ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 451 times
Been thanked: 794 times

Re: ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Mensagem por JRJordao »

Joseba Escreveu: 18 mar 2025 09:07 E quem tiver PPR's ou Fundos De Pensão pela empresa pode "arriscar" mais visto que os 2 primeiros já costumam ser bastante conservativos (seja em alocação de obrigações seja em alocação geográfica)
Sim, os restantes produtos em carteira são um fator muito importante.

Foi por já ter tanto em baixo risco que, quando me iniciei em ETF de ações, optei pelo índice (dos mais utilizados) mais agressivo. E mesmo nesta nova sub-carteira vou fazer 70/30 em fundo imobiliário / ETF de ações.
faraine82
Registado: 04 out 2024 10:43
Has thanked: 26 times
Been thanked: 38 times

Mensagem por faraine82 »

Eu invisto no mercado todo porque ninguém sabe o futuro. Os mercados emergentes de hoje poderão não o ser daqui a umas décadas.

Quanto aos USA, se elegerem dois ou três "Trumps" seguidos que mantenham a sua politica isolacionista e criando atritos com o resto do mundo o seu peso nos mercados mundiais pode ser afetado.

Mas tudo isto é futurologia e ninguém sabe o que pode acontecer no futuro, e é por isso que continuo a investir em VWCE :D
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 78 times
Been thanked: 70 times

Mensagem por Carlos R »

faraine82 Escreveu: 18 mar 2025 11:16 Eu invisto no mercado todo porque ninguém sabe o futuro. Os mercados emergentes de hoje poderão não o ser daqui a umas décadas.

Quanto aos USA, se elegerem dois ou três "Trumps" seguidos que mantenham a sua politica isolacionista e criando atritos com o resto do mundo o seu peso nos mercados mundiais pode ser afetado.

Mas tudo isto é futurologia e ninguém sabe o que pode acontecer no futuro, e é por isso que continuo a investir em VWCE :D

Compreendo completamente os argumentos sobre quem investe no S&P 500 ou até no MSCI World e concordo em absoluto com os argumentos contra mercados emergentes. Eu próprio já fui (e no fundo continuo a ser) fã da mentalidade americana e estive investido no SP500.

Mas não sei o futuro e não consigo prever como estará o mundo daqui a 20 ou 30 anos. E digamos, o VWCE ,ou outro idêntico all world, refletem isso mesmo. Neste momento o VWCE tem EUA 62% e, por contraste, China 2,3%, Índia 1,9%, Brasil 0,45%, sendo que outros emergentes ainda têm menos peso. Reflete o que se passa na economia mundial. E considero isso um almoço grátis, permitir-me investir num índice tão diverso que se ajusta às flutuações. E permite-me desligar um pouco o ruído diário.

No entanto, o que penso hoje é diferente do que pensava há 5, 10 ou 15 anos. Mudar de ideias é também uma possibilidade...

Por favor não entendam como uma evangelização ou glorificação do VWCE em relação ao MSCI World ou SP500.
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 160 times
Been thanked: 122 times

Mensagem por Louie »

Bem, além de IWDA também tenho adquirido VWCE mais recentemente pelos motivos que já referiram.

Para quem como eu começou a investir há uns anos pela Degiro, se bem me lembro, dos dois, o IWDA era o único que era gratuito na altura.
Só mais recentemente o VWCE foi adicionado aos gratuitos ou populares (acho que é assim que lhe chamam agora) com o mesmo custo de 1€.
Fora da Degiro, com o aparecimento da negociação gratuita na XTB, T212, etc, ficou ainda mais fácil adquirir os ETFs nas mesmas condições.
Daí ter surgido o "VWCE and chill" por ser ainda mais diversificado do que o IWDA.

Os motivos para ter um ou outro são válidos e atendendo às poucas diferenças de rentabilidade, acho que acaba por ser mais uma questão de preferência pessoal:

Imagem

Nota: coloquei o VGWL (distributivo) por ter um histórico maior. A rentabilidade tem sido semelhante ao VWCE.
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 281 times
Been thanked: 30 times

Mensagem por atbreu »

Louie Escreveu: 18 mar 2025 12:22 Bem, além de IWDA também tenho adquirido VWCE mais recentemente pelos motivos que já referiram.

Para quem como eu começou a investir há uns anos pela Degiro, se bem me lembro, dos dois, o IWDA era o único que era gratuito na altura.
Só mais recentemente o VWCE foi adicionado aos gratuitos ou populares (acho que é assim que lhe chamam agora) com o mesmo custo de 1€.
Fora da Degiro, com o aparecimento da negociação gratuita na XTB, T212, etc, ficou ainda mais fácil adquirir os ETFs nas mesmas condições.
Daí ter surgido o "VWCE and chill" por ser ainda mais diversificado do que o IWDA.

Os motivos para ter um ou outro são válidos e atendendo às poucas diferenças de rentabilidade, acho que acaba por ser mais uma questão de preferência pessoal:

Imagem

Nota: coloquei o VGWL (distributivo) por ter um histórico maior. A rentabilidade tem sido semelhante ao VWCE.
Julgo que a grande diferença entre o VWCE e o IWDA é que este último não contempla mercados emergentes além de ter uma TER ligeiramente inferior (0.2%).
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 451 times
Been thanked: 794 times

Mensagem por JRJordao »

Carlos R Escreveu: 18 mar 2025 12:09 Por favor não entendam como uma evangelização ou glorificação do VWCE em relação ao MSCI World ou SP500.
De todo. Acho que apresentas pontos muito válidos e objetivos. Eu próprio, se pretendesse aplicar uma fatia maior do meu património por um prazo mais alargado, provavelmente teria escolhido entre IWDA (MSCI World) e VWCE.
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 160 times
Been thanked: 122 times

Mensagem por Louie »

atbreu Escreveu: 18 mar 2025 12:43
Louie Escreveu: 18 mar 2025 12:22 Bem, além de IWDA também tenho adquirido VWCE mais recentemente pelos motivos que já referiram.

Imagem

Julgo que a grande diferença entre o VWCE e o IWDA é que este último não contempla mercados emergentes além de ter uma TER ligeiramente inferior (0.2%).
Sim, o que leva a questionar a importância/relevância de ter mercados emergentes no portfolio.

Ainda me lembro que há uns anos se discutia a opção de adicionar (ou não) o EM IMI ao IWDA, normalmente em torno dos 10%.
Havia quem queria diversificação máxima e havia quem dizia que os ganhos nesses 10% significavam pouco ou nada no portfolio geral.

A vantagem do VWCE é que vai ajustando as posições de acordo com a capitalização bolsista sem o investidor ter a necessidade de comprar/vender posições.
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 281 times
Been thanked: 30 times

Mensagem por atbreu »

Louie Escreveu: 18 mar 2025 13:50

Imagem

Sim, o que leva a questionar a importância/relevância de ter mercados emergentes no portfolio.

Ainda me lembro que há uns anos se discutia a opção de adicionar (ou não) o EM IMI ao IWDA, normalmente em torno dos 10%.
Havia quem queria diversificação máxima e havia quem dizia que os ganhos nesses 10% significavam pouco ou nada no portfolio geral.

A vantagem do VWCE é que vai ajustando as posições de acordo com a capitalização bolsista sem o investidor ter a necessidade de comprar/vender posições.
A questão que muitos colocam, eu incluído, é ao apostar num etf sp&500, se não será demasiada exposição ao mercado americano, contemplar no portefólio um VWCE ou IWDA, que têm aproximadamente 61 e 71% de América, respetivamente.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 305 times
Been thanked: 340 times

Mensagem por Lvsitano »

Em vez do VWCE também há o FWIA, com TER inferior, embora também tenha uma histórico menor.

Para quem quer poder controlar os pesos dos mercados americanos e resto do mundo desenvolvido, pode fazer: SPYL (ou SXR8) + EXUS

E para todo o mundo, incluindo emergentes, SPYL (ou SXR8) + EXUS + IS3N

Deste modo nestas épocas de saldos nos mercados US, reforça só o mercado americano se houver algum capital extra.

Obviamente que isto depois obriga a andar a comprar 2 ou 3 ETFs diferentes, e se existirem custos, pode não ser eficiente.
Última edição por Lvsitano em 18 mar 2025 14:45, editado 1 vez no total.
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 78 times
Been thanked: 70 times

Mensagem por Carlos R »

Louie Escreveu: 18 mar 2025 13:50

Imagem

Sim, o famoso 88 IWDA /12 EIMI antes de aparecer o VWCE. Já estive nesse barco :lol:
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
JMBMG
Registado: 06 mar 2025 10:20
Has thanked: 1 time
Been thanked: 3 times

Mensagem por JMBMG »

Por alguma razão não encontro o VWCE na oferta do Banco Best. Estarei a procurar corretamente?

e o ETF é em Eur ou em USD?

Grato!
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 711 times
Been thanked: 893 times

Mensagem por D@emoon »

JMBMG Escreveu: 20 mar 2025 11:58 Por alguma razão não encontro o VWCE na oferta do Banco Best. Estarei a procurar corretamente?

e o ETF é em Eur ou em USD?

Grato!
Só há o VWRL

Aqui podes ver os ETF que comercializam da Vanguard: https://lt.morningstar.com/x02o0jpvdx/u ... BN00000AAL
Última edição por D@emoon em 20 mar 2025 12:04, editado 1 vez no total.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
JMBMG

Mensagem por JMBMG »

hm, pois, mas o VWRL é dist, não é mesmo o que pretendia. Bom, parece que terei que o subscrever noutro lado qualquer.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 908 times
Been thanked: 1156 times

Mensagem por Virtua »

Parece que o Best só tem o VWRA (para ACC), que é o VWCE cotado em Londres (em USD):

https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe? ... =1-6GO39QI
Anexos
Screenshot 2025-03-20 at 12.06.24.png
Screenshot 2025-03-20 at 12.06.24.png (59.65 KiB) Visto 966 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
JMBMG

Mensagem por JMBMG »

encontrei-no no Invest. só achei estranho porque o Best costuma ter praticamente todos os ETFs na oferta comercial.
Responder