O meu objetivo é começar com 1000euros, e ir reforçando mensalmente 100€ mínimo..
Quanto às corretoras, vi a XTB, Trade Republic, Degiro, Trading 212..
Mas confesso que nem sei, aconselham-me para inexperiente talvez a TR ou a 212..
Vale o que vale, mas ate fica aqui a opinião do chatgpt.
Quanto ao ETF, e os vídeos que vi aconselha, este:A escolha entre **DEGIRO**, **XTB**, **Trade Republic** e **Trading 212** depende muito do seu perfil de investidor e das suas necessidades específicas. Vou resumir as vantagens de cada uma e sugerir com base em diferentes situações:
---
### **1. Para Investidores de Pequenos Valores e Longo Prazo**
- **Escolha:** **Trade Republic** ou **Trading 212**
- **Porquê:**
- Ambas oferecem **comissões zero** ou muito baixas em ETFs e ações.
- A Trade Republic tem um excelente sistema de planos de poupança automática.
- A Trading 212 é flexível e intuitiva, ideal para começar.
---
### **2. Para Investidores com Volume Elevado**
- **Escolha:** **XTB** ou **DEGIRO**
- A XTB permite negociar até **100.000 € por mês sem comissão** em ETFs, o que é ideal para quem faz grandes transações mensais.
- A DEGIRO oferece **custos baixos em ETFs populares** e uma maior variedade de produtos, além de ferramentas avançadas.
---
### **3. Para Investidores Experientes e Diversificados**
- **Escolha:** **DEGIRO**
- A DEGIRO tem uma **ampla seleção de ETFs e ações** em várias bolsas internacionais.
- Oferece ferramentas úteis como análises da Morningstar.
- Boa opção para quem quer explorar diferentes mercados e estratégias.
---
### **4. Para Investidores Simples e Iniciantes**
- **Escolha:** **Trade Republic** ou **Trading 212**
- Simplicidade e custo zero para pequenos volumes.
- Planos de poupança automática na Trade Republic são ideais para quem quer investir regularmente sem complicações.
- A Trading 212 tem uma interface fácil e permite começar com valores muito baixos.
---
### **Minha Opinião Pessoal**
Se procura simplicidade e custos baixos, **Trade Republic** ou **Trading 212** são escolhas sólidas. Para volumes maiores e uma abordagem mais técnica, a **XTB** ou a **DEGIRO** são melhores. No entanto:
- **Se fosse iniciante e quisesse investir regularmente em ETFs populares:** **Trade Republic**.
- **Se quisesse mais flexibilidade para explorar diversos mercados:** **DEGIRO**.
**Recomendação Geral:** Experimente a **Trade Republic** ou a **Trading 212** primeiro, pois são fáceis de usar e têm custos reduzidos. Mais tarde, pode considerar a DEGIRO ou XTB conforme ganhar experiência.
Trade Republic : Core S&P 500 USD (acc) - 613.78€ (06/01/2025 15:35)
Trading 212 : iShare Core S&P 500 (acc) SXR8 - 613,71€ (06/01/2025 15:35)
Degiro : iShares Core S&P 500 UCITS EFT USD (acc) - 614.42€ (06/01/2025 15:35)
São o mesmo ETF? Como tem valores diferentes. Sei que devem estar farto das mesmas duvidas, mas quem quer iniciar não é fácil. O objetivo é investimento a longo prazo. Alguma dica de quando entrar, a que valor? Vejo que há gente que da order de 590€, 600€.. e pode andar meses à espera..