ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 872 times
Been thanked: 1095 times

Re: ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Mensagem por Virtua »

Carlos R Escreveu: 26 mar 2025 18:15 E hoje foi dia de colocar o meu investimento mensal. Já estou habituado a ver o mercado cair logo de seguida. Quem nunca?
:mrgreen:
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 442 times
Been thanked: 764 times

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 26 mar 2025 14:26 Just buy as much as you can, whenever you can.
Tu, que se bem percebi não fazes DCA mensal mas sim 2 ou 3 compras por ano, compras realmente "às cegas" logo que tens o capital disponível?
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 872 times
Been thanked: 1095 times

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 26 mar 2025 21:06
Virtua Escreveu: 26 mar 2025 14:26 Just buy as much as you can, whenever you can.
Tu, que se bem percebi não fazes DCA mensal mas sim 2 ou 3 compras por ano, compras realmente "às cegas" logo que tens o capital disponível?
Nos últimos 5 anos +/- sim. Não foi que adquiri 3, 4, nem 10 anos depois de acompanhar os mercados. Neste período já deixei tanto dinheiro na mesa por tentar ser "esperto" que já desisti. Desisti mesmo. e posso dizer que a uma pessoa que se acha inteligente dói mesmo, mas já desisti. Compro quando tiver o $.

Única coisa que posso alterar é mesmo ter adorado esta filosofia de colecionar UP's do IWDA, junto com o facto de ter vendido uma parte significativa da minha carteira para cenas sem risco para eventualmente dar entrada numa casa. Estou a pensar mesmo numa de comprar sempre que possa, numa de coleccionar UPs, porque com o meu rendimento a aumentar, mesmo mantendo a sua grande variabilidade, acho que até se torna um exercício engraçado (tipo gamificação do investimento). Ainda vou ver. Mas de qualquer das formas tb é comprar sempre que tenho o dinheiro disponível.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 692 times
Been thanked: 861 times

Mensagem por D@emoon »

Carlos R Escreveu: 26 mar 2025 18:15
E hoje foi dia de colocar o meu investimento mensal. Já estou habituado a ver o mercado cair logo de seguida. Quem nunca?
Não é relevante, mas se tivesses analisado o gráfico, terias notado um GAP nos 5.665 de quase 1%, GAPs dessa magnitude têm uma elevada probabilidade de serem fechados, olhando para outros GAPs nos últimos meses, alguns levaram até dois meses para serem preenchidos, mas acabaram por ser.

Para quem procura entrar ao "melhor" preço, é essencial considerar o que os gráficos "dizem", neste momento o S&P 500 precisa de recuar -0,78% para fechar o GAP.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 226 times
Been thanked: 25 times

Mensagem por atbreu »

D@emoon Escreveu: 27 mar 2025 11:37
E hoje foi dia de colocar o meu investimento mensal. Já estou habituado a ver o mercado cair logo de seguida. Quem nunca?
Não é relevante, mas se tivesses analisado o gráfico, terias notado um GAP nos 5.665 de quase 1%, GAPs dessa magnitude têm uma elevada probabilidade de serem fechados, olhando para outros GAPs nos últimos meses, alguns levaram até dois meses para serem preenchidos, mas acabaram por ser.

Para quem procura entrar ao "melhor" preço, é essencial considerar o que os gráficos "dizem", neste momento o S&P 500 precisa de recuar -0,78% para fechar o GAP.
Não leves a mal, mas a linguagem é muito técnica. No gráfico como se calculam ou analisam esses GAPS?

Obrigado
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

atbreu Escreveu: 27 mar 2025 13:04
Não leves a mal, mas a linguagem é muito técnica. No gráfico como se calculam ou analisam esses GAPS?

Obrigado
Não levo nada a mal :D , tem sido mais no tópico de fundos de investimento que se tem falado nisso ao longo do tempo.

Um GAP é uma diferença entre dois períodos de negociação, normalmente, um ativo que fechou o dia a 1.000 tende a abrir no dia seguinte nesse valor ou próximo dele, no entanto, se abrir a 950 ou 1.050, forma-se um GAP, um espaço vazio.

Quando o preço abre abaixo do fechamento anterior (950), ele tende a subir para fechar esse GAP, se abrir acima (1.050), mais cedo ou mais tarde, pode cair para preencher esse espaço, no entanto, isso não é uma regra absoluta, especialmente para GAPs pequenos mas GAPs próximos de 1% geralmente são fechados, mesmo que leve meses ou até anos.

No gráfico abaixo, destaquei os GAPs mais recentes. Atualmente, estamos a -0,23% de fechar o GAP.
Anexos
GAP.png
GAP.png (66.67 KiB) Visto 585 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 226 times
Been thanked: 25 times

Mensagem por atbreu »

D@emoon Escreveu: 27 mar 2025 13:48
atbreu Escreveu: 27 mar 2025 13:04

Obrigado
Não levo nada a mal :D , tem sido mais no tópico de fundos de investimento que se tem falado nisso ao longo do tempo.

Um GAP é uma diferença entre dois períodos de negociação, normalmente, um ativo que fechou o dia a 1.000 tende a abrir no dia seguinte nesse valor ou próximo dele, no entanto, se abrir a 950 ou 1.050, forma-se um GAP, um espaço vazio.

Quando o preço abre abaixo do fechamento anterior (950), ele tende a subir para fechar esse GAP, se abrir acima (1.050), mais cedo ou mais tarde, pode cair para preencher esse espaço, no entanto, isso não é uma regra absoluta, especialmente para GAPs pequenos mas GAPs próximos de 1% geralmente são fechados, mesmo que leve meses ou até anos.

No gráfico abaixo, destaquei os GAPs mais recentes. Atualmente, estamos a -0,23% de fechar o GAP.
Muito bom! Obrigado pela explicação detalhada. 🙏💪
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Já agora para sermos mais rigorosos, olhando para o pavio da vela, diria que o GAP é nos 5.670, e hoje o S&P 500 bateu os 5.674, o mercado não tem de ser 100% rigoroso, e podemos até dar como fechado o GAP, mas...eu por vezes fico sempre com a pulga atrás da orelha, a verdade é que ao bater nos 5.674 o S&P 500 voltou a a subir e está agora nos 5.700.

JRJordao

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 27 mar 2025 13:48 Um GAP é uma diferença entre dois períodos de negociação, normalmente, um ativo que fechou o dia a 1.000 tende a abrir no dia seguinte nesse valor ou próximo dele, no entanto, se abrir a 950 ou 1.050, forma-se um GAP, um espaço vazio.

Muito interessante
.
Anexos
MindTheGapVictoria.jpg
MindTheGapVictoria.jpg (284.6 KiB) Visto 575 vezes
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 75 times
Been thanked: 69 times

Mensagem por Carlos R »

D@emoon Escreveu: 27 mar 2025 11:37

O meu gap foi esperar de segunda a quarta para poder investir mais uns pozinhos. Market timing há uns tempos que não tento sequer
Última edição por Carlos R em 27 mar 2025 18:34, editado 1 vez no total.
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Carlos R Escreveu: 27 mar 2025 14:03
O meu gap foi esperar de segunda a quarta para poder investir mais uns pozinhos. Market timing há uns anos que não tento sequer
Nem vale a pena tentar fazer market timing, a minha reflexão foi baseada no que disseste sobre investires e o mercado ter caído, a verdade é que isso aconteceria de qualquer forma, fosse ontem, hoje ou daqui a algumas semanas, mais cedo ou mais tarde, ele teria de voltar aos 5.670. 😉

Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 153 times
Been thanked: 112 times

Mensagem por Louie »

E o custo de oportunidade de ficar em cash na sideline durante dias, meses ou anos à espera que o gap feche?

Time in the market > timing the market ;)
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Louie Escreveu: 27 mar 2025 14:14 E o custo de oportunidade de ficar em cash na sideline durante dias, meses ou anos à espera que o gap feche?

Time in the market VS DCA regular
Quem ganha numa luta? :D

Penso que são bons e testados princípios, muito válidos na generalidade, mas que também não são para seguir de "olhos fechados" e da mesma forma em todos os casos (quem todos os meses investe X€ VS quem no momento tem um montante considerável disponível, estar-se em fase de queda ou não, etc).
Última edição por JRJordao em 27 mar 2025 14:25, editado 1 vez no total.
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 75 times
Been thanked: 69 times

Mensagem por Carlos R »

JRJordao Escreveu: 27 mar 2025 14:21
Louie Escreveu: 27 mar 2025 14:14 E o custo de oportunidade de ficar em cash na sideline durante dias, meses ou anos à espera que o gap feche?

Time in the market VS DCA regular

Quem ganha numa luta? :D
Perderia provavelmente. Investi regularmente até dezembro de 2022. Fiz vendas de vários ETF e fiquei só com VWCE. Em 2023 fiquei uns 9 meses sem investir à espera de mais queda. Não volto a fazer isso. Olho ao espelho todos os meses e falo com uma imagem de mim velhinho e digo toma lá. Custa menos.
“Knowledge isn't free. You have to pay attention.” (Richard Feynman)
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Carlos R Escreveu: 27 mar 2025 14:25 Perderia provavelmente. Investi regularmente até dezembro de 2022. Fiz vendas de vários ETF e fiquei só com VWCE. Em 2023 fiquei uns 9 meses sem investir à espera de mais queda. Não volto a fazer isso. Olho ao espelho todos os meses e falo com uma imagem de mim velhinho e digo toma lá. Custa menos.
No teu caso, que (se bem percebi) é DCA mensal "para sempre", acho que é mesmo de desconsiderar as flutuações.

No meu, que só vou investir um valor relativamente pequeno, e que após 10 anos (com mais 10 de margem) logo que esteja bem valorizado quero vender, ainda estou muito preso a "comprar barato". Tique de principiante, talvez :)
Responder