Duvida sobre qual corretora, e qual ETF!

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Responder
Megabbtyte
Registado: 22 dez 2024 23:01
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Duvida sobre qual corretora, e qual ETF!

Mensagem por Megabbtyte »

Boa tarde pessoal, sei que há muita informação sobre isso.. já li muito sobre as corretoras, sobre comissões.. e sou iniciante.. também tenho duvidas sobre o ETF, e gostava que alguém desse algumas dicas..

O meu objetivo é começar com 1000euros, e ir reforçando mensalmente 100€ mínimo..
Quanto às corretoras, vi a XTB, Trade Republic, Degiro, Trading 212..
Mas confesso que nem sei, aconselham-me para inexperiente talvez a TR ou a 212..
Vale o que vale, mas ate fica aqui a opinião do chatgpt.

A escolha entre **DEGIRO**, **XTB**, **Trade Republic** e **Trading 212** depende muito do seu perfil de investidor e das suas necessidades específicas. Vou resumir as vantagens de cada uma e sugerir com base em diferentes situações:

---

### **1. Para Investidores de Pequenos Valores e Longo Prazo**
- **Escolha:** **Trade Republic** ou **Trading 212**
- **Porquê:**
- Ambas oferecem **comissões zero** ou muito baixas em ETFs e ações.
- A Trade Republic tem um excelente sistema de planos de poupança automática.
- A Trading 212 é flexível e intuitiva, ideal para começar.

---

### **2. Para Investidores com Volume Elevado**
- **Escolha:** **XTB** ou **DEGIRO**
- A XTB permite negociar até **100.000 € por mês sem comissão** em ETFs, o que é ideal para quem faz grandes transações mensais.
- A DEGIRO oferece **custos baixos em ETFs populares** e uma maior variedade de produtos, além de ferramentas avançadas.

---

### **3. Para Investidores Experientes e Diversificados**
- **Escolha:** **DEGIRO**
- A DEGIRO tem uma **ampla seleção de ETFs e ações** em várias bolsas internacionais.
- Oferece ferramentas úteis como análises da Morningstar.
- Boa opção para quem quer explorar diferentes mercados e estratégias.

---

### **4. Para Investidores Simples e Iniciantes**
- **Escolha:** **Trade Republic** ou **Trading 212**
- Simplicidade e custo zero para pequenos volumes.
- Planos de poupança automática na Trade Republic são ideais para quem quer investir regularmente sem complicações.
- A Trading 212 tem uma interface fácil e permite começar com valores muito baixos.

---

### **Minha Opinião Pessoal**
Se procura simplicidade e custos baixos, **Trade Republic** ou **Trading 212** são escolhas sólidas. Para volumes maiores e uma abordagem mais técnica, a **XTB** ou a **DEGIRO** são melhores. No entanto:

- **Se fosse iniciante e quisesse investir regularmente em ETFs populares:** **Trade Republic**.
- **Se quisesse mais flexibilidade para explorar diversos mercados:** **DEGIRO**.

**Recomendação Geral:** Experimente a **Trade Republic** ou a **Trading 212** primeiro, pois são fáceis de usar e têm custos reduzidos. Mais tarde, pode considerar a DEGIRO ou XTB conforme ganhar experiência.
Quanto ao ETF, e os vídeos que vi aconselha, este:
Trade Republic : Core S&P 500 USD (acc) - 613.78€ (06/01/2025 15:35)
Trading 212 : iShare Core S&P 500 (acc) SXR8 - 613,71€ (06/01/2025 15:35)
Degiro : iShares Core S&P 500 UCITS EFT USD (acc) - 614.42€ (06/01/2025 15:35)

São o mesmo ETF? Como tem valores diferentes. Sei que devem estar farto das mesmas duvidas, mas quem quer iniciar não é fácil. O objetivo é investimento a longo prazo. Alguma dica de quando entrar, a que valor? Vejo que há gente que da order de 590€, 600€.. e pode andar meses à espera..
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 237 times
Been thanked: 199 times

Re: Duvida sobre qual corretora, e qual ETF!

Mensagem por Lvsitano »

Para reforçar com valores baixos eu recomendaria outro ETF S&P 500, devido ao preço da UP. O SPDR S&P 500 UCITS ETF (Acc) IE000XZSV718 está a rondar os 14€ por UP. Se queres reforçar com 100€ por mês, num dos outros ISIN vais ter de adquirir frações, e nem todas as corretoras vendem frações. Além disso é preciso entenderes que as frações não são tuas, só quando tens unidades inteiras. Obviamente que depois esse ETF que sugeri não vai haver em todas as corretoras.
Acho que em vez de andares a decidir primeiro qual a corretora, deves decidir primeiro o ETF, e depois tens que restringir as corretoras que o possuem para venda.

Se o objetivo é a longo prazo o valor da UP pouco importa. O importante é começar já, o quanto antes. O melhor dia para investir foi ontem, o segundo melhor é hoje 😊 Se num mês em que vais reforçar o valor da UP tiver uma queda grande, são saldos 🙏
Responder