https://sicnoticias.pt/podcasts/contas- ... --e1f931183,75% é um juro apetitoso. Ainda se lembram da corrida aos Certificados de Aforro quando eles estavam a render 3,5%? Pois bem, isto parece ainda melhor. E os juros são acumulados todos os meses à sua conta, criando o efeito dos juros compostos ou capitalizados.
Será que há aqui letrinhas escondidas? Qual é o grau de risco? Vale a pena?
São perguntas a que respondo neste episódio.
Devo pôr o meu dinheiro na Trade Republic (3,75% à ordem)?
Devo pôr o meu dinheiro na Trade Republic (3,75% à ordem)?
Re: Devo pôr o meu dinheiro na Trade Republic (3,75% à ordem)?
Eu adoro esse podcast, mas queria dar uma correção mínima quando fala da XTB. Disse que só dava juros sobre o capital não investido nos primeiros 90 dias, mas tem dado 2% TAMB. Não são 3,75%, mas também não é 0%.
https://www.xtb.com/pt/juros
https://www.xtb.com/pt/juros
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Talvez entre os seguidores com alguma literacia, de resto duvido que confiem. Preferem o dinheiro debaixo do colchão
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 344 times
- Been thanked: 585 times
E também as "ovelhas". Se o Sr Pedro põe lá as poupanças dele, é para avançar. Ou seja, deve ter impacto entre os que sabem mais e os que confiam mais cegamente.
- JRJordao
Faltou-lhe abordar a questão do capital depositado em banco vs aplicado em MMFs. Não teve tempo para averiguar esse detalhe.
Certamente, o Sr Pedro não é mais do que um youtuber influenciador, mas sem links de afiliado
O episódio é sobre a TR, não seria muito pertinente falar nisso já que o capital na TR não está investido em fundos monetários. Faltou falar sim, foi acerca do cálculo de juros que é baseado no saldo médio dos últimos 30 dias. É que se a pessoa transfere mais dinheiro, demora algum tempo até o valor do juro diário ser ajustado ao valor total em conta.
- JRJordao
O problema foi ele ter estado 95% do tempo a falar sobre a TR e depois no fim diz que ainda se arranja melhor em X, Y, Z. Então se é melhor, porque não tem o seu fundo de emergência nessas outras?!Lvsitano Escreveu: ↑29 jul 2024 09:40 O episódio é sobre a TR, não seria muito pertinente falar nisso já que o capital na TR não está investido em fundos monetários. Faltou falar sim, foi acerca do cálculo de juros que é baseado no saldo médio dos últimos 30 dias. É que se a pessoa transfere mais dinheiro, demora algum tempo até o valor do juro diário ser ajustado ao valor total em conta.
Quanto ao cálculo dos juros, não tenho ideia de ser como descreves. No passado já fiz reforços significativos e pareceu-me que no dia seguinte o valor acumulado ao juro mensal foi logo superior.
Imagina que tens lá um determinador valor, que te dá um juro de 1€ por dia. Se transferires para lá o mesmo valor, ou seja, ficas com o dobro do valor, no dia seguinte o juro pago não é o dobro, vai subindo gradualmente ao longo do mês até atingir o dobro. Isto porque eles baseiam o juro no saldo médio. Na T212 é imediato, no dia seguinte já tens o juro correspondente ao valor que lá tens.
- JRJordao
Eu percebo o mecanismo de pagamento com base no saldo médio.Lvsitano Escreveu: ↑29 jul 2024 10:09 Imagina que tens lá um determinador valor, que te dá um juro de 1€ por dia. Se transferires para lá o mesmo valor, ou seja, ficas com o dobro do valor, no dia seguinte o juro pago não é o dobro, vai subindo gradualmente ao longo do mês até atingir o dobro. Isto porque eles baseiam o juro no saldo médio. Na T212 é imediato, no dia seguinte já tens o juro correspondente ao valor que lá tens.
O que te estou a dizer é que da minha experiência não fiquei com essa ideia. Enviava para lá mais capital e no dia seguinte notava logo um aumento superior no juro acumulado.
- Anexos
-
- Capture.PNG (29.55 KiB) Visto 429 vezes
Por acaso essa questão de dizer que não tem interesses por trás sempre me fez confusão, até porque o podcast começa com a publicidade de um depósito do ActivoBank. Mesmo assim, não acho que isso desvalorize grande parte das dicas que ele dá.
Mas acredito que ele tenha sido um dos impulsionadores da literacia financeira em Portugal e talvez uma das razões para o top dos livros da FNAC ter sido "infestado" com livros sobre este tópico nestes últimos anos.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Quando reforças, se reparares o saldo médio vai aumentando gradualmente até atingir o valor do saldo total. E isso pode demorar mais ou menos conforme o valor do reforço. Então se os juros diários são calculados com base no saldo médio, e o saldo médio vai aumentando diariamente, é natural que os mesmos também sejam superiores de dia para dia, mas são calculados com base no saldo médio de cada dia. É isso que entendi. Ou seja, durante alguns dias tens lá x em saldo, mas não andas a receber juros desse valor todo, mas sim do saldo médio, enquanto o saldo médio não atingir o valor do saldo global. Na T212 por exemplo é imediato, hoje entram mais 1000€, ficas com 2000€ e o juro é logo calculado com base nos 2000€, não andam a fazer médias do mês.
Bem, pelo menos é do Activobank e não da Trade Republic É natural que queira ter parcerias, patrocínios, o contaspoupanca.pt não se paga sozinho. Mas mesmo que não dê indicação para investir neste ou naquele produto financeiro, ele divulga produtos em que supostamente investe (digo supostamente porque até pode ser treta), nomeadamente PPRs e um ETF. Para quem anda à nora, o poder de sugestão é quanto basta para se ir meter num desses PPR que ele investe. Pensam assim: se ele se meteu é porque deve ser bom, vou também meter láSr IRS Escreveu: ↑29 jul 2024 10:38 Por acaso essa questão de dizer que não tem interesses por trás sempre me fez confusão, até porque o podcast começa com a publicidade de um depósito do ActivoBank. Mesmo assim, não acho que isso desvalorize grande parte das dicas que ele dá.
Mas acredito que ele tenha sido um dos impulsionadores da literacia financeira em Portugal e talvez uma das razões para o top dos livros da FNAC ter sido "infestado" com livros sobre este tópico nestes últimos anos.
- JRJordao
Ainda não percebi é porque assumes isso (a bold). Sim, aparece lá o saldo médio diário, tal como o saldo corrente. Mas a informação no site e a experiência que tive é que o juro é calculado com base no saldo no final de cada dia.Lvsitano Escreveu: ↑29 jul 2024 15:49 Quando reforças, se reparares o saldo médio vai aumentando gradualmente até atingir o valor do saldo total. E isso pode demorar mais ou menos conforme o valor do reforço. Então se os juros diários são calculados com base no saldo médio, e o saldo médio vai aumentando diariamente, é natural que os mesmos também sejam superiores de dia para dia, mas são calculados com base no saldo médio de cada dia.
Tu já fizeste o teste, ou estás apenas a assumir por causa de veres lá um saldo médio? Por exemplo, se enviares para lá 960€, o aumento diário do juro acumulado deve aumentar no dia seguinte 0,10€.
Penso que já tinha visto isso antes no site da Trade Republic, e há pessoal online a falar dos juros calculados pelo saldo médio. Se é algo que alteraram ou já foi assim no passado, mas se há pessoas que indicam isso dos juros pelo saldo médio mensal, há demasiadas pessoas a ver a coisa malJRJordao Escreveu: ↑29 jul 2024 17:01 Ainda não percebi é porque assumes isso (a bold). Sim, aparece lá o saldo médio diário, tal como o saldo corrente. Mas a informação no site e a experiência que tive é que o juro é calculado com base no saldo no final de cada dia. Tu já fizeste o teste, ou estás apenas a assumir por causa de veres lá um saldo médio?
Aí também tem alguém (não sou eu não) que disse o mesmo. Bem, mas se é como a TR indica e como tu indicas, assim está certo, e é o que deveria ser.
- JRJordao
Vê as respostas a esse comentário. Ele próprio no fim questiona o que alegou.
Anota o aumento diário do juro acumulado mensal, manda pra lá (ou tira de lá) 960€ e tiras as teimas