Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.0% TANB

Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 813 times
Been thanked: 1045 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Alex Escreveu: 10 abr 2025 12:09 Só para lembrar os mais distraidos, os dados do CPI e desemprego saiem às 13:30.
Espera-se queda no CPI e no CPI Subjacente, uma ligeira subida no desemprego, mas aqui nunca se deve contar com as projecções porque erram sempre nos números.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 1030 times
Been thanked: 1322 times

Mensagem por Virtua »

Coisas dos dia a dia sobre os mercados toca a falar aqui pessoal: viewtopic.php?t=702
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Clearbrigde +11% que bruto, quase igual ao Nasdaq haha
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

FoXTrOTe
Registado: 18 fev 2023 01:41
Has thanked: 8 times
Been thanked: 3 times

Mensagem por FoXTrOTe »

A Casa Branca acaba de anunciar que o presidente Trump elevou as tarifas sobre produtos chineses em 145%, com aplicação imediata.

Siga para bingo. O circo continua. Amanhã estamos onde estávamos ontem.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 32 times
Been thanked: 93 times

Mensagem por superkinas »

uma duvida que tenho
vale a pena ter uma pequena carteira de fundos em dolares para aproveitar a fraqueza dolar e depois se o dolares valorizar ganhar com o ativo mas tb com a moeda, ou este ganho já esta incorporado na versão do fundo em euros ?
quer activos originais estejam em euros ou em dólares ?
Virtua

Mensagem por Virtua »

superkinas Escreveu: 10 abr 2025 21:35 uma duvida que tenho
vale a pena ter uma pequena carteira de fundos em dolares para aproveitar a fraqueza dolar e depois se o dolares valorizar ganhar com o ativo mas tb com a moeda, ou este ganho já esta incorporado na versão do fundo em euros ?
quer activos originais estejam em euros ou em dólares ?
A cotação é irrelevante mas os activos têm de ser activos USD

https://futureproof.pt/blog/a-diferenca ... a-cambial/
superkinas

a minha dúvida não e tanto comprar fundos com cobertura cambial ou não, neste aspeto diz me prática que em momentos de queda acentuada do dólar no geral os fundos com hedge comportam se melhor mas no longo prazo acho fundos sem Edge comportam se melhor.
A minha questão e se temos vantagem em comprar fundos usa ou outros em dólares tem vantagem em tempos de dólar fraco.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 132 times
Been thanked: 101 times

Mensagem por Alex »

superkinas Escreveu: 11 abr 2025 09:50 a minha dúvida não e tanto comprar fundos com cobertura cambial ou não, neste aspeto diz me prática que em momentos de queda acentuada do dólar no geral os fundos com hedge comportam se melhor mas no longo prazo acho fundos sem Edge comportam se melhor.
Sou da mesma opinião.
superkinas Escreveu: 11 abr 2025 09:50 A minha questão e se temos vantagem em comprar fundos usa ou outros em dólares tem vantagem em tempos de dólar fraco.
Se pensas que o dólar vai valorizar antes de precisares de vender esses activos, sim tens vantagem, partido do principio que os activos não desvalorizaram.
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 201 times
Been thanked: 169 times

Mensagem por Louie »

superkinas Escreveu: 11 abr 2025 09:50 A minha questão e se temos vantagem em comprar fundos usa ou outros em dólares tem vantagem em tempos de dólar fraco.
A mim parece-me que tentar fazer o market timing habitual já é mau.
Adicionar ainda forex a esta estratégia parece-me que tem tudo para correr mal.
superkinas

Se for fundo activos usa, fundo em dólares ganha ou perde em função ativos em dólares mas depois ganha se ou perda na conversão mas se o fundo for em euros, como os ativos são em dólares a conversão interna do fundo para se apresentar em euros não compensa o suposto ganho cambial do fundo em dólares ?
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 132 times
Been thanked: 101 times

Mensagem por Alex »

superkinas Escreveu: 11 abr 2025 10:05 Se for fundo activos usa, fundo em dólares ganha ou perde em função ativos em dólares mas depois ganha se ou perda na conversão mas se o fundo for em euros, como os ativos são em dólares a conversão interna do fundo para se apresentar em euros não compensa o suposto ganho cambial do fundo em dólares ?
Se tens um fundo com activos em dolares, mas cotado em euros, e se por hipotese os activos não alteram o valor na sua moeda original (dolar) o que vai acontecer é se o dólar desvalorizar em relação ao euro, o fundo tb desvaloiza, na mesma percentagem , se o dolar valorizar em relação ao euro, o fundo tb valoriza a mesma percentagem, já que para mesma quantidade de dólares tens mais euros.
Penso que é mais ou menos isto, de uma forma grosseira. Eu estou a sofrer este efeito direto nas minhas ações cotadas em dolares quando faço o cambio para euros, claro.
Virtua

Mensagem por Virtua »

superkinas Escreveu: 11 abr 2025 10:05 Se for fundo activos usa, fundo em dólares ganha ou perde em função ativos em dólares mas depois ganha se ou perda na conversão mas se o fundo for em euros, como os ativos são em dólares a conversão interna do fundo para se apresentar em euros não compensa o suposto ganho cambial do fundo em dólares ?
Imagina que compras CSPX (ETF do S&P 500). Imagina que durante 1 mês o S&P 500 não mexe (ou está no mesmo ponto). Se o dólar valorizar 5% tu ganhas 5%, se o dolar desvalorizar 3% tu perdes 3%. É como o Louie diz, para além do market timming ainda está a adicionar a componente de forex, o que normalmente não acaba bem.

Quem te disse que o EUR/USD não vai para os 1.4 e perdes 20% só no câmbio?
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 79 times
Been thanked: 87 times

Mensagem por Patanisca »

Mas qual é a dúvida sobre o tema de investir em ativos noutra moeda? Se o fundo for hedged ou não, no final o resultado será sempre o mesmo, não há milagres.
Se um fundo hedge desce menos quando o USD perde 9%, como está a perder YTD face ao EUR, também vai subir menos quando se der o inverso.

Se o SP500 está com -10% YTD, mas o USD/EUR está com -9% YTD, eu se tenho ativos cotados em USD no SP500, estou a perder à volta de -19%. Ponto final.

Vejam o exemplo dos ETFs do SP500 em EUR, VUSA ou SPXS, estão entre -18 e -19% YTD.

Agora, o USD/EUR a -9% YTD é que me preocupa muito, porque isto são sinais dos danos reputacionais do dólar, que a longo prazo podem ser graves. E eu com 80% do portfolio nos EUA... :?
Virtua

Mensagem por Virtua »

Patanisca Escreveu: 11 abr 2025 11:16 Vejam o exemplo dos ETFs do SP500 em EUR, VUSA ou SPXS, estão entre -18 e -19% YTD.
Por acaso estou a planear um post sobre isso porque acho que muita gente não compreende isso. Já vi pessoal a "resmungar" pk o S&P estava a descer 5% mas eles estavam a perder 7% no CSPX
Responder