Lvsitano Escreveu: ↑25 out 2024 11:53Acho que tem a ver com a disparidade dos números. 8% para 19.5% olhando assim isoladamente parece tanto, que parece que nunca compensa.tiagomfcorreia Escreveu: ↑25 out 2024 10:42 Lembro-me que cheguei a aprender umas coisinhas com ele quando comecei a estudar mais estas coisas e a me interessar mais por literacia financeira e investimentos. E embora ainda me considere um novato nestas andanças, li esse artigo e pensei a mesma coisa que já foi aqui dito. "Porque raio me importarei com os 8% à saída se tenho uma rentabilidade a longo prazo muito superior no ETF à do PPR?".
Continuo a acompanhar porque às vezes há info boa que por vezes me escapa das notícias, mas é preciso levar estas análises com um grãozinho de sal.
Mas atenção que esses cálculos que são sempre feitos ( e que eu não os vou refutar obviamente) são feitos tendo em conta anos de histórico analisando os PPR's que ate há pouco tempo estavam disponíveis em PT, que eram PPR's com baixíssima % de acções..
Só nos últimos anos, multo recentemente, é que começaram aparecer PPR's com grande % de acções (alguns ate com 100 %, Save Grow, TG, Optimize Agressivo, acho eu).
ETF continua a compensar mais, mas aquela disparidade astronómica, quando do outro lado estavam PPR's com baixíssima % de acções, devia ser feita apenas (na minha opinião, claro) com PPR's 100 % de acções.
Dito isto, eu também sou daqueles que comecei a interessar-me mais por esta área do investimento/poupança/literacia financeira, graças ao PA, acho que ele tem feito um trabalho meritório nesse aspecto, seria óptimo que cada vez mais pessoas se começassem a interessar por este tema, agora que cada vez existem mais instrumentos disponíveis ao investidor comum, ao contrario do que acontecia com as gerações mais velhas, ate por daqui a algumas décadas o problema das reformas vai ser um problema gravíssimo.
Também me incluo naqueles que ao inicio, não estando por dentro de nada destes assuntos, achavam que ele era um grande especialista nisto, hoje em dia vendo, por exemplo, que ele continua ao mesmo tempo com um ETF global + um SP500 dá-me vontade de abanar a cabeça, mas nunca esquecerei que ele teve um papel importante na (tentativa de) divulgação da literacia financeira, num país onde ela é infelizmente, baixíssima.