Louie Escreveu: ↑11 out 2024 09:44Como o 100Medos já referiu, não estarás a diversificar mas sim a sobreponderar.
Na prática estarás a fazer uma aposta ativa em como esses setores irão ter um desempenho superior ao mercado como um todo.
Sabes alguma coisa que o mercado não saiba?
Existe uma certa rule of thumb em que os investimentos especulativos como BTC e outros devam pesar à volta dos 5% da carteira.
Numa carteira de 100k serão 5k. Se renderem 10% terás um ganho de 500€. Valerá a pena esse ganho de 500€ em 100k? (é para refletires)
Outra hipótese é não misturar as coisas.
Manténs a tua carteira core com os investimentos para longo prazo (VWCE e afins) e adicionas uma carteira satélite para este tipo de investimentos/apostas.
Assim não "brincas" com as coisas sérias
Se calhar não me expliquei bem, mas quando disse que andava a pensar em alocar uma pequena % em QDVE, tenho perfeita consciência que não é diversificar, mas sim concentrar no sector da tecnologia, que tem tido maiores retornos e que creio que, não tendo nenhuma bola de cristal, é um bocado difícil que no futuro não continue a ter, mesmo podendo não ter um nível de crescimento tao exponencial como tem tido nos últimos anos (daí escolher QDVE e não apenas um ETF ainda mais restritivo, como o de semicondutores, por exemplo, que vejo muita gente apostar nele).
A minha duvida era mesmo sobre o novo ETF da Avantis, o de small cap value, se achavam que valeria a pena, ou se o VWCE já é diversificado que chegue e que portanto, não compensa estar a dispersar com small cap.