"O melhor que nos podia acontecer era um Bear Market"

Artigos que fiz como apoio às sessões de Coaching Financeiro da Future Proof
Responder
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 848 times
Been thanked: 1045 times

"O melhor que nos podia acontecer era um Bear Market"

Mensagem por Virtua »

Uma das frases que costumo dizer muito para quem está a começar a investir encontra-se no título. Contudo, às vezes é complicado convencer simplesmente com palavras. Até porque se não tiver os dados a comprovar parece apenas uma opinião.

Mas lembrei-me que desde 2000 até hoje tivemos um ciclo completo, com um bear Market secular e depois com um bull market secular (que obviamente não sei se está no processo de acabar). Simplesmente me apercebi que se partirmos o período de cerca de 25 anos ao meio apanha mais ao menos o Bear Secular e depois o Bull Secular.

Isto é como fica usando o SPY como proxy do S&P 500:

Imagem

Os primeiros 12 anos um mercado lateral que incluiu duas quedas superiores a 50% seguido de 12 anos muito bons, embora com interrupções momentâneas como o Covid e 2022, mas penso que de uma forma geral todos concordamos mais ou menos com esta visão, principalmente quando estamos em máximos históricos.

Para provar que seria melhor um bear market agora para quem começa a investir lembrei-me de fazer um reverse S&P 500. O que é isso de reverse S&P 500? "Simplesmente" troquei o sentido dos retornos. Podem ver nesta imagem abaixo que a ordem dos retornos está trocada:

Imagem
Se voltarmos a transformar os retornos num S&P 500 revertido ficamos com:

Imagem

Tenho aqui os gráficos de linhas com as séries temporais dos retornos com momento chave referenciados.

O S&P 500 normal:

Imagem

e o S&P 500 revertido:

Imagem

Claro que se o gráfico do S&P 500 começa com uma queda em 2000 (rebentar da bolha .com) o S&P 500 revertido acaba com essa queda. Reparem também na situação "caricata" de a "crise de 2008" se ter dado em 2016.

Mas qual deles subiu mais? O mais engraçado é que por razões matemáticas se investíssemos tudo de uma vez no início não interessa a ordem dos retornos. Ambos os investimentos acabariam com o mesmo montante, embora seguissem caminhos diferentes:

Imagem
Isto ainda torna o título mais interessante de analisar, porque agora podemos e devemos acrescentar "O melhor que nos pode acontecer é um bear market SE começarmos a investir agora E planeamos fazer reforços". Já nos apercebemos que sem reforços, matematicamente é idêntico. Mas seguindo a máximo "Just Keep Buying" a história muda.

Vamos pegar num investidor/a exemplo que começa com 10 mil dólares e reforça mensalmente com 200 dólares. Lembrem-se que o SPY é Bear -> Bull e o reverse_spy e Bull -> Bear. Se o que as pessoas queriam era um bull já a começar a investir, é um reversed_spy. O que eu digo (e outros profissionais) é que Bear -> Bull é o melhor caminho, por isso algo estilo o SPY, que teve os primeiros 12 anos deste período num mercado lateral, com dois bear markets muito fortes.

Pegando no investidor que começa com 10k e reforça com 200 dólares por mês temos:

Imagem
O valor final de SPY com reforços é de 363 mil dólares vs 177 mil dólares do reversed_spy com reforços. Ou seja, vamos de um gráfico em que acabam no mesmo ponto (sem reforços) para um em que a sequência Bear -> Bull acaba com mais do dobro do dinheiro da sequência Bull -> Bear.

Por isso questiono, ainda querem Bull Market?
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Responder