QDVE + ? // Ajuda com etf's

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Responder
souz1n
Registado: 09 ago 2024 21:29
Has thanked: 1 time

QDVE + ? // Ajuda com etf's

Mensagem por souz1n »

Boas malta. Primeiro post aqui.
Sou um estudante de 21 anos e atualmente tenho 3k em QDVE, 400€ em VVSM (que pretendo parar de reforçar, prefiro adotar um perfil um pouco mais conservador) e um pouco em ações da Amazon, mas também não tenho interesse em meter-me pelo caminho das ações.
Estava a pensar em complementar o QDVE (tenho 4.6k disponíveis e quero dar lump sum) com um etf mais diversificado como o VWCE ou o EUNL e depois de pesar os dois decidi que prefiro o VWCE por ser um pouco menos "USA heavy" (tenho estudado um pouco, sobretudo geopolítica, e acredito que continuarão sentados no trono durante próximas décadas, apesar de que provavelmente não de forma tão dominante, mas estou interessado em saber as vossas perspetivas) e por ter também os mercados emergentes. Depois de mais pesquisa descobri o SPYI com um TER de 0,17% sendo que o VWCE é 0,22%. Dito isto, tenho duas questões:

-Há alguma coisa que me esteja a escapar ou é um "no brainer" meter antes no etf da SPDR? O fund size é bem mais pequeno mas com este TER acredito que suba...opiniões?

-Acham que há overlap desnecessário ao ter S&P500 e um etf all world? Seria preferivel, por exemplo, S&P500 e Mercados Emergentes sendo que se a dada altura um lado não entrega performance o outro lado certamente o fará? Digo isto também porque daqui a uns anos (uns 5, talvez) pretendo deixar o QDVE e meter em S&P500 normal. Como disse, à medida que aprendo mais, prefiro um perfil um pouco mais conservador e que não recorra tanto a etf's temáticos. Se acham que a melhor escolha está dependente daquilo que é a minha visão para o futuro e que não há propriamente problema em ter bastante nos USA, estaria na mesma interessado em ler as vossas visões.

Obrigado pela atenção : )
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 199 times
Been thanked: 157 times

Re: QDVE + ? // Ajuda com etf's

Mensagem por Lvsitano »

Overlap já tu tens com o QVDE e o VVSM, é só veres as maiores holdings e tens lá algumas em comum. Se queres um MSCI All Country ainda tens o SPDR MSCI ACWI UCITS ETF com TER 0.12%. Convém comparares também o desempenho e o tracking error entre ambos. Havendo boa liquidez, um bom desempenho e tracking error aceitável, TER mais baixa significa mais dinheiro no teu bolso.

A questão é que tu não tens um S&P 500 em si, mas um nicho do S&P 500. UM ETF All World é muito mais abrangente, embora continue a ter um grande peso dos EUA., tem muito mais do que isso.

Possivelmente os EUA vão continuar a ser os "reis da macacada" durante várias décadas, e se tens fé nisso, um ETF S&P 500 será o que porventura te dará melhores retornos, pois estás exclusivamente investido na economia que dá os melhores resultados (se a teoria se confirmar). Ao investires num MSCI World ou All World tens sempre outros mercados a ter um desempenho inferior e a puxar a rentabilidade para baixo (mais uma vez, se a economia dos EUA superar todas as outras).

Agora tens é de pensar se a tua fé inabalável nos EUA é o suficiente para apostares todas as cartas na mesma equipa. Um ETF MSCI World poderá ter um retorno um pouco inferior ao S&P 500, mas ao estares exposto a todo o mundo desenvolvido, também pode beneficiar se o resto do mundo desenvolvido tiver melhor desempenho do que os EUA, coisa que não terias com o S&P 500. Ou All World, com mercados emergentes, se esses mercados tiverem um desempenho melhor.
Responder