Será esta uma boa altura para começar a investir em ETF`s?
Será esta uma boa altura para começar a investir em ETF`s?
Boas!
Sou novato nestas andanças e tenho andado a ler e a ver podcasts sobre investimento em ETF`s.
Comecei por abrir uma conta na Trade Republic.
Será esta uma boa altura para investir?
Sendo este o primeiro investimento, devo começar com apenas 100€ ou 200€? E qual o ETF mais aconselhável?
Obrigado.
Sou novato nestas andanças e tenho andado a ler e a ver podcasts sobre investimento em ETF`s.
Comecei por abrir uma conta na Trade Republic.
Será esta uma boa altura para investir?
Sendo este o primeiro investimento, devo começar com apenas 100€ ou 200€? E qual o ETF mais aconselhável?
Obrigado.
Re: Será esta uma boa altura para começar a investir em ETF`s?
Investir num ETF que faça short ao mercado americano ou à Tesla
Estou a brincar. Neste momento eu se fosse novato a entrar neste mundo pela primeira vez, ficaria bem longe.... Temos mar muito picado à frente...

Estou a brincar. Neste momento eu se fosse novato a entrar neste mundo pela primeira vez, ficaria bem longe.... Temos mar muito picado à frente...
-
- Registado: 14 jan 2023 11:39
- Has thanked: 22 times
- Been thanked: 83 times
Achas mesmo que não vale pena arriscar, mesmo que seja com poucos € para ir estudando isto?
Dizes isso porque se tivesse começado há um mês atrás já estava a perder €, é isso?3rdWorldBuffett Escreveu: ↑10 mar 2025 23:00 É melhor altura do que se tivesses começado há 1 mês atrás![]()
Podes começar por ler aqui.
- Virtua
- Registado: 03 out 2022 16:36
- Has thanked: 824 times
- Been thanked: 1002 times
Se eu fosse novato e começar a investir o melhor que nos podia acontecer era um Bear Market
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Queres dizer que se avizinha um Bear Market?Virtua Escreveu: ↑10 mar 2025 23:16 Se eu fosse novato e começar a investir o melhor que nos podia acontecer era um Bear Market
De uma forma geral, quanto tempo tem durado os Bear Markets?
- Virtua
- Registado: 03 out 2022 16:36
- Has thanked: 824 times
- Been thanked: 1002 times
Eu sei lá. Se soubesse era rico

Há de tudo. 3 anos a 3 meses
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 656 times
- Been thanked: 788 times
Se queres uma média...10 meses, mas como disse o Virtua há de tudo, até de apenas 1 mês ( 33 dias para ser mais específico) como foi o COVID em 2020.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Eu diria que esta é a melhor altura para começar.
1 - Com o mercado a desvalorizar vais comprando mais "barato".
2 - Com o mercado a desvalorizar testas logo de inicio a tua tolerancia ao risco. Nada como começar no vermelhor para testar a tua tolerância à desvalorização dos teus ativos.
Não coloques já a carne toda no assador. Vai colocando algum dinheiro "devagarinho" para testares a tua tolerância e à medida que fores ficando confortável vai aumentando o dinheiro investido.
1 - Com o mercado a desvalorizar vais comprando mais "barato".
2 - Com o mercado a desvalorizar testas logo de inicio a tua tolerancia ao risco. Nada como começar no vermelhor para testar a tua tolerância à desvalorização dos teus ativos.
Não coloques já a carne toda no assador. Vai colocando algum dinheiro "devagarinho" para testares a tua tolerância e à medida que fores ficando confortável vai aumentando o dinheiro investido.
- D@emoon
Tendo em não concordar na totalidade, a tolerância ao risco testa-se mais quando se compra em topo e depois há quedas de 25%

Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 681 times
Comecei na semana passada (com uma % mínima do meu património) e estou a perder 3,60%. Mas o que me incomoda é não ter capital disponível para comprar mais, mais barato. Estou obcecado com a redução do preço médio 
Que haja "urso" em maio. Já sei quantas unidades de SXR8 vou comprar se estiver a 544, 534, 524, 514 ou 504
.

Que haja "urso" em maio. Já sei quantas unidades de SXR8 vou comprar se estiver a 544, 534, 524, 514 ou 504

.
- Anexos
-
- Winniethepooh.png (44.12 KiB) Visto 222 vezes
- D@emoon
Se o Powell disser dia 19 que não há indícios de recessão, que vai entrar mais dinheiro e que vai baixar os juros em Maio, o S&P 500 vai para os 6.500JRJordao Escreveu: ↑11 mar 2025 11:39 Comecei na semana passada (com uma % mínima do meu património) e estou a perder 3,60%. Mas o que mais me incomoda é não ter capital disponível para comprar mais, mais barato. Estou obcecado com a redução do preço médio
.

- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 404 times
- Been thanked: 681 times
Como vou do valor do SP500 para o correspondente preço do SXR8 (em USD)? É apenas uma divisão por 10?
E se tivesses capital disponível, não achas que ainda assim, poderia ser um acto precipitado e irracional? Salvo erro as perdas no sp500 andam pelos 11-12% em relação aos máximos recentes, ainda longe do que definem como bear market!JRJordao Escreveu: ↑11 mar 2025 11:39 Comecei na semana passada (com uma % mínima do meu património) e estou a perder 3,60%. Mas o que me incomoda é não ter capital disponível para comprar mais, mais barato. Estou obcecado com a redução do preço médio
.