https://contaspoupanca.pt/podcast/2024- ... --22ff0a68A Maria tem 23 anos e diz que “sofreu um choque frontal” com a realidade das finanças pessoais ao entrar agora no mercado de trabalho. Ela, felizmente, já percebeu que tem vários caminhos para escolher e quer fazer as decisões certas. Por isso pergunta qual o PPR que deve escolher desde cedo e se deve dividir os seus investimentos com um ETF e em que percentagem.
Tenho 23 anos e não sei qual PPR fazer (ou faço um ETF?)
Tenho 23 anos e não sei qual PPR fazer (ou faço um ETF?)
Re: Tenho 23 anos e não sei qual PPR fazer (ou faço um ETF?)
Mau... Já começa mal!!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
É natural que refira o PPR, porque o PA passa a vida a idolatrar os fundos PPR. Para muitas pessoas, no mundo financeiro, existem DP/CA e PPR, nada mais, tudo o resto são coisas obscuras para ricos e especuladores
Última edição por Lvsitano em 30 out 2024 18:24, editado 1 vez no total.
Penso que a Maria precisa de estudar mais um pouco.
Diz que tem aversão ao risco mas depois fala em investir no SP500... vai-se lá saber.
Diz que tem aversão ao risco mas depois fala em investir no SP500... vai-se lá saber.
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 314 times
- Been thanked: 575 times
A malta nova agora investe em SP500 porque os amigos também o fazem. É o novo tabaco
E porque das poucas vezes que o PA fala em ETF é no SP500, como se não houvesse outros e mais diversificados. Por acaso é uma coisa que me faz confusão nele, em vez de falar num ETF de indice mundial, por ser mais diversificado e como tal adaptar-se melhor ao publico alvo de gostar de risco menor, fala sempre no SP500. Não sei se é por andar a ver muitos influencers, para ganhar likes, enfim...
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 314 times
- Been thanked: 575 times
Segue a moda. Não vês no r/literaciafinanceira? O pessoal até quer oferecer um bocadinho de SP500 ao bebé no batizado.faraine82 Escreveu: ↑30 out 2024 17:38 E porque das poucas vezes que o PA fala em ETF é no SP500, como se não houvesse outros e mais diversificados. Por acaso é uma coisa que me faz confusão nele, em vez de falar num ETF de indice mundial, por ser mais diversificado e como tal adaptar-se melhor ao publico alvo de gostar de risco menor, fala sempre no SP500. Não sei se é por andar a ver muitos influencers, para ganhar likes, enfim...
As corretoras que comecem a vender SP500 giftcards, vai ser grande negócio.
Mas ele próprio tem investimento num MSCI Worldfaraine82 Escreveu: ↑30 out 2024 17:38 E porque das poucas vezes que o PA fala em ETF é no SP500, como se não houvesse outros e mais diversificados. Por acaso é uma coisa que me faz confusão nele, em vez de falar num ETF de indice mundial, por ser mais diversificado e como tal adaptar-se melhor ao publico alvo de gostar de risco menor, fala sempre no SP500. Não sei se é por andar a ver muitos influencers, para ganhar likes, enfim...
Prefiro que os meus amigos andem a investir no SP500 do que em tabaco. Mesmo que caia 99%, estão mais bem servidos
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Tem os dois, a ultima vez que vi, ele investia num etf global + um SP500Lvsitano Escreveu: ↑30 out 2024 18:36Mas ele próprio tem investimento num MSCI Worldfaraine82 Escreveu: ↑30 out 2024 17:38 E porque das poucas vezes que o PA fala em ETF é no SP500, como se não houvesse outros e mais diversificados. Por acaso é uma coisa que me faz confusão nele, em vez de falar num ETF de indice mundial, por ser mais diversificado e como tal adaptar-se melhor ao publico alvo de gostar de risco menor, fala sempre no SP500. Não sei se é por andar a ver muitos influencers, para ganhar likes, enfim...
Sim, eu sei, mas a questão é que ele só fala do S&P500 e no entanto tem capital no MSCI World. Diz sempre para começar com um ETF S&P500, como se fosse o ETF dos iniciantes
Exarto, e deveria ser ao contrário. IWDA sendo um indice mais abrangente e diversificado deveria ser mencionado primeiro em relação ao SP500...