O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez
Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez
Parte do que faço na Future Proof é analisar os activos que os nossos clientes detêm e ver se a performance está dentro do esperado. Faz cerca de 13 meses que criei o artigo "Sobre o uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez". Queria fazer um update anual mas o trabalho meteu-se no meio.
Vamos ver então como os ETFs de obrigações de curto prazo se portaram nestes 13 meses.
Relembro os ETFs:
Floating (Corp.)
iShares € Floating Rate Bond ESG UCITS ETF - EFRN / Morningstar / Blackrock / Just ETF
Gov.
Amundi ETF Govies 0-6 Months Euro Investment Grade UCITS ETF EUR - C3M / Morningstar / Amundi / Just ETF
iShares € Gov. Bond 0-1yr UCITS ETF - IBGE / Morningstar / Blackrock / Just ETF
Corp.
iShares € Ultrashort Bond UCITS ETF - ERNX / Morningstar / Blackrock / Just ETF
Como esperado a evolução dos ETFs é bastante estável, uma vez que são obrigações de curto prazo e/ou duration curta. O C3M tem uma duration de 0.23 anos (cerca de 3 meses) enquanto o EFRN apenas de 0.13 anos. Por sua vez o que tem maior duration é o IBGE com 0.51.
A performance é tão estável que ao analisarmos os drawdowns conseguimos efectivamente ver os dias em que cada ETF caiu, sendo que a maior queda foi do IBGE no dia 2 de Fevereiro de 2024, e apenas em 0.029%. Negligenciável.
Por outro lado qual foi a performance nestes 13 meses? Podemos ver, em baixo as rentabilidades anualizadas dos diferentes ETFs neste período.
Vamos agora analisar a performance de um portfolio com 25% em cada ETF nestes 13 meses.
Como esperado, devido a diversificação, a carteira tem uma volatilidade extremamente baixa (apenas um dos 3 ETFs tem uma volatilidade mais baixa). Nestes 13 meses a carteira apresentou uma rentabilidade anualizada de cerca de 4% (CAGR) e nenhum dia negativo.
Vamos agora ver este último trimestre. Relembro que o BCE baixou as taxas de juro a 6 de junho, ou seja este trimestre é já dentro do ciclo de baixa de taxas de juro por parte do BCE.
Em termos de taxas anualizadas temos 3 dos ETFs a apresentar taxas algo acima de 4%. Apenas o C3M apresenta uma taxa mais baixa devido a ter uma yield e maturidade tão baixa. As taxas efectivas dos diferentes ETFs foram:
EFRN -> 1.04% (iShares € Floating Rate)
ERNX -> 1.07% (iShares € Ultrashort Bond)
C3M -> 0.90% (Amundi ETF Govies 0-6 Months)
IBGE -> 1.07% (iShares € Govt Bond 0-1yr)
Conclusão: A performance dos ETFs estão ligeiramente acima da performance que eu esperava mas isso deve-se às taxas de juro, principalmente as soberanas, estarem a descer ligeiramente mais rápido do que eu estava à espera, tendo os ETFs beneficiado com isso.
Deixo aqui o gráfico exemplificativo da baixa da yield do ETF IBGE, o iShares governamental com obrigações entre 0 e 1 ano (duration e maturity média nos 0.5 anos)
Enquanto no início de Maio a yield estava nos 3.61%, agora encontra-se os 2.86%, para uma queda de 0.75 pontos percentuais. Isto deu um boost ao ETF de cerca de 0.375% (0.75 *0.5) acima da rentabilidade simples via yield.
Muito provavelmente o próximo trimestre não será tão bom, mas vamos aproveitando enquanto podemos, e numa altura em que as taxas continuam a descer é sempre agradável ver os ETFs com rentabilidades relativamente altas exactamente porque as taxas estão a descer.
As yields actuais são:
EFRN -> 3.61% (iShares € Floating Rate)
ERNX -> 3.46% (iShares € Ultrashort Bond)
C3M -> 3.18% (Amundi ETF Govies 0-6 Months)
IBGE -> 2.84%. (iShares € Govt Bond 0-1yr)
Continuação de bons negócios
Vamos ver então como os ETFs de obrigações de curto prazo se portaram nestes 13 meses.
Relembro os ETFs:
Floating (Corp.)
iShares € Floating Rate Bond ESG UCITS ETF - EFRN / Morningstar / Blackrock / Just ETF
Gov.
Amundi ETF Govies 0-6 Months Euro Investment Grade UCITS ETF EUR - C3M / Morningstar / Amundi / Just ETF
iShares € Gov. Bond 0-1yr UCITS ETF - IBGE / Morningstar / Blackrock / Just ETF
Corp.
iShares € Ultrashort Bond UCITS ETF - ERNX / Morningstar / Blackrock / Just ETF
Como esperado a evolução dos ETFs é bastante estável, uma vez que são obrigações de curto prazo e/ou duration curta. O C3M tem uma duration de 0.23 anos (cerca de 3 meses) enquanto o EFRN apenas de 0.13 anos. Por sua vez o que tem maior duration é o IBGE com 0.51.
A performance é tão estável que ao analisarmos os drawdowns conseguimos efectivamente ver os dias em que cada ETF caiu, sendo que a maior queda foi do IBGE no dia 2 de Fevereiro de 2024, e apenas em 0.029%. Negligenciável.
Por outro lado qual foi a performance nestes 13 meses? Podemos ver, em baixo as rentabilidades anualizadas dos diferentes ETFs neste período.
Vamos agora analisar a performance de um portfolio com 25% em cada ETF nestes 13 meses.
Como esperado, devido a diversificação, a carteira tem uma volatilidade extremamente baixa (apenas um dos 3 ETFs tem uma volatilidade mais baixa). Nestes 13 meses a carteira apresentou uma rentabilidade anualizada de cerca de 4% (CAGR) e nenhum dia negativo.
Vamos agora ver este último trimestre. Relembro que o BCE baixou as taxas de juro a 6 de junho, ou seja este trimestre é já dentro do ciclo de baixa de taxas de juro por parte do BCE.
Em termos de taxas anualizadas temos 3 dos ETFs a apresentar taxas algo acima de 4%. Apenas o C3M apresenta uma taxa mais baixa devido a ter uma yield e maturidade tão baixa. As taxas efectivas dos diferentes ETFs foram:
EFRN -> 1.04% (iShares € Floating Rate)
ERNX -> 1.07% (iShares € Ultrashort Bond)
C3M -> 0.90% (Amundi ETF Govies 0-6 Months)
IBGE -> 1.07% (iShares € Govt Bond 0-1yr)
Conclusão: A performance dos ETFs estão ligeiramente acima da performance que eu esperava mas isso deve-se às taxas de juro, principalmente as soberanas, estarem a descer ligeiramente mais rápido do que eu estava à espera, tendo os ETFs beneficiado com isso.
Deixo aqui o gráfico exemplificativo da baixa da yield do ETF IBGE, o iShares governamental com obrigações entre 0 e 1 ano (duration e maturity média nos 0.5 anos)
Enquanto no início de Maio a yield estava nos 3.61%, agora encontra-se os 2.86%, para uma queda de 0.75 pontos percentuais. Isto deu um boost ao ETF de cerca de 0.375% (0.75 *0.5) acima da rentabilidade simples via yield.
Muito provavelmente o próximo trimestre não será tão bom, mas vamos aproveitando enquanto podemos, e numa altura em que as taxas continuam a descer é sempre agradável ver os ETFs com rentabilidades relativamente altas exactamente porque as taxas estão a descer.
As yields actuais são:
EFRN -> 3.61% (iShares € Floating Rate)
ERNX -> 3.46% (iShares € Ultrashort Bond)
C3M -> 3.18% (Amundi ETF Govies 0-6 Months)
IBGE -> 2.84%. (iShares € Govt Bond 0-1yr)
Continuação de bons negócios
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Mais um mês em que a média deu acima de 4% anualizado. Upa upa
- Anexos
-
- Screen Shot 2024-11-04 at 18.14.22 PM.png (49.77 KiB) Visto 329 vezes
-
- Screen Shot 2024-11-04 at 18.07.53 PM.png (79.95 KiB) Visto 329 vezes
-
- Registado: 14 nov 2024 10:18
- Has thanked: 1 time
- Been thanked: 1 time
Olá Virtua,
Registei no fórum para agradecer o teu trabalho e para esclarecer uma duvida.
Subscrevi o ETF float no Banco Invest. Sabes como são pagos os dividendos?
Obrigado
Registei no fórum para agradecer o teu trabalho e para esclarecer uma duvida.
Subscrevi o ETF float no Banco Invest. Sabes como são pagos os dividendos?
Obrigado
Em dinheiro?
Estou a brincar mas honestamente não percebi a questão. Quando são pagos? E como se processam?
-
Desculpa, não fui muito claro.
É a primeira vez que tenho um produto com dividendos. Hoje o preco caiu e não sei como vao ser processados os dividendos.
Serão depositados no banco? E quanto tempo demora?
Obrigado pela ajuda
É a primeira vez que tenho um produto com dividendos. Hoje o preco caiu e não sei como vao ser processados os dividendos.
Obrigado pela ajuda
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 592 times
- Been thanked: 669 times
Desculpa a pergunta, não deverias saber isso tudo? vocês compram um carro sem saberem como é o carro?mrspecialone Escreveu: ↑14 nov 2024 16:30 Desculpa, não fui muito claro.
Obrigado pela ajuda
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Ah, boa. Não me tinhas apercebido que hoje foi Ex-dividend daymrspecialone Escreveu: ↑14 nov 2024 16:30 Desculpa, não fui muito claro.
Obrigado pela ajuda
A "distribuição total" é o montante em cêntimos por UP (não te esqueças que pagas imposto e 2% de custos sobre o montante distribuído)
Podes encontrar este excel aqui:
https://www.blackrock.com/pt/profission ... -ucits-etf
e depois vais à página "Distribuição" (no excel)
A próxima distribuição deverá ser em meados de Maio de 2025
É assim que recebes pessoas novas no nosso fórum?
-
Tens razão! Eu quando estive a pesquisar não me lembrei deste ponto!D@emoon Escreveu: ↑14 nov 2024 17:01Desculpa a pergunta, não deverias saber isso tudo? vocês compram um carro sem saberem como é o carro?mrspecialone Escreveu: ↑14 nov 2024 16:30 Desculpa, não fui muito claro.
Obrigado pela ajuda
Isto também serve como uma lição!
Obrigado!
-
Entao será pago no final do mês! Nice obrigadoVirtua Escreveu: ↑14 nov 2024 17:27Ah, boa. Não me tinhas apercebido que hoje foi Ex-dividend daymrspecialone Escreveu: ↑14 nov 2024 16:30 Desculpa, não fui muito claro.
Obrigado pela ajuda
Screenshot 2024-11-14 at 17.23.11.png
A "distribuição total" é o montante em cêntimos por UP (não te esqueças que pagas imposto e 2% de custos sobre o montante distribuído)
Podes encontrar este excel aqui:
https://www.blackrock.com/pt/profission ... -ucits-etf
Screenshot 2024-11-14 at 17.24.44.png
e depois vais à página "Distribuição" (no excel)
A próxima distribuição deverá ser em meados de Maio de 2025
- D@emoon
Se compraste num banco então ainda tens um apoio que podes pedir nas tuas dúvidas antes de fazer qualquer compra, fica a dica.mrspecialone Escreveu: ↑14 nov 2024 18:19
Tens razão! Eu quando estive a pesquisar não me lembrei deste ponto!
Isto também serve como uma lição!
Obrigado!
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
- D@emoon
Também compras primeiro e depois é que vais perguntar as características? Vi logo
- D@emoon
Estou-me a meter contigo
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 344 times
- Been thanked: 585 times
O Amundi Prime Euro Government Bonds 0-1Y (LU2233156582) parece bastante interessante. Acumulativo com TER muito baixa. Era ETF para eu me estrear
Onde o têm encontrado disponível?
Não sei se vais a tempo (no sentido de apanhar o grande movimento de baixa). Mas podes estrear. Tenho no Invest na carteira profissional. Na TR não há?JRJordao Escreveu: ↑20 nov 2024 15:22 O Amundi Prime Euro Government Bonds 0-1Y (LU2233156582) parece bastante interessante. Acumulativo com TER muito baixa. Era ETF para eu me estrear
Mas é uma boa forma de perceberes como o mercado funciona e um dia tirares o intermediário bancário