atbreu Escreveu: ↑06 mar 2025 06:34
Agora uma outra dúvida... Não é de alguma forma arriscado ter 70% do património investidos em fundos de investimento imobiliário? Embora exista a garantia dos juros serem quase sempre garantidos, existe algum tipo de cobertura para a garantia dos fundos investidos?
Não há garantia de capital nos FII. Mas percebeste mal o meu plano.
No início deste ano tinha tudo em baixo risco (CAs, DPs, seguros) e atingi um valor-objetivo, que não vou divulgar mas é significativo. Esse valor vai continuar como está. Cerca de 50% está em CA série E e ainda tem 7/8 anos pela frente, o restante à medida que produtos terminem ou melhores alternativas surgirem será reaplicado, sempre em baixo risco. Talvez no próximo ano comece a utilizar algum ETF de obrigações de curto prazo como
estes acompanhados pelo Virtua, se estiverem apetecíveis.
Só a nova poupança, excedente desse valor, é que irei dividir entre FII ~70% e ETF de ações ~30%. O plano atual é no FII atingir 20-25% do património total e no(s) ETF de ações 10-15%, continuando os restantes 60-70% em baixo risco.
Continuo (continuamos, cá em casa) muito avesso(s) a risco. Apenas, um pouco menos desde que se atingiu o tal valor-objetivo que consideramos estar bastante seguro.
Se és jovem, sugiro que não me tomes como exemplo de estratégia a seguir, pois só foi viável com muita poupança mensal (dois bons ordenados + despesas reduzidas) e taxas em baixo risco que poderão não voltar a acontecer (cheguei a ter DPs no estrangeiro com >10% TANB).