PPR GOLDEN SGF ETF

Local de discussão sobre tudo o que é relacionado com PPRs
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 932 times

Re: PPR GOLDEN SGF ETF

Mensagem por Virtua »

wot89 Escreveu: 24 set 2024 21:32 Não és nada fã de PPR's pois não ?
Nota-se? :lol:
wot89 Escreveu: 24 set 2024 21:32 Eu gostava de ver, e peço desculpa se já existe, uma analise mais detalhada ao Tendências Globais do banco Invest.
Fiz uma há quase um ano e estava a bater o IWDA. Parece-me jeitoso. Fico sempre com medo de gestão activas mas... mal por mal!!

Tenho que actualizar. Agora no final do ano já faço algumas análises com PPR
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
wot89
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 46 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por wot89 »

Virtua Escreveu: 25 set 2024 11:04
wot89 Escreveu: 24 set 2024 21:32 Não és nada fã de PPR's pois não ?
Nota-se? :lol:
wot89 Escreveu: 24 set 2024 21:32 Eu gostava de ver, e peço desculpa se já existe, uma analise mais detalhada ao Tendências Globais do banco Invest.
Fiz uma há quase um ano e estava a bater o IWDA. Parece-me jeitoso. Fico sempre com medo de gestão activas mas... mal por mal!!

Tenho que actualizar. Agora no final do ano já faço algumas análises com PPR
Honestamente, eu subscrevi este novo da Golden, o ETF, porque pensei que ia ser muito bom, era o que toda a gente pedia há anos, um PPR basicamente que fosse igual a um ETF global, mas com taxas apelativas, mas pelo que vou vendo nos updtates que vão fazendo por aqui, ainda tem muita coisa a melhorar..

Tenho dividido os reforços entre este e o Tendências Globais, mas ate nem sei se não deva apenas concentrar no TG.. :?
CMMCampos
Registado: 20 jul 2024 05:52
Has thanked: 1 time
Been thanked: 1 time

Mensagem por CMMCampos »

Boa noite,

Já repararam que este mês o PPR avançou com uma nova posição no ISHARES MSCI WORLD UCITS ETF Eur Hdg?

Dado que este ETF tem uma taxa de encargos superior ao ISHARES CORE WORLD UCITS ETF (algo já incluído no portfólio) questionei o motivo e a justificação foi eliminar o risco cambial.

Mas não compreendo a estratégia de fazer hedge de câmbio num ETF de ações. A volatilidade do mercado de ações é muito superior às flutuações de câmbio. A maior parte da literatura não recomenda fazer hedge em fundos de ações.

Que vos parece esta opção da sociedade gestora?
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 34 times
Been thanked: 33 times

Mensagem por Carlos R »

CMMCampos Escreveu: 19 out 2024 21:16 Boa noite,

Já repararam que este mês o PPR avançou com uma nova posição no ISHARES MSCI WORLD UCITS ETF Eur Hdg?

Dado que este ETF tem uma taxa de encargos superior ao ISHARES CORE WORLD UCITS ETF (algo já incluído no portfólio) questionei o motivo e a justificação foi eliminar o risco cambial.

Mas não compreendo a estratégia de fazer hedge de câmbio num ETF de ações. A volatilidade do mercado de ações é muito superior às flutuações de câmbio. A maior parte da literatura não recomenda fazer hedge em fundos de ações.

https://goldensgf.pt/wp-content/uploads ... GF-ETF.pdf

Realmente estranho. Hedge sempre entendi ser benéfico nas obrigações e não nas acções. Sabem algo que não sabemos?
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 199 times
Been thanked: 157 times

Mensagem por Lvsitano »

Essa "eliminação de risco cambial" sai cara ao longo do tempo. Não lhes sai cara a eles, mas sim aos clientes que subscrevem o fundo. É mais uma das razões pelas quais um PPR é um mau negócio, temos de comer as decisões de gestão sejam boas ou más, mas o mau é só para o cliente.
Virtua

Mensagem por Virtua »

CMMCampos Escreveu: 19 out 2024 21:16 Que vos parece esta opção da sociedade gestora?
OMFG. Estavam a estabilizar as coisas mas não conseguem parar de dar tiros no pé... é difícil fazer o simples!!
wot89
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 46 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por wot89 »

Lvsitano Escreveu: 20 out 2024 18:23

Essa "eliminação de risco cambial" sai cara ao longo do tempo. Não lhes sai cara a eles, mas sim aos clientes que subscrevem o fundo. É mais uma das razões pelas quais um PPR é um mau negócio, temos de comer as decisões de gestão sejam boas ou más, mas o mau é só para o cliente.
Podes explicar melhor ?

Em que é que o cliente fica a pagar mais vs a situação anterior ?
Virtua

Mensagem por Virtua »

wot89 Escreveu: 20 out 2024 18:56 Em que é que o cliente fica a pagar mais vs a situação anterior ?
Cobertura cambial tem um custo de quase 2%... custo "escondido". Não vem no TER. "Só" ganhas menos
Virtua

Mensagem por Virtua »

Neste momento EUR-USD tem um custo de 1.4% para cobrir.

https://www.chathamfinancial.com/insigh ... ging-costs
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 199 times
Been thanked: 157 times

Mensagem por Lvsitano »

wot89 Escreveu: 20 out 2024 18:56
Podes explicar melhor ?

Em que é que o cliente fica a pagar mais vs a situação anterior ?
O Virtua já respondeu, e bem. Basicamente paga-se para não pagar :D Essas sociedades gestoras de PPR podem dar-se ao luxo de fazer as maiores tropelias porque a maioria dos clientes não tem literacia financeira e a única coisa que vê é: benefício fiscal à entrada, e benefício fiscal à saída. O resto é paisagem.
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 129 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 20 out 2024 18:45
CMMCampos Escreveu: 19 out 2024 21:16 Que vos parece esta opção da sociedade gestora?
OMFG. Estavam a estabilizar as coisas mas não conseguem parar de dar tiros no pé... é difícil fazer o simples!!
Recordo-me que há uns anos, penso que ainda na outra tasca, aquando da "análise" do Smart Invest, verificou-se que era composto por ETFs semelhantes e penso que foste tu que avançaste para a possível explicação de que cada fundo só poder ter uma posição máxima de outro fundo na ordem dos 20% (perdoa-me se não é exatamente assim mas estou a dizer de memória :lol:) pelo que diversificavam os fundos. Normalmente têm 2 ETF do S&P500 e 2 do Eurostoxx.

Aqui no Golden eles só têm (tinham) um fundo para cada índice. Será que a adição deste novo ETF poderá estar relacionada com alguma restrição?
Bem sei que poderiam ter escolhido sem hedge, mas se calhar por algum critério deles, preferiram escolher assim... até diria que era para se manterem com Ishares mas têm lá um SPDR para bonds...
Virtua

Mensagem por Virtua »

Penso que essa restrição dos 20% se mantém. Continua a não ser justificação para irem para o hedged na minha opinião.

Penso que foram para o hedged por duas razões que advem de falta de conhecimento dos custos de hedging e porque "queriam diversificar". São os "erros" comuns da maioria dos investidores, daí eu ter dito que é difícil fazer o simples.

Não há nada que saber mas nós humanos temos uma capacidade de complicar enorme. Aliás, quando algo é simples até desconfiamos :lol:
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 34 times
Been thanked: 33 times

Mensagem por Carlos R »

Louie Escreveu: 21 out 2024 12:54 [quote=Virtua post_id=11811 time=<a href="tel:1729446343">1729446343</a> user_id=58]
[quote=CMMCampos post_id=11804 time=<a href="tel:1729368966">1729368966</a> user_id=801]
[/quote]

Recordo-me que há uns anos, penso que ainda na outra tasca, aquando da "análise" do Smart Invest, verificou-se que era composto por ETFs semelhantes e penso que foste tu que avançaste para a possível explicação de que cada fundo só poder ter uma posição máxima de outro fundo na ordem dos 20% (perdoa-me se não é exatamente assim mas estou a dizer de memória :lol:) pelo que diversificavam os fundos. Normalmente têm 2 ETF do S&P500 e 2 do Eurostoxx.

Aqui no Golden eles só têm (tinham) um fundo para cada índice. Será que a adição deste novo ETF poderá estar relacionada com alguma restrição?
Bem sei que poderiam ter escolhido sem hedge, mas se calhar por algum critério deles, preferiram escolher assim... até diria que era para se manterem com Ishares mas têm lá um SPDR para bonds...
[/quote]

Do que sei (com muitas limitações confesso), é haver uma regra desse género para ETFs de ETFs. O caso dos lifestrategy da Vanguard tem uma limitação de exposição a cada ETF de 20% máximo.
No caso de se aplicar aos PPR, como ficaria por exemplo o PPR Dr Finanças que investe no SPDR MSCI World + EIMI + EUNA + Ouro? Não alteraram nada neste.

https://goldensgf.pt/wp-content/upload ... nancas.pdf
Virtua

Mensagem por Virtua »

interessante, de facto aqui não há 20% de limitação. Terá a ver com tamanho também? do género se forem maior que 5 milhões?

Posso tentar confirmar estas regras...
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 129 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por Louie »

Virtua Escreveu: 21 out 2024 14:27 interessante, de facto aqui não há 20% de limitação. Terá a ver com tamanho também? do género se forem maior que 5 milhões?

Posso tentar confirmar estas regras...
Esse é o meu ponto. O Golden também só tem um ETF para cada índice. No caso das stocks é o IWDA + o IMI.
Agora introduziram o IWDA hedged... aparentemente não estão a seguir essa restrição/limitação...
Virtua Escreveu: 21 out 2024 14:16 Não há nada que saber mas nós humanos temos uma capacidade de complicar enorme. Aliás, quando algo é simples até desconfiamos
No futebol costuma-se dizer que o mais difícil é jogar simples :D
Responder