O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 795 times
Been thanked: 970 times

Re: O uso de ETF obrigacionistas para gestão de liquidez

Mensagem por Virtua »

Dados mais recentes. IBGE potencialmente sobrevalorizado. Vamos ter rentabilidades mais baixas nos próximos tempos provavelmente. O que é natural, pois ele tem andado a um ritmo de 4%, e a yield dele já vai apenas a 2.62%
Anexos
Screenshot 2024-11-27 at 20.06.36.png
Screenshot 2024-11-27 at 20.06.36.png (61.85 KiB) Visto 788 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
mrspecialone
Registado: 14 nov 2024 10:18
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por mrspecialone »

Neste cenário, em que a yield é cada vez mais baixa e os bancos centrais vão começar a diminuir os cortes, qual será o caminho para quem quer gerir liquidez? Será passar para obrigações com mais risco?

Abraço
Virtua

Mensagem por Virtua »

mrspecialone Escreveu: 28 nov 2024 09:30 Neste cenário, em que a yield é cada vez mais baixa e os bancos centrais vão começar a diminuir os cortes, qual será o caminho para quem quer gerir liquidez? Será passar para obrigações com mais risco?

Abraço
É um caminho. "Procura por yield" é uma coisa que se fez muito a década passada, com as vantagens e desvantagens associadas. Infelizmente, para mim, isso não é gestão de liquidez.

Para mim liquidez tem de ter alta qualidade e baixa maturidade. Vamos beneficiando enquanto há. Para quem tem dividas acaba por ser compensado pela euribor. Para quem, como eu, não tem, olha... é o que é.

Não sei muito bem como fugir de uma situação como a década passada com taxas negativas por exemplo. O objectivo dos bancos centrais é que nem tenhas. Ao baixarem as taxas de juro pretendem menos que poupes menos.
micas84
Registado: 11 dez 2024 10:01

Mensagem por micas84 »

Bom dia a todos. Perante o cenário das taxas de juros actuais, e sendo que pretendo construir um portfolio de 80% em ETF de acções globais (VWCE) e 20% em ETF de obrigações ou directamente certificados de aforro, em relação a estes 20% a alocar, acham que vale a pena ir para um ETF de obrigações como o Amundi Prime Euro Government Bonds 0-1Y UCITS ETF DR (acumulativo) ou ficar pelos certificados de aforro? Obrigado.
Virtua

Mensagem por Virtua »

micas84 Escreveu: 11 dez 2024 10:12 acham que vale a pena ir para um ETF de obrigações como o Amundi Prime Euro Government Bonds 0-1Y UCITS ETF DR (acumulativo) ou ficar pelos certificados de aforro?
Aquele que pagar mais. Aqui estamos a falar de cash, em qualquer um dos dois, por isso o que pagar mais. Quanto estão a apagar os certificados de aforro?
micas84

Mensagem por micas84 »

Juro bruto 2,5% certificados de aforro serie F
micas84

Mensagem por micas84 »

Eu por acaso tenho pesquisado a plataforma da trade republic por obrigações governamentais da UE, a um ano máximo, e ainda tudo à volta de 2,5%
Virtua

Mensagem por Virtua »

Sim, o Amundi Prime Euro Government Bonds 0-1Y UCITS ETF DR (acumulativo) está com yield de 2.6% também, nada de muito interessante. Estão a beneficiar da queda das taxas de juro (os ETFs sobem mais que a yield se as taxas de juros descerem) MAS não é para sempre. Só mais 9/12 meses e as coisas devem estabilizar, ligeiramente abaixo dos 2%.
mrspecialone
Registado: 14 nov 2024 10:18
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por mrspecialone »

Olá @Virtua,

Seria possível fazeres um update a este tópico quando tiveres tempo?

Estou curioso para ver o resultado das tuas análises para os próximos tempos.

Neste momento, estou bastante satisfeito com o Float.

Abraço
Virtua

Mensagem por Virtua »

mrspecialone Escreveu: 20 jan 2025 16:28 Olá @Virtua,

Seria possível fazeres um update a este tópico quando tiveres tempo?

Estou curioso para ver o resultado das tuas análises para os próximos tempos.

Neste momento, estou bastante satisfeito com o Float.

Abraço
Tenho pensado nisso por causa da passagem de ano. Vamos a ver se arranjo o tempo!
jcab
Registado: 04 out 2022 11:32
Has thanked: 15 times
Been thanked: 21 times

Mensagem por jcab »

Boas,

Que ETF recomendariam para colocar 200k euros, com prazo até sensivelmente Julho 2025?
Estou à procura de uma alternativa a um depósito a prazo e que me dê 3%
Virtua

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 20 jan 2025 17:37 Boas,

Que ETF recomendariam para colocar 200k euros, com prazo até sensivelmente Julho 2025?
Está complicado pk as yields soberanas já desceram para os 2.5%. Neste momento aconselho-te mesmo os depósitos. Não quer dizer que os ETFs até não rendam um pouco mais por causa da descida das taxas mas não vale a pena o risco. Não arranjas um DP de 3%?

Mas se a alternativa é mesmo ires para ETFs (para diversificar sei lá) eu recomendo o Amundi Prime Euro Gov Bonds 0-1y UCITS ETF DR mas a yield está nos 2.6% e com tendência a descer. https://www.amundietf.lu/en/professiona ... 2233156582
Sr IRS
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 52 times
Been thanked: 36 times

Mensagem por Sr IRS »

Há vários depósitos a 6 meses com 3%, não te esqueças de distribuir por 2 em bancos diferentes para estares dentro do limite do fundo de garantia de depósitos (100k€ por instituição de crédito).
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
jcab
Registado: 04 out 2022 11:32
Has thanked: 15 times
Been thanked: 21 times

Mensagem por jcab »

Virtua Escreveu: 20 jan 2025 17:40

Está complicado pk as yields soberanas já desceram para os 2.5%. Neste momento aconselho-te mesmo os depósitos. Não quer dizer que os ETFs até não rendam um pouco mais por causa da descida das taxas mas não vale a pena o risco. Não arranjas um DP de 3%?

Mas se a alternativa é mesmo ires para ETFs (para diversificar sei lá) eu recomendo o Amundi Prime Euro Gov Bonds 0-1y UCITS ETF DR mas a yield está nos 2.6% e com tendência a descer. https://www.amundietf.lu/en/professiona ... 2233156582

E o iShares Ultra Short Bond ETF nao está a 3%?
ERNE ou ERNX ?

Depósitos a prazo não me dão jeito, pois poderei precisar o dinheiro em Junho, Julho, Agosto ou Setembro. Não sei ainda .
Última edição por jcab em 20 jan 2025 23:32, editado 1 vez no total.
Kosta
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 77 times
Been thanked: 26 times

Mensagem por Kosta »

jcab Escreveu: 20 jan 2025 21:25 E o iShares Ultra Short Bond ETF nao está a 3%?
Sim, há data de hoje a yield esperada é de 3% para um etf com maturidade média de ~7 meses.
Responder