Faz Sentido Abrir Empresa Para Gerir Investimentos?

Desporto? TV? Cinema? Aqui é o local ideal para falar disso!!
Responder
paulsky
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 53 times
Been thanked: 26 times

Faz Sentido Abrir Empresa Para Gerir Investimentos?

Mensagem por paulsky »

Faz sentido abrir empresa para gerir investimentos tais como Accoes, ETF´s, Obrigacoes e etc? É vantajoso ou benéfico em termos fiscais ou outros? E num cenário em que faz sentido, qual seria o valor mínimo recomendado?
BaracusBull
Registado: 09 abr 2024 21:04
Has thanked: 7 times
Been thanked: 16 times

Re: Faz Sentido Abrir Empresa Para Gerir Investimentos?

Mensagem por BaracusBull »

Boas.
Chegaste a fazer progressos nesta questão?
Tratei recentemente da abertura de uma sociedade em HK e o regime fiscal é bem mais convidativo. E nem sequer foi na modalidade de off shore...
Muito provavelmente é vantajoso, sim.
paulsky

Mensagem por paulsky »

Depois de passar pelo processo eu diria que sim se o valor do capital for substancial...
MADxMAX
Registado: 01 dez 2024 09:43
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por MADxMAX »

Boas,
Aos 2 podem dar algumas dicas, pois este assunto parece que fica fechado numa caixa para não se saber muito para fora, e talvez por isso mesmo, muitos contabilistas nem sabem responder como evitar tanta tributação, ou nem sequer querem perder o seu tempo a procurar soluções, pois são poucos os que tentam essa possibilidade de abrir empresa.
Eu, como muitos outros estamos "fartos" de tanto entregar ao estado, pagamos para o ganhar, e depois ainda corrermos os riscos, e novamente lá vamos entregar um terço dos lucros, tributam 2 vezes o nosso dinheiro ganho. Se isto é incentivar investidores, estão a fazer o contrario.
Desde já agradeço o vosso imput.
MADxMAX
paulsky

Mensagem por paulsky »

MADxMAX Escreveu: 09 abr 2025 21:11 Boas,
Aos 2 podem dar algumas dicas, pois este assunto parece que fica fechado numa caixa para não se saber muito para fora, e talvez por isso mesmo, muitos contabilistas nem sabem responder como evitar tanta tributação, ou nem sequer querem perder o seu tempo a procurar soluções, pois são poucos os que tentam essa possibilidade de abrir empresa.
Eu, como muitos outros estamos "fartos" de tanto entregar ao estado, pagamos para o ganhar, e depois ainda corrermos os riscos, e novamente lá vamos entregar um terço dos lucros, tributam 2 vezes o nosso dinheiro ganho. Se isto é incentivar investidores, estão a fazer o contrario.
Desde já agradeço o vosso imput.
MADxMAX
Infelizmente acho que abrir empresa so para investir nao faz muito sentido para muito pessoal, ate porque vais ter de pagar ao estado na mesma... E ate podes ter de pagar mais porque ha outras despesas e obrigacoes que existem com a abertura da empresa.

No meu caso fez sentido porque ja tinha uma empresa. E o que fiz foi investir o capital da empresa em vez de ter o capital da empresa parado no banco.
Alpha
Registado: 06 mar 2025 15:17
Has thanked: 17 times
Been thanked: 23 times

Mensagem por Alpha »

No meu caso fez sentido porque ja tinha uma empresa. E o que fiz foi investir o capital da empresa em vez de ter o capital da empresa parado no banco.
As mais-valias não realizadas entram no cálculo dos resultados líquidos da empresa?
paulsky

Mensagem por paulsky »

Alpha Escreveu: 09 abr 2025 21:54
As mais-valias não realizadas entram no cálculo dos resultados líquidos da empresa?
A contabilidade costuma de pedir todos esses dados mas nao entra para o calculo dos resultados líquidos da empresa, a nao ser que essa empresa esteja a faturar milhões.
Alpha

Mensagem por Alpha »

Caso não a tivesse, avançaria para a criação de uma? De que tipo, singular ou coletiva?
paulsky

Mensagem por paulsky »

Alpha Escreveu: 10 abr 2025 18:55
Caso não a tivesse, avançaria para a criação de uma? De que tipo, singular ou coletiva?
Opiniao pessoal, se tiveres mais de 500.000 euros e quiseres retirar um "ordenado" acho que vale apena criar uma pequena empresa unipessoal, e pagar contabilidade, pagamentos por conta, seguranca social, IRC, seguros, e etc... Menos que isso acho que nao faz muito sentido, principalmente se tiveres a fazer so buy and hold.

Porque 500k? porque ao retirar 4% anualmente vai dar 20.000 euros brutos de ordenado (obviamente sem contabilizar os impostos, seg social e outros custos)

Mas melhor ter a opinião de um contabilista.
MADxMAX
Registado: 01 dez 2024 09:43
Has thanked: 2 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por MADxMAX »

Boas novamente,
Obrigado paulsky pelos teus imputs que vão dando algumas dicas.
E nesta empresa ou até em nome individual, quais os CAE ou CIRS de atividade que se aplicam para estas compras e vendas na bolsa, tens ideia, até para "correr" alguma leitura sobre.
Obrigado mais uma vez.
paulsky

Mensagem por paulsky »

MADxMAX Escreveu: 11 abr 2025 15:09 Boas novamente,
Obrigado paulsky pelos teus imputs que vão dando algumas dicas.
E nesta empresa ou até em nome individual, quais os CAE ou CIRS de atividade que se aplicam para estas compras e vendas na bolsa, tens ideia, até para "correr" alguma leitura sobre.
Obrigado mais uma vez.
Penso que seja o CAE 64991

Mas nao tenho a certeza ate porque o CAE da minha empresa nao tem nada a ver com investimentos.
Alpha

Mensagem por Alpha »

paulsky Escreveu: 11 abr 2025 14:13
Alpha Escreveu: 10 abr 2025 18:55
Opiniao pessoal, se tiveres mais de 500.000 euros e quiseres retirar um "ordenado" acho que vale apena criar uma pequena empresa unipessoal, e pagar contabilidade, pagamentos por conta, seguranca social, IRC, seguros, e etc... Menos que isso acho que nao faz muito sentido, principalmente se tiveres a fazer so buy and hold.

Porque 500k? porque ao retirar 4% anualmente vai dar 20.000 euros brutos de ordenado (obviamente sem contabilizar os impostos, seg social e outros custos)

Mas melhor ter a opinião de um contabilista.
Curiosamente, também assumi exactamente esse montante para fazer sentido. ;)
Responder