Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2010
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 707 times
Been thanked: 835 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Rmad Escreveu: 26 set 2024 09:40 O DP está a render 2.5%/mês bruto.
Contudo, algum do capital vai ser utilizado apenas em Abril/Maio do próximo ano. Para este tempo (7/8 meses) estou na dúvida se utilizo um FI de Tesouraria, continuo em DP's ou vou para CA's.
Recomendo LU0128495834 (se conta está no Best) ou LU0366536984 (se a conta está no Invest). Se tens em ambos os bancos recomendo o LU0366536984.
Rmad Escreveu: 26 set 2024 09:40 Adicionalmente: Procuro o tópico sobre fundos de obrigações aqui no forum. Estava muito bem descrito e queria rever os posts. Alguém tem link directo?
viewtopic.php?t=258

Recomendo os ETFs para quem tem baixo custo de compra de ETFs (tipo 1 euro) ou para períodos superiores a 1 ano para quem tem custo de banca nacional. Neste momento os ETFs estão a render acima de 4% e os fundos cerca de 3.7% anualizado (mas vai baixar, naturalmente). No início deste post tens links para outros 2 sobre obrigações.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Joseba
Mensagens: 155
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 25 times
Been thanked: 50 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

DP a render 2,5%/mês?????
Deve ser ao ano não?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2010
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 707 times
Been thanked: 835 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Virtua »

Joseba Escreveu: 26 set 2024 10:59 DP a render 2,5%/mês?????
Deve ser ao ano não?
2.5% ano com pagamento mensal provavelmente. Nem me tinha apercebido :D
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
USD
Mensagens: 44
Registado: 04 out 2022 13:39
Has thanked: 24 times
Been thanked: 19 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por USD »

Joseba Escreveu: 26 set 2024 10:59 DP a render 2,5%/mês?????
Deve ser ao ano não?
Não existem DP com 2.5% ao mês. Se houvessem ia já fazer :lol:
Rmad
Mensagens: 84
Registado: 04 out 2022 18:28
Has thanked: 25 times
Been thanked: 14 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Rmad »

Joseba Escreveu: 26 set 2024 10:59 DP a render 2,5%/mês?????
Deve ser ao ano não?
Enganei-me. Têm razão. Sorry. :?
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham :)


"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
Rmad
Mensagens: 84
Registado: 04 out 2022 18:28
Has thanked: 25 times
Been thanked: 14 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Rmad »

Virtua Escreveu: 26 set 2024 10:53
Rmad Escreveu: 26 set 2024 09:40 O DP está a render 2.5%/mês bruto.
Contudo, algum do capital vai ser utilizado apenas em Abril/Maio do próximo ano. Para este tempo (7/8 meses) estou na dúvida se utilizo um FI de Tesouraria, continuo em DP's ou vou para CA's.
Recomendo LU0128495834 (se conta está no Best) ou LU0366536984 (se a conta está no Invest). Se tens em ambos os bancos recomendo o LU0366536984.
Rmad Escreveu: 26 set 2024 09:40 Adicionalmente: Procuro o tópico sobre fundos de obrigações aqui no forum. Estava muito bem descrito e queria rever os posts. Alguém tem link directo?
viewtopic.php?t=258

Recomendo os ETFs para quem tem baixo custo de compra de ETFs (tipo 1 euro) ou para períodos superiores a 1 ano para quem tem custo de banca nacional. Neste momento os ETFs estão a render acima de 4% e os fundos cerca de 3.7% anualizado (mas vai baixar, naturalmente). No início deste post tens links para outros 2 sobre obrigações.
Obrigado.

Utilizo o Best. Também ando a olhar para o IMGA Money Market por ser em PT.

Não utilizo ETF's de todo. Já ponderei mas creio que com os FI's, dado o perfil de investidor e conhecimento, fico bem servido.
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham :)


"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
Louie
Mensagens: 274
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 118 times
Been thanked: 82 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Louie »

Joseba Escreveu: 24 set 2024 09:41 Fundos com exposição à China vão dar nos alegrias.... (também, depois da desvalorizaçao de quase 50% nos últimos anos....)

Governo aprova pacote de estímulo à economia!
Cuidado com a China. A confiança dos consumidores e das empresas chinesas (e estrangeiras) caiu a pique na pandemia e permanecem estagnadas.
Uma pequena busca pelo Google permite verificar isto.
Todos estes estímulos servem para revitalizar a procura interna. Ainda se lembram das falências recentes dos mega promotores imobiliários?

Eu não apostaria neste cavalo nos tempos mais próximos. Especialmente atendendo à fragmentação económica que está em curso.
Ainda há muita poeira no ar, com todas estas guerras em disputa...
Rmad
Mensagens: 84
Registado: 04 out 2022 18:28
Has thanked: 25 times
Been thanked: 14 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Rmad »

E o NB Obrigações Europa (NBOE)? Um caso de estudo... ainda não "pegou", mesmo com o início das taxas de juro. Já diminui as perdas mas mesmo assim...

O Nb Rendimento Plus vai em sentido contrário.

Ainda não me decidi sobre alienar a posição que tenho no NB OE mas tenho um MFS de fundos flexíveis com 6% anualizados. E tem hedge! Estou a ponderar alterar para o Rendimento Plus, mesmo tendo em conta a máquina que foi o NB OE.

Adicionalmente ando a estudar um misto agressivo para aproveitar a correlação negativa (60/40 está vivo) :)
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham :)


"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2575
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 570 times
Been thanked: 639 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Rmad Escreveu: 27 set 2024 17:20 E o NB Obrigações Europa (NBOE)? Um caso de estudo... ainda não "pegou", mesmo com o início das taxas de juro. Já diminui as perdas mas mesmo assim...

O Nb Rendimento Plus vai em sentido contrário.

Ainda não me decidi sobre alienar a posição que tenho no NB OE mas tenho um MFS de fundos flexíveis com 6% anualizados. E tem hedge! Estou a ponderar alterar para o Rendimento Plus, mesmo tendo em conta a máquina que foi o NB OE.

Adicionalmente ando a estudar um misto agressivo para aproveitar a correlação negativa (60/40 está vivo) :)
Eu despachei o NB OE há uns meses, na verdade as yields nem têm baixado assim tanto...mais vale carregar no Property.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
superkinas
Mensagens: 426
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 84 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por superkinas »

boa altura para me livrar do Fidelity Funds - European Dynamic Growth Fund E-Acc-EUR Acc
LU0119124864 com 20-25% mais valias.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2575
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 570 times
Been thanked: 639 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

superkinas Escreveu: 27 set 2024 22:26 boa altura para me livrar do Fidelity Funds - European Dynamic Growth Fund E-Acc-EUR Acc
LU0119124864 com 20-25% mais valias.
Nunca percebi bem essa coisa de comprar um fundo, ele cai, e depois quando recupera despacham-no :D ora se não era "bom" porque o fizeram? ou então se era bom passou a ser mau quando caiu? e se recuperou não é porque é bom? por acaso até está com melhor performance que o Jupiter European Growth..
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2575
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 570 times
Been thanked: 639 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Property chega aos 4% efectivos, são 5,40% de rentabilidade anualizada.

Nunca tinha chegado aos 4% nesta altura, o que perspectiva a possibilidade de fechar o ano acima dos 6%.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
superkinas
Mensagens: 426
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 84 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por superkinas »

D@emoon Escreveu: 28 set 2024 11:09
superkinas Escreveu: 27 set 2024 22:26 boa altura para me livrar do Fidelity Funds - European Dynamic Growth Fund E-Acc-EUR Acc
LU0119124864 com 20-25% mais valias.
Nunca percebi bem essa coisa de comprar um fundo, ele cai, e depois quando recupera despacham-no :D ora se não era "bom" porque o fizeram? ou então se era bom passou a ser mau quando caiu? e se recuperou não é porque é bom? por acaso até está com melhor performance que o Jupiter European Growth..
estou a concentrar, tinha enorme quantidade de fundos, psicologicamente custa vender fundo com menos valias principalmente se achamos que ele tem tendencia para subir.
Na europa vou ficar com o BGF Cont.European Flexible F.E2 EUR
e um pouco mais defensivo AXAWF Fram Switzerland A Cap EUR.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2575
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 570 times
Been thanked: 639 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

superkinas Escreveu: 28 set 2024 11:39 estou a concentrar, tinha enorme quantidade de fundos, psicologicamente custa vender fundo com menos valias principalmente se achamos que ele tem tendencia para subir.
Na europa vou ficar com o BGF Cont.European Flexible F.E2 EUR
e um pouco mais defensivo AXAWF Fram Switzerland A Cap EUR.
Ok entendido.

Vejam se conseguem manter carteiras estáveis, recordo que as taxas de IRS baixaram para 19,6% para ativos com mais de 8 anos, são mais 840€ no bolso por cada 10.000€ investidos.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 64
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 32 times
Been thanked: 21 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Sr IRS »

D@emoon Escreveu: 28 set 2024 12:33
superkinas Escreveu: 28 set 2024 11:39 estou a concentrar, tinha enorme quantidade de fundos, psicologicamente custa vender fundo com menos valias principalmente se achamos que ele tem tendencia para subir.
Na europa vou ficar com o BGF Cont.European Flexible F.E2 EUR
e um pouco mais defensivo AXAWF Fram Switzerland A Cap EUR.
Ok entendido.

Vejam se conseguem manter carteiras estáveis, recordo que as taxas de IRS baixaram para 19,6% para ativos com mais de 8 anos, são mais 840€ no bolso por cada 10.000€ investidos.

Pequena correção: +840€ por cada 10.000€ de mais valias.

Eu também andava com o raciocínio de "se não vender, não perdi o dinheiro", mas aproveitei para vender uma ação que estava negativa para "cancelar" algumas mais valias que tinha obtido no início do ano e para investir numa queda do IWDA.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Responder