Juro Composto
Juro Composto
Se eu investir no mesmo ETF simultaneamente em duas corretoras diferentes vou beneficiar do efeito de juro composto como se investisse apenas numa corretora?
Exemplo: se investir mensalmente em duas unidade do ETF EUNL - uma unidade na Degiro e outra na XTB (por exemplo) - irei beneficiar menos do efeito de juro composto nesse ETF do que se investisse tudo numa só corretora?
Pergunta meramente pela reflexão de diversificar o ETF por diferentes corretoras por segurança.
Creio que o possível crescimento é medido em percentagem e essa é sempre a mesma, sendo o mesmo ETF. Não interessa se o dinheiro está junto ou separado. Em percentagem dá o mesmo. Resumo: O que importa é o valor total investido e não o local onde está?
Exemplo: se investir mensalmente em duas unidade do ETF EUNL - uma unidade na Degiro e outra na XTB (por exemplo) - irei beneficiar menos do efeito de juro composto nesse ETF do que se investisse tudo numa só corretora?
Pergunta meramente pela reflexão de diversificar o ETF por diferentes corretoras por segurança.
Creio que o possível crescimento é medido em percentagem e essa é sempre a mesma, sendo o mesmo ETF. Não interessa se o dinheiro está junto ou separado. Em percentagem dá o mesmo. Resumo: O que importa é o valor total investido e não o local onde está?
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 591 times
- Been thanked: 669 times
Re: Juro Composto
Tens o efeito de capitalização ( vulgo juro composto), em qualquer ETF e em qualquer correctora, a capitalização é feita sobre o saldo anterior que tiveres seja onde for.tfd25 Escreveu: ↑16 ago 2024 12:34 Se eu investir no mesmo ETF simultaneamente em duas corretoras diferentes vou beneficiar do efeito de juro composto como se investisse apenas numa corretora?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
O juro composto consiste na utilização de dividendos/juros/cupões, etc recebidos para investir em mais instrumentos financeiros.
Ou seja, sim, tens efeito composto de qualquer forma, desde que seja um ETF acumulativo - que utiliza os dividendos das ações da carteira para comprar mais posições.
Se tivesses um ETF distributivo, também podes usufruir do efeito de juro composto se investires manualmente os dividendos recebidos, mas é menos eficiente do ponto de vista fiscal.
Além dessa questão da falência da corretora, eu também considero como vantagem da diversificação das corretoras o poder "dar a volta" ao sistema FIFO (first in, first out) no caso de vendas. Quando precisar de vender algumas posições, devo vender na corretora que uso há menos tempo, que assim pago menos mais-valias.
Ou seja, sim, tens efeito composto de qualquer forma, desde que seja um ETF acumulativo - que utiliza os dividendos das ações da carteira para comprar mais posições.
Se tivesses um ETF distributivo, também podes usufruir do efeito de juro composto se investires manualmente os dividendos recebidos, mas é menos eficiente do ponto de vista fiscal.
Além dessa questão da falência da corretora, eu também considero como vantagem da diversificação das corretoras o poder "dar a volta" ao sistema FIFO (first in, first out) no caso de vendas. Quando precisar de vender algumas posições, devo vender na corretora que uso há menos tempo, que assim pago menos mais-valias.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 344 times
- Been thanked: 585 times
Por outro lado, agora ao venderes ativos detidos mais tempo tens um desconto na tributação (tópico).Sr IRS Escreveu: ↑16 ago 2024 13:32 Além dessa questão da falência da corretora, eu também considero como vantagem da diversificação das corretoras o poder "dar a volta" ao sistema FIFO (first in, first out) no caso de vendas. Quando precisar de vender algumas posições, devo vender na corretora que uso há menos tempo, que assim pago menos mais-valias.
Obrigado por trazeres este tópico JRJordao. Eu tentei escrever outro parágrafo sobre isso na minha resposta, mas estava a ficar confuso.JRJordao Escreveu: ↑16 ago 2024 13:57Por outro lado, agora ao venderes ativos detidos mais tempo tens um desconto na tributação (tópico).Sr IRS Escreveu: ↑16 ago 2024 13:32 Além dessa questão da falência da corretora, eu também considero como vantagem da diversificação das corretoras o poder "dar a volta" ao sistema FIFO (first in, first out) no caso de vendas. Quando precisar de vender algumas posições, devo vender na corretora que uso há menos tempo, que assim pago menos mais-valias.
É uma vantagem teres maior liberdade de escolha. É preciso ver caso a caso, mas levantar os mais novos pode ser mais vantajoso se os teus ativos mais antigos estiverem detidos há menos de 8 anos e assim permites que atinjam a maturidade necessária para um regime fiscal mais benéfico.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Sim, estou a assumir que o ETF EUNL (pro exemplo) seria acumulativo. A questão é:
1. Investir nesse ETF DCA sempre na mesma corretora; ou
2. Ou ir investindo nesse ETF DCA em duas corretoras diferentes. Um mês numa, um mês noutra.
A maximização do efeito juro composto será igual em qualquer dos cenários, certo? Ou investir tudo sempre numa só corretora (cenário 1) otimiza mais o juro composto? Esqueçamos as comissões.
2. Ou ir investindo nesse ETF DCA em duas corretoras diferentes. Um mês numa, um mês noutra.
A maximização do efeito juro composto será igual em qualquer dos cenários, certo? Ou investir tudo sempre numa só corretora (cenário 1) otimiza mais o juro composto? Esqueçamos as comissões.
É exatamente igual.tfd25 Escreveu: ↑16 ago 2024 17:43 Sim, estou a assumir que o ETF EUNL (pro exemplo) seria acumulativo. A questão é:
É igual.tfd25 Escreveu: ↑16 ago 2024 17:43 Sim, estou a assumir que o ETF EUNL (pro exemplo) seria acumulativo. A questão é:
Assim sendo, o que eu sugiro para poderes tirar algum proveito de ter 2 ou mais corretoras, é espaçar mais as datas das compras.
Não faças mês numa mês noutra. Faz antes durante 1 ano numa, e noutro ano noutra, ou até mesmo um espaço temporal mais alargado.
A razão é o que já foi falado atrás. Em caso de necessidade de dinheiro poder optimizar fiscalmente devido ao FIFO.