Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.0% TANB

ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 201 times
Been thanked: 166 times

Re: ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Mensagem por Louie »

USD Escreveu: 04 mar 2025 14:07 Boa tarde,
alguém consegue dizer a diferença entre:
a) XETR:VUAA
b) FRA:VUAA

ou entre estes dois:
a) https://tinyurl.com/4yhkby8c
b) https://tinyurl.com/2s43fy4f

Desde já, muito obrigado
Só acrescentar ao que já foi referido que diferentes bolsas têm diferentes volumes de liquidez.
Pode ter ou não ter grande impacto por exemplo nas diferenças de bid ask spread.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 512 times
Been thanked: 930 times

Mensagem por JRJordao »

Foi hoje que me estreei em ETF de ações 8-)
Podia ter comprado a um preço melhor se tivesse sido mais paciente. Se amanhã continuar a queda, compro mais umas unidades para baixar o preço médio (PE).

Vou manter o meu bloco maioritário de capital garantido, aplicando a nova poupança no FII Property Core (~70%) e neste ETF (~30%), ambos para 10 a 20 anos.

Estou a fazer um percurso oposto ao habitualmente recomendado, tendo começado com liquidação do CH e produtos de baixo risco (capital garantido e obrigações), para agora quase aos 50 começar com estes outros. Com a desvantagem de já não contar com 30+ anos de investimento, mas o conforto de ter o suficiente em capital garantido para me sentir seguro ao arriscar o restante.
Anexos
SXR8.png
SXR8.png (11.02 KiB) Visto 897 vezes
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 425 times
Been thanked: 49 times

Mensagem por atbreu »

JRJordao Escreveu: 05 mar 2025 19:20 Foi hoje que me estreei em ETF de ações 8-)
Podia ter comprado a um preço melhor se tivesse sido mais paciente. Se amanhã continuar a queda, compro mais umas unidades para baixar o preço médio (PE).

Vou manter o meu bloco maioritário de capital garantido, aplicando a nova poupança no FII Property Core (~70%) e neste ETF (~30%), ambos para 10 a 20 anos.

Estou a fazer um percurso oposto ao habitualmente recomendado, tendo começado com liquidação do CH e produtos de baixo risco (capital garantido e obrigações), para agora quase aos 50 começar com estes outros. Com a desvantagem de já não contar com 30+ anos de investimento, mas o conforto de ter o suficiente em capital garantido para me sentir seguro ao arriscar o restante.
Em tudo na vida há sempre uma primeira vez! Sorte com isso, pois também é preciso!
Caso queiras partilhar, claro, qual corretora optaste e porquê esse ETF para começar e não outro muito falado como por exemplo o Vanguard all world?

Cumprimentos
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 84 times
Been thanked: 73 times

Mensagem por Carlos R »

JRJordao Escreveu: 05 mar 2025 19:20 Foi hoje que me estreei em ETF de ações 8-)

Champanhe para esta mesa se faz favor!!!! Parabéns pela coragem. Agora sim, já vi tudo neste fórum :D
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 360 times
Been thanked: 430 times

Mensagem por Lvsitano »

Começas logo a fazer market timing :lol: :lol: E amanhã cai, e compras mais UP, e no dia a seguir ainda cai mais, e ficas a rebolar na cama que devias ter esperado mais um dia :mrgreen:

Com casa paga e liquidez suficiente, mesmo com 20 anos dá para teres um bom retorno certamente.
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 84 times
Been thanked: 73 times

Mensagem por Carlos R »

A regra quase garantida é que cai sempre depois de comprarmos. Há que pensar positivo: custa menos reforçar quando está abaixo do preço médio do que acima.
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

atbreu Escreveu: 05 mar 2025 20:36 Em tudo na vida há sempre uma primeira vez! Sorte com isso, pois também é preciso!
Caso queiras partilhar, claro, qual corretora optaste e porquê esse ETF para começar e não outro muito falado como por exemplo o Vanguard all world?
Obrigado

Usei a Degiro, onde este é um dos "ETFs populares" com custos reduzidos (1€).

Preferi não incluir países emergentes. Pensei inicialmente num MCSI World (23 países desenvolvidos, EUA com peso ~70%), mas acabei por decidir expor-me em pleno às "Trampas", para o bem e para o mal.

Comecei com este, mas poderei começar a adicionar unidades de outros caso se justifique.

De qualquer forma, não tenciono ficar com mais de 10% do meu património nestes produtos. Não são a minha "praia".
Última edição por JRJordao em 05 mar 2025 23:34, editado 2 vezes no total.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 05 mar 2025 21:44 Começas logo a fazer market timing :lol: :lol: E amanhã cai, e compras mais UP, e no dia a seguir ainda cai mais, e ficas a rebolar na cama que devias ter esperado mais um dia :mrgreen:

Com casa paga e liquidez suficiente, mesmo com 20 anos dá para teres um bom retorno certamente.
Provavelmente :D

Espero que sim ;)
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1030 times
Been thanked: 1322 times

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 05 mar 2025 21:44 Mesmo com 20 anos dá para teres um bom retorno certamente.
20 anos pk? Estás à espera que ele morra com 70 anos?

(o plano de investimento não acaba com a reforma, só muda, potencialmente, de ciclo)
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
atbreu

Mensagem por atbreu »

JRJordao Escreveu: 05 mar 2025 23:28
atbreu Escreveu: 05 mar 2025 20:36 Em tudo na vida há sempre uma primeira vez! Sorte com isso, pois também é preciso!
Obrigado

Usei a Degiro, onde este é um dos "ETFs populares" com custos reduzidos (1€).

Preferi não incluir países emergentes. Pensei inicialmente num MCSI World (23 países desenvolvidos, EUA com peso ~70%), mas acabei por decidir expor-me em pleno às "Trampas", para o bem e para o mal.

Comecei com este, mas poderei começar a adicionar unidades de outros caso se justifique.

De qualquer forma, não tenciono ficar com mais de 10% do meu património nestes produtos. Não são a minha "praia".
Obrigado eu pela resposta. Também ando eu por aqui a tentar aprender todos os dias um pouquito mais.

Agora uma outra dúvida... Não é de alguma forma arriscado ter 70% do património investidos em fundos de investimento imobiliário? Embora exista a garantia dos juros serem quase sempre garantidos, existe algum tipo de cobertura para a garantia dos fundos investidos?

Obrigado e cumprimentos
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 05 mar 2025 23:35
Lvsitano Escreveu: 05 mar 2025 21:44 Mesmo com 20 anos dá para teres um bom retorno certamente.
20 anos pk? Estás à espera que ele morra com 70 anos?

(o plano de investimento não acaba com a reforma, só muda, potencialmente, de ciclo)
A culpa foi minha, eu é que mencionei o horizonte do investimento até 20 anos.

Tens razão, é bem possível que tanto a vida como o investimento continue :)
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

atbreu Escreveu: 06 mar 2025 06:34 Agora uma outra dúvida... Não é de alguma forma arriscado ter 70% do património investidos em fundos de investimento imobiliário? Embora exista a garantia dos juros serem quase sempre garantidos, existe algum tipo de cobertura para a garantia dos fundos investidos?
Não há garantia de capital nos FII. Mas percebeste mal o meu plano.

No início deste ano tinha tudo em baixo risco (CAs, DPs, seguros) e atingi um valor-objetivo, que não vou divulgar mas é significativo. Esse valor vai continuar como está. Cerca de 50% está em CA série E e ainda tem 7/8 anos pela frente, o restante à medida que produtos terminem ou melhores alternativas surgirem será reaplicado, sempre em baixo risco. Talvez no próximo ano comece a utilizar algum ETF de obrigações de curto prazo como estes acompanhados pelo Virtua, se estiverem apetecíveis.

Só a nova poupança, excedente desse valor, é que irei dividir entre FII ~70% e ETF de ações ~30%. O plano atual é no FII atingir 20-25% do património total e no(s) ETF de ações 10-15%, continuando os restantes 60-70% em baixo risco.

Continuo (continuamos, cá em casa) muito avesso(s) a risco. Apenas, um pouco menos desde que se atingiu o tal valor-objetivo que consideramos estar bastante seguro.

Se és jovem, sugiro que não me tomes como exemplo de estratégia a seguir, pois só foi viável com muita poupança mensal (dois bons ordenados + despesas reduzidas) e taxas em baixo risco que poderão não voltar a acontecer (cheguei a ter DPs no estrangeiro com >10% TANB).
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 79 times
Been thanked: 87 times

Mensagem por Patanisca »

atbreu Escreveu: 06 mar 2025 06:34Não é de alguma forma arriscado ter 70% do património investidos em fundos de investimento imobiliário?
Eu tenho cerca de 80% do meu património global (imobiliário e financeiro) em FI de ações. Aos 40 anos. Durmo bem, mas tenho que começar a pensar em reduzir esta percentagem e meter novos reforços de capital em FI de imobiliário direto.
atbreu

Mensagem por atbreu »

JRJordao Escreveu: 06 mar 2025 08:02
atbreu Escreveu: 06 mar 2025 06:34 Agora uma outra dúvida... Não é de alguma forma arriscado ter 70% do património investidos em fundos de investimento imobiliário? Embora exista a garantia dos juros serem quase sempre garantidos, existe algum tipo de cobertura para a garantia dos fundos investidos?
Não há garantia de capital nos FII. Mas percebeste mal o meu plano.

No início deste ano tinha tudo em baixo risco (CAs, DPs, seguros) e atingi um valor-objetivo, que não vou divulgar mas é significativo. Esse valor vai continuar como está. Cerca de 50% está em CA série E e ainda tem 7/8 anos pela frente, o restante à medida que produtos terminem ou melhores alternativas surgirem será reaplicado, sempre em baixo risco. Talvez no próximo ano comece a utilizar algum ETF de obrigações de curto prazo como estes acompanhados pelo Virtua, se estiverem apetecíveis.

Só a nova poupança, excedente desse valor, é que irei dividir entre FII ~70% e ETF de ações ~30%. O plano atual é no FII atingir 20-25% do património total e no(s) ETF de ações 10-15%, continuando os restantes 60-70% em baixo risco.

Continuo (continuamos, cá em casa) muito avesso(s) a risco. Apenas, um pouco menos desde que se atingiu o tal valor-objetivo que consideramos estar bastante seguro.

Se és jovem, sugiro que não me tomes como exemplo de estratégia a seguir, pois só foi viável com muita poupança mensal (dois bons ordenados + despesas reduzidas) e taxas em baixo risco que poderão não voltar a acontecer (cheguei a ter DPs no estrangeiro com >10% TANB).
Obrigado pela bom aporte de informação e no fundo, aconselhamentos! Cada caso é um caso e não é replicavel, efetivamente.
No meu caso concreto, ainda ando à procura daquilo que é mais seguro e viável em termos de investimento para aplicar as poupanças do miúdo. Não é nenhuma fortuna, mas gostava de colocar a render mais alguns milhares de euros que tem poupados a pensar na sua formação académica dentro de 1 década.
Perguntam vocês, mas só agora? 🤨🤔.
Despertei tarde para isto e no fundo acomodei-me às taxas de juro miseráveis que nos últimos anos os bancos praticaram e ainda praticam.

Cumprimentos
atbreu

Mensagem por atbreu »

Patanisca Escreveu: 06 mar 2025 09:09
atbreu Escreveu: 06 mar 2025 06:34Não é de alguma forma arriscado ter 70% do património investidos em fundos de investimento imobiliário?
Eu tenho cerca de 80% do meu património global (imobiliário e financeiro) em FI de ações. Aos 40 anos. Durmo bem, mas tenho que começar a pensar em reduzir esta percentagem e meter novos reforços de capital em FI de imobiliário direto.
Patanisca, podes concretizar, se bem entendi, por que investir em fundos de investimento de imobiliário directo é mais seguro?

Obrigado
Responder