigações. Eu cá, invisto sem problema algum, desde as SAD de clubes de futebol, passando por Greenvolt, Vista Alegre, SIC. Os cupões sempre foram pagos a tempo e horas, nunca as negociei no mercado secundário, e se o tivesse de o fazer seria sempre com lucro. Estamos a falar de empresas robustas, históricas, e que quando houver necessidade de injeção de capital por parte de outros grandes grupos económicos, assim o conseguirão sem grandes problemas.
Investir em Obrigações em empresas com este estatuto, tem praticamente o mesmo risco de um depósito a prazo, mas com rentabilidades bem superiores.
Isto já é o BABÁ em Investimentos Financeiros.
(2014) BES confirma que não paga juros nem reembolsa dívida subordinada e perpétua

(2016) Oi não reembolsa obrigações da PT na data marcada

(2018) Sporting adia pagamento de obrigações

(2024) Inapa confirma que não vai pagar reembolso de obrigações convertíveis
fmasousa
Mensagens: 47
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 5 times

Re: SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Mensagem por fmasousa »

JRJordao Escreveu: 04 ago 2024 10:21
fmasousa Escreveu: 04 ago 2024 09:54 Continuo sem perceber a aversão às Obrigações. Eu cá, invisto sem problema algum, desde as SAD de clubes de futebol, passando por Greenvolt, Vista Alegre, SIC. Os cupões sempre foram pagos a tempo e horas, nunca as negociei no mercado secundário, e se o tivesse de o fazer seria sempre com lucro. Estamos a falar de empresas robustas, históricas, e que quando houver necessidade de injeção de capital por parte de outros grandes grupos económicos, assim o conseguirão sem grandes problemas.
Investir em Obrigações em empresas com este estatuto, tem praticamente o mesmo risco de um depósito a prazo, mas com rentabilidades bem superiores.
Isto já é o BABÁ em Investimentos Financeiros.
(2014) BES confirma que não paga juros nem reembolsa dívida subordinada e perpétua

(2016) Oi não reembolsa obrigações da PT na data marcada

(2018) Sporting adia pagamento de obrigações

(2024) Inapa confirma que não vai pagar reembolso de obrigações convertíveis
Eu a falar de obrigações de empresas robustas e históricas e instituições ligadas a clubes históricos com probabilidades praticamente nulas de desapareceram, agora vem-me com casos de bancos falidos e empresas que praticamente quase ninguém fala, e de obrigações convertíveis, tudo aquilo que não passa no meu crivo quando analiso se devo ou não investir...
pintob
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 18 times
Been thanked: 8 times

Re: SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Mensagem por pintob »

fmasousa Escreveu: 04 ago 2024 13:11
JRJordao Escreveu: 04 ago 2024 10:21
fmasousa Escreveu: 04 ago 2024 09:54 Continuo sem perceber a aversão às Obrigações. Eu cá, invisto sem problema algum, desde as SAD de clubes de futebol, passando por Greenvolt, Vista Alegre, SIC. Os cupões sempre foram pagos a tempo e horas, nunca as negociei no mercado secundário, e se o tivesse de o fazer seria sempre com lucro. Estamos a falar de empresas robustas, históricas, e que quando houver necessidade de injeção de capital por parte de outros grandes grupos económicos, assim o conseguirão sem grandes problemas.
Investir em Obrigações em empresas com este estatuto, tem praticamente o mesmo risco de um depósito a prazo, mas com rentabilidades bem superiores.
Isto já é o BABÁ em Investimentos Financeiros.
(2014) BES confirma que não paga juros nem reembolsa dívida subordinada e perpétua

(2016) Oi não reembolsa obrigações da PT na data marcada

(2018) Sporting adia pagamento de obrigações

(2024) Inapa confirma que não vai pagar reembolso de obrigações convertíveis
Eu a falar de obrigações de empresas robustas e históricas e instituições ligadas a clubes históricos com probabilidades praticamente nulas de desapareceram, agora vem-me com casos de bancos falidos e empresas que praticamente quase ninguém fala, e de obrigações convertíveis, tudo aquilo que não passa no meu crivo quando analiso se devo ou não investir...
É pena o fórum não ter um botão de downvote ou dislike. Considerar o investimento em obrigações dessas "empresas robustas e históricas" tão seguro como depósitos é apenas desinformação, falta de noção ou ingenuidade. Suponho que está ao nível de considerar apostas desportivas um investimento.

Os riscos estão bem patentes nos prospetos. As SAD dos clubes e SIC, por exemplo, se tivessem rating, provavelmente seriam consideradas junk bonds.

Até podemos acreditar (tal como na altura se acreditava sobre as empresas que o @JRJordao mencionou) que ninguém as vai deixar falir. Mas mesmo que assim fosse, não há qualquer garantia que proteja os obrigacionistas. O risco existe e é importante que o investidor tenha noção disso.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Mensagem por JRJordao »

fmasousa Escreveu: 04 ago 2024 13:11 Eu a falar de obrigações de empresas robustas e históricas e instituições ligadas a clubes históricos com probabilidades praticamente nulas de desapareceram, agora vem-me com casos de bancos falidos e empresas que praticamente quase ninguém fala, e de obrigações convertíveis, tudo aquilo que não passa no meu crivo quando analiso se devo ou não investir...
Suponho que já deves ter ouvido falar do BES e da PT, que ainda eram robustos e históricos quando emitiram as obrigações. Foram emitidas antes das empresas estarem em dificuldades (conhecidas). E penso que em nenhum destes as obrigações eram convertíveis.

Eu próprio já tive várias emissões de SADs, inclusive a do Sporting que teve o reembolso adiado em consequência da "invasão a Alcochete" (nada se perdeu, mas viu-se como há risco). Mas ter um produto de risco e acreditar que tudo vai correr bem, é diferente de achar que o risco não existe. Ele existe e deve ser compreendido e aceite, não negado.
fmasousa
Mensagens: 47
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 5 times

Re: SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Mensagem por fmasousa »

Suponho que está ao nível de considerar apostas desportivas um investimento.
Exato. Apostas desportivas é investimento, se houver habilidade para explorar os mercados. Já ouviste falar em arbitragem e trading? É graças a isso que eu, tal como mais pessoas conseguem enormes extras para complementar os magros salários que auferem a aturarem chefias às vezes tóxicas, durante 8 horas por dia. Inclusive, pessoas têm vidas muito confortáveis a explorar os mercados desportivos, ao ponto de chegar a criar empresas com dinheiro ganho nesses mercados. Quem considera que apostas nunca podem ser consideradas investimento, é um tanto ou quanto limitado, e se calhar poderia tentar informar-se melhor, antes de escrever certas inutilidades.
fmasousa
Mensagens: 47
Registado: 06 mai 2024 16:19
Been thanked: 5 times

Re: SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Mensagem por fmasousa »

JRJordao Escreveu: 04 ago 2024 14:23
fmasousa Escreveu: 04 ago 2024 13:11 Eu a falar de obrigações de empresas robustas e históricas e instituições ligadas a clubes históricos com probabilidades praticamente nulas de desapareceram, agora vem-me com casos de bancos falidos e empresas que praticamente quase ninguém fala, e de obrigações convertíveis, tudo aquilo que não passa no meu crivo quando analiso se devo ou não investir...
Suponho que já deves ter ouvido falar do BES e da PT, que ainda eram robustos e históricos quando emitiram as obrigações. Foram emitidas antes das empresas estarem em dificuldades (conhecidas). E penso que em nenhum destes as obrigações eram convertíveis.

Eu próprio já tive várias emissões de SADs, inclusive a do Sporting que teve o reembolso adiado em consequência da "invasão a Alcochete" (nada se perdeu, mas viu-se como há risco). Mas ter um produto de risco e acreditar que tudo vai correr bem, é diferente de achar que o risco não existe. Ele existe e deve ser compreendido e aceite, não negado.
Invisto em obrigações há menos de 2 anos, pelo que não fui envolvido nesses 2 casos. Mesmo assim, em banca pré defini que é uma área de atuação na qual não invisto, quanto à PT, a partir do momento que houvesse informação que se iria juntar com a Oi, a primeira coisa que faria seria ver me das obrigações (não sei como funcionava na altura, tal como anunciei só comecei a investir há pouco tempo). Quanto às SAD (dos 3 grandes), estou mais que à vontade, futebol é o ópio do povo, podem se atrasar, mas acabam sempre por pagar (por exemplo, o segundo cupão do FCP foi pago a data prevista, isto numa altura que se estava a descobrir vários buracos financeiros, nos primeiros tempos do Vilas Boas).
pintob
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 18 times
Been thanked: 8 times

Re: SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Mensagem por pintob »

fmasousa Escreveu: 04 ago 2024 17:10
Suponho que está ao nível de considerar apostas desportivas um investimento.
Exato. Apostas desportivas é investimento, se houver habilidade para explorar os mercados. Já ouviste falar em arbitragem e trading? É graças a isso que eu, tal como mais pessoas conseguem enormes extras para complementar os magros salários que auferem a aturarem chefias às vezes tóxicas, durante 8 horas por dia. Inclusive, pessoas têm vidas muito confortáveis a explorar os mercados desportivos, ao ponto de chegar a criar empresas com dinheiro ganho nesses mercados. Quem considera que apostas nunca podem ser consideradas investimento, é um tanto ou quanto limitado, e se calhar poderia tentar informar-se melhor, antes de escrever certas inutilidades.
A habilidade e sucesso é irrelevante. Há malta muito hábil no Blackjack, Corrida de Cavalos e, se calhar, até no Euromilhões, e há quem perca muito dinheiro em ações.

Por acaso já trabalhei numa casa de apostas. Podem-se fazer várias analogias, particularmente no Exchange, com o mercado de capitais. Há muitas estratégias e quem faça bastante dinheiro.

Suponho que num sentido muito lato da palavra, pode-se considerar investimento. Mas, nesse sentido, qualquer coisa pode ser um investimento.

Contudo, toda a industria faz uma clara distinção entre jogo e investimento financeiro. O jogo e apostas não fazem parte do mercado de capitais. Não há um activo subjacente, nem são regulados pelas mesmas entidades.

Pessoalmente, acho essa distinção sensata. E definições à parte, desejo-te sucesso com as apostas.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Mensagem por JRJordao »

fmasousa Escreveu: 04 ago 2024 21:45 Invisto em obrigações há menos de 2 anos, pelo que não fui envolvido nesses 2 casos. Mesmo assim, em banca pré defini que é uma área de atuação na qual não invisto, quanto à PT, a partir do momento que houvesse informação que se iria juntar com a Oi, a primeira coisa que faria seria ver me das obrigações (não sei como funcionava na altura, tal como anunciei só comecei a investir há pouco tempo). Quanto às SAD (dos 3 grandes), estou mais que à vontade, futebol é o ópio do povo, podem se atrasar, mas acabam sempre por pagar (por exemplo, o segundo cupão do FCP foi pago a data prevista, isto numa altura que se estava a descobrir vários buracos financeiros, nos primeiros tempos do Vilas Boas).
Obrigações de bancos não compras, suponho que por achares de maior risco. Se tivesses obrigações da PT quando a compra pela Oi foi anunciada, vias-te livre delas, suponho que por achares que o risco ia aumentar.

E consideras o risco das obrigações praticamente igual ao dos depósitos a prazo, todos cobertos pelo mesmo fundo de garantia? Quando tenho um DP no banco X não tenho grande preocupação de seguir as notícias e saber se ele vai ser vendido ou fundido. Já tive DPs em bancos intervencionados e nunca deixei de receber em semanas o capital aplicado e juros corridos. Existe um mecanismo de proteção (FGD), não apenas vontade (ou não) de impedir que a empresa afunde.

Não precisa haver uma falência ou um colapso para uma emissão de obrigações não ser paga. Podem apenas haver resultados bastante negativos ou constrangimentos inesperados, que não permitem honrar essa dívida (durante algum tempo ou a título definitivo) mas ainda permitem a continuidade da empresa. Pode até haver um cenário em que a continuidade da empresa só é possível com o perdão dessa dívida. Tudo cenários que não se esperam, mas para os quais não existe uma proteção com regras bem definidas.

Boa sorte com as apostas, desportivas e na bolsa.
Avatar do Utilizador
paulsky
Mensagens: 164
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 41 times
Been thanked: 11 times

Re: SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Mensagem por paulsky »

Sinceramente nao percebo porque estamos a investir em obrigações as cegas, nos EUA qualquer empresa tem o rating da Moody’s, Standard & Poor's (S&P) ou Fitch entre outras, e nos aqui nao temos nada?!

Nao devia ser permitido oferecer obrigações sem um rating...
jcab
Mensagens: 228
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 17 times

Re: SIC paga 5,95% para emitir até 30 milhões de euros em obrigações a quatro anos

Mensagem por jcab »

paulsky Escreveu: 08 ago 2024 17:07 Sinceramente nao percebo porque estamos a investir em obrigações as cegas, nos EUA qualquer empresa tem o rating da Moody’s, Standard & Poor's (S&P) ou Fitch entre outras, e nos aqui nao temos nada?!

Nao devia ser permitido oferecer obrigações sem um rating...
Reposta simples: há custos associados ao rating. Empresas pequenas como as nacionais, não tem capacidade financeira.
Responder