Investimento ETF

Local de discussão sobre fundos e ETFs
micas84
Registado: 11 dez 2024 10:01
Has thanked: 11 times

Re: Investimento ETF

Mensagem por micas84 »

Correcto 3 Meses, não 6 meses.
micas84

Mensagem por micas84 »

Na simulação do BIG DP super depósito a 3 meses daria 117 euros liquidos
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 848 times
Been thanked: 1045 times

Mensagem por Virtua »

É melhor o depósito, não podes é levantar sem perdas de juros para fazer o DCA. Mas se a ideia é ficar os 3 meses o depósito é superior
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
micas84

Mensagem por micas84 »

ou seja num MMF ou ETF de tesouraria teria essa vantagem que não no DP. Sim vou ponderar, pois em três meses pode-me dar vontade de fazer DCA :-)
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 290 times
Been thanked: 291 times

Mensagem por Lvsitano »

micas84 Escreveu: 24 mar 2025 19:59 ou seja num MMF ou ETF de tesouraria teria essa vantagem que não no DP. Sim vou ponderar, pois em três meses pode-me dar vontade de fazer DCA :-)
Ou então uma conta remunerada, tem juros calculados ao dia, podes resgatar a qualquer momento. Não tens é garantia da rentabilidade durante 3 meses, aliás, provavelmente já em Abril o BCE desce as taxas.
micas84

Mensagem por micas84 »

Obrigado pessoal, optei pelo PICTET, tudo perfeito. Agora é aguardar para entrar com capital nos ETF´s de acções. Parece que o STOXXX600 já se esta a preparar para as tarifas de abril :-)

Entretanto solicitava a vossa opinião e sugestões, não a titulo particular mas para a minha empresa. Já penso à alguns meses em fazer investimentos com a minha empresa. Tenho duas situações. Por um lado tenho durante o ano um largo fundo de maneio ou tesouraria que fica "parada", MMF seria uma boa hipotese? Por outro tenho sempre uma reserva que deixo para possiveis investimentos, e que muitas vezes não é utilizada, ou só é usada parcialmente, acumulando. Bancos para investir para empresa? Presumo que sejam os mesmos, Invest e Best (infelizmente penso que eles normalmente para empresa cobram comissões de manutenção de conta à ordem,...)? Seja ETF´s ou fundos. Não estou para abrir conta na IBKR para empresa, parece-me que seria mais burocrático do que fazer num banco cá, e talvez desse mais "dor de cabeça" a contabilista.

Alguém tem experiencia de investimentos atraves de empresa?
jimbras
Registado: 29 out 2024 17:58
Has thanked: 1 time
Been thanked: 10 times

Mensagem por jimbras »

micas84 Escreveu: 26 mar 2025 17:21 Obrigado pessoal, optei pelo PICTET, tudo perfeito. Agora é aguardar para entrar com capital nos ETF´s de acções. Parece que o STOXXX600 já se esta a preparar para as tarifas de abril :-)

Entretanto solicitava a vossa opinião e sugestões, não a titulo particular mas para a minha empresa. Já penso à alguns meses em fazer investimentos com a minha empresa. Tenho duas situações. Por um lado tenho durante o ano um largo fundo de maneio ou tesouraria que fica "parada", MMF seria uma boa hipotese? Por outro tenho sempre uma reserva que deixo para possiveis investimentos, e que muitas vezes não é utilizada, ou só é usada parcialmente, acumulando. Bancos para investir para empresa? Presumo que sejam os mesmos, Invest e Best (infelizmente penso que eles normalmente para empresa cobram comissões de manutenção de conta à ordem,...)? Seja ETF´s ou fundos. Não estou para abrir conta na IBKR para empresa, parece-me que seria mais burocrático do que fazer num banco cá, e talvez desse mais "dor de cabeça" a contabilista.

Alguém tem experiencia de investimentos atraves de empresa?
Eu faço investimentos através da minha empresa com o Invest, para alem de usar tb a título particular.
Não tenho comissão de manutenção de conta ou de custódia de títulos. Uso as plataformas Invest Trader e BTrader plus para compra de ETF’s (4 a 6x por ano). Para gestão de liquidez uso o MMF da Pictet que o @Virtua recomendou.
Os custos que tenho são de transação em Bolsa para ETFs (varia consoante a praça, montante investido e plataforma usada) e de transferências interbancárias.
O processo de abertura de conta implica mais burocracia e a emissão de um código LEI para poderes investir, no entanto eles ajudam no processo e é tranquilo. Funciona bem.
Espero ter ajudado!
micas84

Mensagem por micas84 »

Muito obrigado @jimbras, perfeito. Consegues-me ajudar a preceber se há assim tanta diferença em custos/comissões para investir em ETF´s entre o Invest ou a Interactive Brokers? Não sei se já tiveste experiência de investir em ETF´s pela interactive brokers?
Sim eu já vi que no invest eles tem 3 plataformas de investimento correcto? Há alguma diferença entre elas em termos sei lá de custos, ou algumas vantagens? ou é mais uma questão de ferramentas de análise?

Eu iria usar essencialmente a XETRA ou talvez a Euronext (Holanda, Paris). Digo isto mas claro depende das despesas dos ETF´s em causa. Obrigado por mencionares a questão do código LEI, uma das duvidas que tinha era essa quando os investimentos são feitos pela empresa. Eu por acaso mencionei à minha contabilidade a questão de fazer investimentos pela empresa mas ela não me pareceu muito familiarizada, julgo que só tinha um cliente nessa situação, e até recomendava fazer apenas a titulo particular e não pela empresa. Não sei se dá mais burocracia para o contabilista declarar/movimentar contas de rendimentos financeiros ou não, não percebi muito bem.
jimbras

Mensagem por jimbras »

micas84 Escreveu: 27 mar 2025 13:21 Muito obrigado @jimbras, perfeito. Consegues-me ajudar a preceber se há assim tanta diferença em custos/comissões para investir em ETF´s entre o Invest ou a Interactive Brokers? Não sei se já tiveste experiência de investir em ETF´s pela interactive brokers?
Sim eu já vi que no invest eles tem 3 plataformas de investimento correcto? Há alguma diferença entre elas em termos sei lá de custos, ou algumas vantagens? ou é mais uma questão de ferramentas de análise?

Eu iria usar essencialmente a XETRA ou talvez a Euronext (Holanda, Paris). Digo isto mas claro depende das despesas dos ETF´s em causa. Obrigado por mencionares a questão do código LEI, uma das duvidas que tinha era essa quando os investimentos são feitos pela empresa. Eu por acaso mencionei à minha contabilidade a questão de fazer investimentos pela empresa mas ela não me pareceu muito familiarizada, julgo que só tinha um cliente nessa situação, e até recomendava fazer apenas a titulo particular e não pela empresa. Não sei se dá mais burocracia para o contabilista declarar/movimentar contas de rendimentos financeiros ou não, não percebi muito bem.
Respondo-te ao final da tarde.
jimbras

Mensagem por jimbras »

jimbras Escreveu: 28 mar 2025 07:45
micas84 Escreveu: 27 mar 2025 13:21 Muito obrigado @jimbras, perfeito. Consegues-me ajudar a preceber se há assim tanta diferença em custos/comissões para investir em ETF´s entre o Invest ou a Interactive Brokers? Não sei se já tiveste experiência de investir em ETF´s pela interactive brokers?

Respondo-te ao final da tarde.
Invisto na IBKR a titulo particular apenas, no entanto tb existem contas para empresas. Se pretendes investir mensalmente em ETF's é mais barato que no Invest. Na IBKR tens 2 planos (fixed e tiered), dependendo do montante investido, pode ser mais vantajoso um deles.

Vê estes links para veres as comissões:
XETRA - https://www.interactivebrokers.com/en/a ... tkFees.php
Euronext - https://www.interactivebrokers.com/en/a ... .php?nhf=T
EMEA - https://www.interactivebrokers.com/en/p ... europe.php

Sim, no Invest há 3 plataformas. Se pretendes fazer buy & hold chega perfeitamente a Invest trader ou a BT plus (uso as 2, mas ultimamente apenas a primeira). Nas duas tens acesso à maioria dos instrumentos financeiros. A BT plus é mais completa (e complexa) em termos de análise e outras informações pq usa o mesmo interface da IBKR com as cores do Invest. A Next é a mais "potente", mas é para outro tipo de investidor/trader que eu não sou.
Em termos de comissões de bolsa a Invest trader é ligeiramente mais barata.
Na Invest trader as comissões variam de bolsa para bolsa. Na BT plus é mais straightforward.

Deixo-te o preçário.
chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.bancoinvest.pt/docs/default ... iarios.pdf

Pag 4 - Invest Trader
Pag 9 - BT plus

Escolhi o Invest em detrimento de outros brokers basicamente pq só invisto pela empresa 4-6x /ano, numa estratégia de buy and hold, mas principalmente pq consigo falar facilmente com eles, sendo que são impecáveis no atendimento. Tb não me posso esquecer que não têm comissões de manutenção de conta e de guarda de títulos. Se pretendes investir em ações que pagam dividendos, usando a BT plus, não tens comissões de distribuição dos mesmos (pag 29 do preçário).

Em relação ao contabilista, eles não estão habituados a isto. Tive de ler mta coisa para perceber como fazer. Eles não estão preparados. Pelo menos a grande maioria. Tive sorte com o meu. Mas não é nada do outro mundo. Se adoptares uma estratégia simples, apenas tens impostos a pagar qd venderes. Essas mais ou menos valias realizadas entram depois para o apuramento de contas anual da empresa e serão taxadas às taxas de IRC em vigor na altura. Atualmente temos isto (https://www.pwc.pt/pt/pwcinforfisco/orc ... o/irc.html).
Se fores muito activo só lhes vais dar mais trabalho.
Relembro que as potenciais mais valias não entram para o apuramento de contas anuais se a tua empresa cumprir certos critérios (vide link abaixo).

Acho que basicamente é isto.
Bons investimentos!
micas84

Mensagem por micas84 »

@jimbras se fosse para investir 4-6x /ano a titulo particular, o Invest seria também uma boa alternativa ao IBKR? (julgo que para particular ou empresas as comissões sejam as mesmas). Pelo que percebi conta particular no Invest tens de ter pelo menos um patrímonio valorado não inferior a 5000 Euros à ordem ou em outros activos e realizar movimentos anual para poderes usufruir de isenção de comissão de manutenção de conta correcto?
jimbras

Mensagem por jimbras »

micas84 Escreveu: 01 abr 2025 06:35 @jimbras se fosse para investir 4-6x /ano a titulo particular, o Invest seria também uma boa alternativa ao IBKR? (julgo que para particular ou empresas as comissões sejam as mesmas). Pelo que percebi conta particular no Invest tens de ter pelo menos um patrímonio valorado não inferior a 5000 Euros à ordem ou em outros activos e realizar movimentos anual para poderes usufruir de isenção de comissão de manutenção de conta correcto?
Eu como invisto todos os meses uso a IBKR pq me compensa mais a titulo particular pelos montantes envolvidos.
A frequência de investimento depende de vários factores. Qto consegues amealhar por mês para investir, qto custa o encargo de investimento, qto esperas ganhar na aplicação e quanto se recebe ao deixar o dinheiro a capitalizar no banco. O David Almas, num boletim Tlim, analisou isso. Até tinha lá um simulador.
No Invest Trader, admitindo uma compra na Euronext AMS que tem um custo mínimo de 9.5€ + IS 4%, esperando uma rentabilidade anual de 6% e juros de 2.5% pa (p.e. aparcado na TR), conseguindo tu amealhar 1000€ por mês, a tua frequência ideal deveria ser a cada 2 meses. Se fosse 500€ era a cada 3 meses.
NOTA: dados usando o simulador no David.
No entanto, e ele fala sobre isso, "Em princípio, uma pequena diferença na periodicidade do aforro não fará um grande rombo na projeção do património nos próximos anos. Voltando ao exemplo anterior, se optasse pela frequência ótima de investimento, a cada 3 meses, acumularia 80 431 euros após 10 anos. Se, em alternativa, escolhesse investir todos os meses, juntaria 79 631 euros. Se investisse a cada 6 meses, o pé-de-meia seria de 80 291 euros. O impacto do ritmo de aforro é tanto maior quanto mais longo for o prazo de investimento."

Qto à segunda questão estás correcto.
Responder