+5.87% foi quanto subiu sexta feira, tomaaaaaaa

+5.87% foi quanto subiu sexta feira, tomaaaaaaa
Secalhar porque na quinta feira passada já tinha passado, e hoje é apenas mais um dia normal
E quem tem andado a comprar? E o que isso diz das divisas?
Diversificação, porque é o único almoço grátis nos mercadosJRJordao Escreveu: ↑17 mar 2025 19:31 Apologistas de índices mundiais (MCSI World e FTSE All-world), acreditam que poderão nas próximas décadas vir a ser mais rentáveis que o SP&500? Ou preferem-nos mais por uma questão de diversificação/risco?
Olhando para o gráfico, o comportamento parece semelhante, mas "diluído" tanto nas subidas como nas descidas.
.
Não estás a contar ganhar mais, mas sim reduzir a volatilidade, é isso?
Não necessariamente... é mais porque ninguém sabe o futuro.
Talvez esteja contra corrente aqui. Pelo que tem acontecido nas últimas 3/4 décadas diria All in EUA, ou, para diversificar, mercados desenvolvidos. Mas como não sei o suficiente, nem quero fazer apostas, meto no VWCE. O meu horizonte temporal é para sempre. Daqui a umas décadas pode estar tudo do avesso e a China ser a superpotência. Nessa altura o índice ajusta-se automaticamente. Se os EUA continuarem a imperar, pois, continuo a beneficiar também. Se for a Europa, pois, também beneficio. Se com o degelo passar a haver empresas no Ártico ou Antártida… o VWCE também deve investir nisso.JRJordao Escreveu: ↑17 mar 2025 19:31 Apologistas de índices mundiais (MCSI World e FTSE All-world), acreditam que poderão nas próximas décadas vir a ser mais rentáveis que o SP&500? Ou preferem-nos mais por uma questão de diversificação/risco?
Olhando para o gráfico, o comportamento parece semelhante, mas "diluído" tanto nas subidas como nas descidas.
.
Neste momento, em que os mercados US estão em queda, o MSCI World tem uma ajudinha dos mercados europeus que estão com um desempenho melhorzito. Quando os mercados US estavam em máximos históricos, o índice era arrastado para baixo pelos mercados europeus. Aqui é mesmo uma questão de reduzir o risco. Obviamente que se o mercado US for ao charco, como o MSCI World tem 70% US leva por tabela, mas se os EUA forem perdendo relevância, o índice ajusta-se, coisa que não pode acontecer num S&P 500 (ou pelo menos seria impensável). Abdicas de alguma rentabilidade potencial, para ter menos risco. No meu caso é isso mesmo. E há quem abdique ainda mais com All World, que ainda reduz um pouco mais o risco, e pode correr melhor no longo prazo se os mercados emergentes tiverem um desempenho melhor. Eu pessoalmente tenho pouca confiança em muitos mercados emergentes, devido à corrupção, falta de transparência e regulação duvidosa.JRJordao Escreveu: ↑17 mar 2025 19:31 Apologistas de índices mundiais (MCSI World e FTSE All-world), acreditam que poderão nas próximas décadas vir a ser mais rentáveis que o SP&500? Ou preferem-nos mais por uma questão de diversificação/risco?
.