Será esta uma boa altura para começar a investir em ETF`s?

Local de discussão sobre fundos e ETFs
faraine82
Registado: 04 out 2024 10:43
Has thanked: 15 times
Been thanked: 31 times

Re: Será esta uma boa altura para começar a investir em ETF`s?

Mensagem por faraine82 »

D@emoon Escreveu: 11 mar 2025 11:10
faraine82 Escreveu: 11 mar 2025 10:29 2 - Com o mercado a desvalorizar testas logo de inicio a tua tolerancia ao risco. Nada como começar no vermelhor para testar a tua tolerância à desvalorização dos teus ativos.
Tendo em não concordar na totalidade, a tolerância ao risco testa-se mais quando se compra em topo e depois há quedas de 25% ;)
Sim, de acordo, ou até com quedas maiores.
No entanto, para quem está a começar agora e levar logo com uma queda de 10/15% fica logo com uma ideia da sua tolerância ao risco.

A não ser que o Trump volte atrás nas tarifas, definitivamente e não tipo ioio como tem feito, a minha intuição diz que isto ainda vai cair mais.
Mas é apenas intuição e nada mais, e por isso mantenho a estratégia que defini no inicio mas apertando o cinto noutras áreas para ter um pouco mais de capital para investir.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 404 times
Been thanked: 681 times

Mensagem por JRJordao »

atbreu Escreveu: 11 mar 2025 11:51 E se tivesses capital disponível, não achas que ainda assim, poderia ser um acto precipitado e irracional? Salvo erro as perdas no sp500 andam pelos 11-12% em relação aos máximos recentes, ainda longe do que definem como bear market!
Perante este cenário, ou se decide que desvalorizações desta magnitude não são para nós e esquecemos este tipo de investimento, ou vemos uma oportunidade para comprar mais barato o que acreditamos irá valorizar muito. Não se pode é investir em ações para ganhar mais de 10% médios anuais sem capacidade de aceitar semelhantes % de desvalorização.

Se eu agora no início estivesse mais preocupado com a desvalorização do investimento do que interessado em comprar mais unidades "em saldo", não tinha o "mindset" apropriado.

No meu caso, como expliquei, assegurei uma fatia maioritária em produtos de baixo risco, que me permite investir o restante sem preocupações. Tenho dois portfólios, o de poupança (para conservar) e o de investimento (para valorizar). Mesmo que perdesse na totalidade o de investimento, não ficava em maus lençóis.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 656 times
Been thanked: 788 times

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 11 mar 2025 12:21
No meu caso, como expliquei, assegurei uma fatia maioritária em produtos de baixo risco, que me permite investir o restante sem preocupações. Tenho dois portfólios, o de poupança (para conservar) e o de investimento (para valorizar). Mesmo que perdesse na totalidade o de investimento, não ficava em maus lençóis.
Esse é o espirito, o problema é existirem pessoas que poupam para investir sem terem um fundo de reserva, a tranquilidade é logo outra.

Para mim a lógica do Trump é fácil de perceber, têm trilhões de divida a vencerem-se este ano, as taxas têm de vir para baixo senão é quase incomportável, se o FED não quer baixar então vamos ter de criar aqui uma recessão e pânico para que o FED baixe as taxas para se pagar menos, depois vem a injeção de liquidez e lá vão os mercados para novos máximos, isto era o que eu esperava ( e no fundo ainda espero um pouco ) que acontecesse em 2026...mas...secalhar foi antes :lol: mas admito que se for isso e se vamos para quedas de 25% ou 30% vai-me impactar a vida :lol: que eu agora não tenho liquidez, está tudo investido :evil:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
JATG
Registado: 10 mar 2025 18:11
Has thanked: 13 times

Mensagem por JATG »

JRJordao Escreveu: 11 mar 2025 12:21 Tenho dois portfólios, o de poupança (para conservar) e o de investimento (para valorizar). Mesmo que perdesse na totalidade o de investimento, não ficava em maus lençóis.
Desculpa a dúvida de principiante, mas onde investiste o portfólio de poupança (conservação)? Certificados de Aforro? Depósitos a prazo?
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 404 times
Been thanked: 681 times

Mensagem por JRJordao »

JATG Escreveu: 11 mar 2025 14:00
JRJordao Escreveu: 11 mar 2025 12:21 Tenho dois portfólios, o de poupança (para conservar) e o de investimento (para valorizar). Mesmo que perdesse na totalidade o de investimento, não ficava em maus lençóis.
Desculpa a dúvida de principiante, mas onde investiste o portfólio de poupança (conservação)? Certificados de Aforro? Depósitos a prazo?
Esses dois e seguros financeiros (capitalização, PPR).
A maior parte está em CA série E, onde deve permanecer os 10 anos.
O resto, à medida que os produtos vencem (DP) ou surgem melhores alternativas (seguros) vou reaplicando. Procurando o mais rentável, sem sair do baixo risco.
ETF de obrigações de curto prazo ou mercado monetário serão possibilidades futuras, se estiverem apetecíveis.

O portfólio de investimento para já é fundo imobiliário (Best Property Core) e ETF SP500 (SXR8). Não planeio grande diversificação, quero algo bastante passivo, comprar e manter por bastantes anos.
Responder