Plano de Investimento na XTB (Opinões)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Responder
nepper
Registado: 29 out 2024 16:18
Has thanked: 4 times

Plano de Investimento na XTB (Opinões)

Mensagem por nepper »

Olá a todos

Sou um novato nestas coisas dos ETFs (menos de 1 ano de experiência) e uso a XTB.

A ideia é ter um investimento a longo prazo, uma espécie de PPR e aqui há uns meses optei por criar um plano de investimento com, incrementos mensais entre os 500€ e os 1000€.

Depois de alguma leitura escolhi os seguintes ETFs ( de acumulação) com os seguintes pesos na carteira, com

50% - Ishares Core S&P 500 UCITS

17% - Amundi Euro Stoxx 50 UCITS

16% - Ishares Core MSCI IMI UCITS

17% - Ishares Physical Golde ETC

A ideia foi diversificar os ETFs , não repetindo mercados/setores, tentando minimizar perdas (não sei se será a melhor opção, mas...) e não indo para etfs de cripto ou alavancados.

De momento estou satisfeito até porque tenho um lucro de 11% face ao capital investido. (sim eu sei que o mercado é volátil, e em agosto apanehi um pequeno susto :) )

Gostava de saber a vossa opinião sobre a carteira/plano de investimento e se recomendam trocar algum ETF.

Obrigado
Rui Queirós
faraine82
Registado: 04 out 2024 10:43
Has thanked: 5 times
Been thanked: 12 times

Re: Plano de Investimento na XTB (Opinões)

Mensagem por faraine82 »

Na minha opinião poderias substituir os três primeiros ETF por um que siga um indice mundial, como o VWCE.
A juntar ao ouro se calhar adicionava um ETF de obrigações mundial?

No entanto existe aqui pessoas com muito mais conhecimento do que eu, não é difícil, por isso o melhor é esperares por mais feedback.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 173 times
Been thanked: 145 times

Re: Plano de Investimento na XTB (Opinões)

Mensagem por Lvsitano »

Pessoalmente não iria expor tanto ao ouro, acho que 17% do portfolio em ouro é demasiado. Ignorar o facto do ouro estar em máximos históricos, não se vai manter para sempre. Percebo o teres dividido os ETFs para reduzir o risco. Na minha opinião, era melhor teres feito um ETF mundial ou all world logo, simplificavas a coisas e reduzias custos. E os custos são importantes. Escolheste tudo da iShares por algum motivo em especial?

Se queres diversificar, tens de escolher outro tipo de ativos, neste momento tens ações e ouro. Precisas doutro tipo como obrigações.

Este tópico deveria era estar aqui
Responder